1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/05/2024 22:51 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Rampa Internacional da Falperra



Proximas 3 Provas
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans
Jarama Classic








24h Le Mans: Futuro da categoria principal é o hidrogénio
Data: 29/05/2023 15:45

O organizador das 24 Horas de Le Mans, o Automobile Club de l'Ouest, já decidiu e delineou uma visão para que todos os carros que competem pela vitória à geral na prova francesa sejam movidos a hidrogénio até 2030.

De visita às 24 Horas de Fuji, no Japão, o presidente do ACO, Pierre Fillon, declarou a intenção de introduzir progressivamente o novo combustível na prova principal do Campeonato do Mundo de Endurance (WEC) entre 2026 e o início da próxima década. O roteiro que estabeleceu incluiu dois anúncios importantes sobre a nova classe para protótipos movidos a hidrogénio, que o ACO tem vindo a planear desde 2018.

A introdução de uma categoria, que se destina a criar máquinas capazes de vencer a geral desde o início, foi adiada por um ano pela segunda vez e está agora prevista para 2026.

O dirigente francês confirmou também que os veículos com motores de combustão que utilizam hidrogénio poderão competir juntamente com as máquinas de células de combustível com emissões zero para as quais a classe foi inicialmente prevista.

"Em 2026, teremos uma categoria de hidrogénio em Le Mans ao mesmo nível que a Hypercar", disse Fillon aos jornalistas. "Em Le Mans é importante permitir que os fabricantes testem diferentes tecnologias: é o que acontece há 100 anos e queremos continuar a fazê-lo."

Sem ver no eléctrico uma solução em termos de futuro, o ACO quer apostar no hidrogénio para se manter na "crista da onda" do desenvolvimento da indústria automóvel.

"A ideia é introduzir a categoria H2 progressivamente depois de 2026, e a ideia em 2030 é ter 100% da categoria de topo com hidrogénio", clarificou Fillon.

Esta não é uma intenção nova. Fillon tem falado abertamente desde o ano passado sobre o desejo de aumentar o âmbito da classe hidrogénio para incorporar motores de combustão interna e não apenas células de combustível, que criam electricidade através da reacção química entre o hidrogénio e o oxigénio.

"A célula de combustível foi inicialmente escolhida pelo seu potencial, que continua a ser relevante", disse o homem forte do ACO em Fuji, no sábado. "Estamos a anunciar oficialmente que ambas as tecnologias, pilha de combustível e motor de combustão interna a hidrogénio, serão aceites e autorizadas para os fabricantes que desejem participar nas 24 Horas na categoria de hidrogénio".

Acrescentou que o Balanço de Performance (BoP) será utilizado para criar condições de igualdade entre as diferentes tecnologias em uso na classe de hidrogénio e Hypercar a partir de 2026.

Não houve comentários sobre se a categoria de hidrogénio continuará a ser uma fórmula de chassis monomarca. A intenção inicial era que os fabricantes participantes produzissem apenas a célula de combustível do automóvel.

O chassis monomarca foi anunciado como uma joint-venture entre a Red Bull Advanced Technology e o construtor francês ORECA, enquanto a organização franco-suíça GreenGT forneceria os motores eléctricos.

Chi Wai


Links relacionados
 
Noticias:
   24h Le Mans: Delage regressa pelo LMP2 da IDEC Sport
   24h Le Mans: Alonso quer voltar com Verstappen
   24h Le Mans: Toyota dá as boas-vinda ao hidrogénio
   24h Le Mans: Aposta no hidrogénio traz desafios a curto prazo
   24h Le Mans: ACO mexe no BoP na véspera do Test Day
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato do Mundo de Endurance
Provas:
   24 Horas de Le Mans
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com