Os atuais Rally1 do mundial irão perder a unidade híbrida em 2025 e 2026, um período de transição até à chegada da nova geração destes carros.
Em declarações a um restrito grupo de jornalistas, e citado pelo Autosport.com, David Richards explicou que "teremos um claro período de transição, não podemos deitar os regulamentos ao lixo de imediato. As pessoas e os construtores investiram em tecnologia e temos de ser honestos em relação à promessa de estabilidade."
Para isso irão avançar os Rally2+ mas os Rally1 estarão muito "castrados" em termos de potência. Irão perder a unidade elétrica que em dados momentos lhes permitia muito ir além dos 400cv de potência, mas irão ver também a potência do motor de combustão limitada a uns tristes 330cv.
"No que concerne aos Rally1, há algumas preocupações de vários quadrantes em relação à velocidade destes carros e particularmente à velocidade em curva com o sistema híbrido e a aerodinâmica. Decidimos colocar um restritor menor para reduzir a potência para 330cv e retirar o sistema híbrido."
No que respeita ao sistema híbrido, "foi provavelmente uma boa ideia na altura mas e muito complexo e caro e criou grandes diferenças entre os Rally1 e Rally2."
Estes Rally1 da Toyota, Ford e Hyundai irão ter de enfrentar os Rally2+ que são outra das novidades para 2025 e 2026, mas a retirada do sistema híbrido retira-lhes cerca de 100kg ao peso do veículo.
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