O anúncio dos Rally2+ veio trazer muito entusiasmo em relação ao futuro dos ralis do mundial, mas este é um passo intermédio e de tempo limitado apenas em 2025 e 2026.
O motivo para este avanço poderia ser o de atrair a Citroen e Skoda para o escalão principal já que não possuem um Rally1, mas pelos vistos não.
Em entrevista ao Dirtfish.com David Richards explicou que "alguns pilotos privados gostariam de competir perto do nível dos Rally1 nas provas do mundial. Por isso iremos desenvolver um kit para esses carros que pode ser montado para a prova e retirado no final." Ou seja, um determinado chassis pode ir correndo alternadamente como Rally2 e Rally2+.
Ainda segundo o britânico que lidera com Robert Reid a comissão encarregue de apresentar soluções para o futuro do campeonato, "estes kits serão acessíveis e permitirão um incremento na performance para que eles (ndr: pilotos privados) possam rodar perto da performance dos Rally1 e mostrar o quanto são bons na sua ronda nacional do campeonato do mundo, e tudo isto a um custo baixo."
Richards entende que os Rally2+ são uma solução de compromisso para uma fase de transição que permitirá a "alguém competir com um Rally2 a um nível próximo dos Rally1," até porque não acredita que "no momento alguém compre um Rally1 antes de sair o novo regulamento."
Mas deixa o aviso que apesar da proximidade destes
Rally2 à performance dos Rally1, "os Rally1 continuarão a ser o topo dos ralis."
A FIA permitirá que estes Rally2+ corram em 2025 e 2026.
|