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24h Le Mans: MissionH24 lança terceiro protótipo a hidrogénio
Data: 11/10/2023 23:01

Depois do LMPH2G e do H24, a MissionH24 apresenta um novo protótipo de hidrogénio elétrico para lançar a terceira fase da missão. Com este novo modelo, a tónica será colocada no desempenho para competir com as outras energias em pista.

O protótipo, cujo nome será revelado a 13 de novembro, combina elementos das últimas investigações e desenvolvimentos dos parceiros técnicos: pilha de combustível de hidrogénio, motor elétrico, depósitos de combustível, bateria, pneus, aerodinâmica e chassis.

O sistema de células de combustível de hidrogénio é da Symbio. Utiliza a tecnologia multi-stack de nova geração para fornecer uma potência líquida máxima de 300 kW, 50% mais do que o sistema instalado no H24.

Dois depósitos armazenam 7,8 kg (3,9 x 2) de hidrogénio a 700 bar, para um peso total de 100 kg e uma autonomia prevista de 25 a 30 minutos. O carro poderá ser reabastecido nas instalações planeadas para a futura categoria H2 nas 24 Horas de Le Mans.

Um único motor elétrico de alto rendimento alimenta as rodas traseiras, em comparação com os dois motores atualmente utilizados no H24. O peso máximo pretendido é de 30 kg (48 kg no H24) para uma potência máxima de 650 kW (872 cv). O protótipo está equipado com uma única relação de transmissão, graças à ampla gama de funcionamento do motor elétrico.

O chassis, proveniente da Adess, possui um sistema de arrefecimento optimizado. A estrutura mais estreita do cockpit proporciona um lugar mais central para o condutor. O peso alvo é de 1300 kg (1450 kg para o H24). A aerodinâmica variável também pode ser utilizada.

A bateria de lítio de alto rendimento, com uma potência máxima de 400 kW, assegura a dinâmica necessária ao sistema e recupera a maior parte da energia de travagem disponível.

A Michelin encarrega-se da parte dos pneus, como tem feito desde o início do programa.

O design do protótipo será finalizado em março próximo, com uma apresentação do modelo em junho do mesmo ano. A montagem da unidade de potência está prevista para outubro de 2024, com o primeiro teste em pista em janeiro de 2025.


A.I.


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