1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 10/05/2024 12:02 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








WRC: Revolução regulamentar está em perigo?
Data: 05/04/2024 19:49

As alterações que a FIA quer implementar no Campeonato Mundial de Ralis de 2025 e 2026 têm motivado reações diversas, e agora parecem estar mesmo em risco de não avançar.

Em termos técnicos o grupo de trabalho do WRC propôs para 2025 que os Rally1 deixem de ter sistema híbrido, que vejam a potência e aerodinâmica limitada. Por outro lado propôs um kit para aplicar nos Rally2 de forma torná-los mais perfomantes e poderem competir com os Rally1.

Essa sugestões surgiram quando já tudo estava acertado para que os Rally1 continuassem nos mesmos moldes em 2025 e 2026, existindo até já pronto uma extensão do contrato com a Compact Dynamics para manter o fornecimento dos kit híbridos.

Segundo a revista Motorsport Aktuell o sentimento geral é que se venha a perder um construtor em 2025 e 2026, sem haver garantias hajam equipas interessadas em correr com o Rally2 vitaminados nesses dois anos.

O construtor será a Hyundai que terá parado o desenvolvimento de uma nova evolução do i20 Rally1 , trabalho que estaria a acontecer desde finais de 2023 e que neste momento estará em "stand-by". Cyril Abitboul já fez barulho e os pilotos da marca seguiram igual caminho, e a ameaça da Hyundai se ir embora no final deste ano parece real.

Ainda segundo a publicação germânica "muitos consideram as medidas mal pensadas, não exequíveis em poucos meses e muito caras para construtores, promotores e até organizadores."

Ao mesmo tempo soube-se pelo Dirtfish.com de que a Hyundai, Toyota e M-Sport assinaram uma carta conjunta enviada à FIA a pedir que o regulamento dos Rally1 se mantenha até final de 2026, ou seja que os Rally1 hibridos continuem a correr.

Esta movimentação revela um sentido de união incomum entre os construtores e aparenta ser uma forte jogada de lobby das marcas junto da FIA. A verdade é que os construtores terão sido apanhados e surpresa pela profundidade e rapidez com que a FIA quer revolucionar tecnicamnete o mundial de ralis, ao mesmo tempo que do lado da Skoda e Citroen não existiu qualquer reação sobre eventual interesse em fazer evoluir os seus carros para Rally2+ nos dois anos que se seguem.

A comissão de ralis da FIA vai reunir-se 3ª feira com Pernilla Solberg a presidir, para analisar as proposta do grupo de trabalho do WRC que foram aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA. As conclusões e os primeiros vislumbres do que será 2025, devem acontecer em finais de Abril.

A Motorsport Aktuell adianta que é esperado um acordo de compromisso para os próximos dois anos, longe da mudança radical que a FIA aparenta desejar implementar para o biénio.



Links relacionados
 
Noticias:
   WRC: Quando teremos Rally2+ prontos a correr?
   WRC: Como poderão ser os novos Rally1?
   WRC: Thierry Neuville pondera abandonar
   WRC: Projecto da Lancia temporariamente suspenso
   WRC: O que pensam Rovanpera e Neuville da revolução nos regulamentos?
   WRC: Hyundai está a desenvolver um novo i20 Rally1 e preocupada com as mudanças regulamentares
   WRC - Ott Tanak: "O campeonato não está sob controlo"
   WRC: Richards e Wheatley explicam porquê da proposta do fim das unidades híbridas
Categorias:
   Internacional
   Ralis
   Campeonato Mundial de Ralis - WRC
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com