Se há empresa que mão ficou nada agradada com o anuncio do fim dos Rally1 híbridos no final deste ano, essa foi naturalmente a Compact Dynamics.
O contrato terminava no final deste ano, mas estavam negociações em curso para estendê-lo por mais dois anos com conjunto com a duração expectável dos Rally1 atuais. Tudo estava preparado para essa extensão, mas depois veio o Conselho Mundial da FIA de 4ª feira... e David Richards já disse que as negociações agora são para acabar tudo no final do ano.
Oliver Blamberger - o diretor da Compact Dynamics - confirmou em entrevista ao DirtFish.com que isso é assunto que ficará resolvido entre ambas as partes nas próximas semanas."
Mostrou-se "desapontado, eu e a minha equipa com esta decisão. O nosso entendimento, baseado nas negociações de Setembro de 2023, era de que o programa híbrido iria estender-se até ao final de 2026."
Este homem, com um passado ligado a empresas de energia renovável antes de entrar na Compact Dynamics, criticou a decisão por entender que "em termos de caminho claro para a eletrificação e de compromisso para a redução de CO2, esta decisão é incompreensível."
Uma grande redução de CO2 já foi conseguida pela adoção de combustíveis sintéticos a partir de 2022, e a eletrificação está agora em vista, não com motorização híbrida mas sim 100% elétrica.
É normal que a Compact Dynamics não tenha ficado contente com esta decisão da FIA. A empresa do grupo Schaeffler investiu bastante no desenvolvimento dos kits híbridos para ralis, os quais se vieram a revelar mais complexos do que o esperado e obrigaram a muito desenvolvimento não esperado.
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