1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 19/05/2024 00:05 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Rampa Internacional da Falperra



Proximas 3 Provas
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans
Jarama Classic








24h Le Mans: Aposta no hidrogénio traz desafios a curto prazo
Data: 30/05/2023 21:30

O Automobile Club de l'Ouest (ACO), a entidade organizadora do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) e das 24 Horas de Le Mans, enviou uma forte mensagem no pretérito fim de semana, com o seu presidente, Pierre Fillon, a dizer que ambas as tecnologias - "fuel cell" e motores de combustão interna a hidrogénio - serão aceites a partir de 2026 na mais prestigiada corrida de resistência do automobilismo mundial.

A aposta do ACO no hidrogénio é algo que remonta a 2018 e o desenvolvimento do projecto MissionH24 segue essa linha. Porém, agora o clube francês sobe a fasquia, e com o forte apoio da FIA, ambiciona que a vitória à geral das 24 Horas de Le Mans seja discutida com veículos propulsionados a hidrogénio.

A Hyundai foi a primeira marca a mostrar interesse em construir um carro motorizado a hidrogénio. Contudo, um súbito interesse do construtor sul-coreano no mundial de Fórmula 1 terá atirado para segundo plano este projecto. Nas últimas semanas, com a contratação de François-Xavier Demaison, voltou a falar-se no interesse da Hyundai no mundial de resistência.

O projecto da Hyundai estará pendente de um possível compromisso no que diz respeito ao regulamento técnico, cujo rascunho inicial parece estar inclinado a automóveis com motor de combustão interna, enquanto a Hyundai é actualmente o único construtor que privilegia um automóvel com tecnologia "fuel cell" (ou célula de combustível).

Igualmente muito interessada no hidrogénio, está a Toyota, que há muito advoga nos bastidores que este é o caminho a seguir de futuro para a classe principal do WEC. A marca nipónica tem feito várias experiências no campeonato japonês Super Taikyu Series, mas precisa de um palco maior para expor a sua tecnologia.

Por outro lado, o binómio Alpine/Renault também está sentado nesta mesa, como parte interessada.

Mais ao fundo na sala, a Ligier Automotive, em parceria com a Bosch Engineering, vão apresentar o Ligier JS2 RH2, a versão propulsionada a hidrogénio do Ligier JS2, na semana que antecede as 24 Horas de Le Mans.

Os três grandes construtores interessados no hidrogénio - Hyundai, Toyota e Alpine/Renault - estarão actualmente a negociar quatro pontos-chave para a arquitectura destes carros para que sejam minimamente competitivos a curto prazo: o reservatório de hidrogénio, o peso mínimo, o reabastecimento e a aerodinâmica.

⚈ Reservatório de hidrogénio - Este tem uma dimensão considerável, o que exigirá novos chassis e mais longos do que os actuais Hypercar.

⚈ Peso mínimo - estes carros pesarão, na sua primeira fase evolutiva, mais do que os actuais protótipos da classe rainha. As estimativas apontam para mais 200 quilos do que os veículos LMH e LMDh.

⚈ Reabastecimento - Embora a Toyota tenha vindo a testar várias soluções, tendo conseguido resultados interessantes nos últimos meses, por agora, um reabastecimento seguro demora, no mínimo, três minutos.

⚈ Aerodinâmica - A necessidade de arrefecimento nestes carros é três a quatro vezes maior do que nos LMH/LMDh. Por isso, aeroelementos móveis e suspensões activas são motivo também de debate entre as partes interessadas.



Links relacionados
 
Noticias:
   ALMS: Mazda desafia com hidrogénio
   24h Le Mans: BMW ainda sonha com o hidrogénio
   24h Le Mans: Hidrogénio interessa à Hyundai
   24h Le Mans: Classe a hidrogénio terá chassis Red Bull e Oreca
   LMC: Protótipo a hidrogénio com autorização para correr
   24h Le Mans: Alpine quer um protótipo a hidrogénio mas...
   24h Le Mans: Introdução do hidrogénio está atrasada
   24h Le Mans: Toyota dá as boas-vinda ao hidrogénio
   24h Le Mans: Futuro da categoria principal é o hidrogénio
   24h Le Mans: ACO mexe no BoP na véspera do Test Day
   24h Le Mans: ACO e FIA emitem comunicado sobre alterações do BoP
   24h Le Mans: Ferrari domina o Test-Day
   24h Le Mans: MissionH24 lança terceiro protótipo a hidrogénio
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato do Mundo de Endurance
Provas:
   24 Horas de Le Mans
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com