1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 11/05/2024 23:50 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








WEC - Imola: Vitória da Toyota e derrota da Ferrari
Data: 21/04/2024 23:11

Foram umas 6 Horas de Imola muito interessantes de seguir. A vitória na classificação geral e na classe Hypercar foi para o trio Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, que partiram da sexta posição com o Toyota GR010 Hybrid.

Um total de 73,600 espectadores compareceu à segunda etapa do FIA WEC, enquanto o Campeonato do Mundo estreou-se no Autódromo Enzo e Dino Ferrari e marcou a primeira corrida em solo europeu este ano.

O tom de imprevisibilidade da corrida surgiu logo na primeira volta, na entrada da curva Tamburello, com um acidente envolvendo vários carros da classe Hypercar, incluindo os dois Alpine de Charles Milesi e Matthieu Vaxiviere, o BMW de Marco Witmann e o Peugeot de Paul Di Resta.

Após a saída do safety car, o trio Nicklas Nielsen, Antonio Giovinazzi e Robert Kubica consolidou a liderança, confirmando o domínio demonstrado pela Ferrari nos treinos e na qualificação - assim como o predomínio de Aliaksandr Malykhin e do seu Porsche 911 GT3 R na classe LMGT3.

No entanto, a corrida para a marca italiana começou a deteriorar-se faltando 4 horas e 34 minutos, quando o carro nº83, então conduzido por Kubica, foi penalizado pela direção de prova por não ter respeitado os procedimentos de bandeira amarela na pista. A liderança passou para Antonio Giovinazzi, depois para Laurens Vanthoor e acabou na posse de Mike Conway.

Entretanto, o Lamborghini Huracan Evo2 da Iron Dames, conduzido por Sarah Bovy, Doriane Pin e Michelle Gatting, abandonou devido a problemas eletrônicos. Com 4 horas restantes na prova, Valentino Rossi assumiu o lugar no BMW M4 para manter a segunda posição na LMGT3.

Na classe Hypercar, Laurens Vanthoor, em Porsche, e Mike Conway, no seu Toyota, estavam envolvidos numa emocionante disputa enquanto Giovinazzi abria uma vantagem de quase 15 segundos. Durante mais da metade da prova, a marca italiana demonstrou controle da corrida, até que a chuva se aproximou do circuito.

Apostando que seria uma chuva passageira, a Ferrari AF Corse optou por manter pneus para pista seca para o espanhol Miguel Molina e o britânico James Calado, então líderes das 6 Horas de Ímola. No entanto, foi um erro fatal da equipa italiana, pois poucos minutos depois a chuva intensificou-se, fazendo com que os seus pilotos escorregassem na pista.

Logo depois, ambos pararam para trocar para pneus de chuva, mas já era tarde demais: o Toyota nº7 assumiria a liderança e não olharia mais para trás. O francês Kévin Estre e o seu Porsche 963 até ameaçaram a liderança da Toyota Gazoo Racing, mas o japonês Kamui Kobayashi demonstrou experiência na defesa da posição e cruzou a linha de chegada em primeiro.

Matt Campbell trouxe o Porsche 963 nº 5 para casa, que partilha com Frederic Makowiecki e Michael Christensen, em terceiro lugar, 25 segundos atrás do Toyota vencedor.

O melhor resultado da Ferrari foi alcançado pelo carro nº50 de Antonio Fuoco, Niklas Nielsen e Miguel Molina, que terminou em quarto lugar após uma ultrapassagem tardia de Fuoco sobre o Toyota nº8 de Brendon Hartley.

O Toyota que Hartley partilhou novamente com Ryo Hirakawa e Sebastien Buemi, seguia uma estratégia quase idêntica ao carro irmão vencedor, mas Hartley perdeu tempo com duas saída de pista com pneus slick frios no final da corrida.

A BMW parecia ser um contendor ao pódio durante o pior da chuva, com o carro nº20 de Sheldon van der Linde a rodar em quarto lugar, mas uma ida para fora de pista e uma posterior penalização deixaram o sul-africano e os companheiros de equipa, Rene Rast e Robin Frijns, em sexto lugar, uma volta atrás do carro vencedor.

As duas Ferraris restantes terminaram em sétimo e oitavo lugar, com o carro nº51 de James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi a chegar à frente do carro nº83 da AF Corse, de Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye.

A Peugeot salvou dois pontos ao terminar em nono numa difícil corrida de estreia para o seu revisto 9X8 com a asa, enquanto o V-Series.R solitário da Cadillac Racing conquistou o último ponto em décimo lugar.

Na LMGT3, Augusto Farfus e Maxime Martin protagonizaram uma disputa acirrada, até que o belga cometeu um erro e facilitou a ultrapassagem do brasileiro, que assumiu a liderança para conquistar a primeira vitória da temporada. Farfus, Sean Gelael e Darren Leung conquistaram uma vitória por 22 segundos sobre Martin, Valentino Rossi e Ahmad Al Harthy.

O Porsche 911 GT3 R nº92 da Manthey, de Alex Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler, ficou em terceiro lugar, tendo posteriormente regressado aos pneus slick, a uma volta de distância dos BMWs.

"Foi uma corrida sensacional, uma execução sensacional da equipa. Não tínhamos o carro mais rápido no seco, mas vimos que tínhamos chances de chegar entre os três primeiros. Foi extremamente difícil devido à indefinição da chuva nas últimas duas horas de corrida. Os nossos dois carros foram os únicos que ficaram na pista com pneus slick. Isso acabou por nos dar uma vantagem, mas também nos colocou numa posição mais arriscada, porque a chuva poderia aumentar a qualquer momento e aí estaríamos em apuros. A chuva veio e soubemos usá-la de forma inteligente. Uma vitória realmente importante para o campeonato", declarou o piloto do carro 31 da Team WRT.

A terceira etapa do FIA WEC será as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, no dia 11 de maio.


RESULTADO FINAL:
1 - Conway-Kobayashi-de Vries (Toyota GR010) - Toyota - 205 voltas
2 - Estre-Lotterer-L. Vanthoor (Porsche 963) - Penske - 7"051
3 - Campbell-Christensen-Makowiecki (Porsche 963) - Penske - 25"626
4 - Fuoco-Molina-Nielsen (Ferrari 499P) - Ferrari - 31"469
5 - Buemi-Hartley-Hirakawa (Toyota GR010) - Toyota - 33"777
6 - Frijns-Rast-S. Van Der Linde (BMW M Hybrid V8) - WRT - 1 v
7 - Pier Guidi-Calado-Giovinazzi (Ferrari 499P) - Ferrari - 1 v
8 - Kubica-Shwartzman-Ye (Ferrari 499P) - AF Corse - 1 v
9 - Jensen-Müller-Vergne (Peugeot 9X8) - Peugeot - 2 v
10 - Bamber-Lynn (Cadillac V-LMDh) - Cadillac - 2 v
11 - Button-Hanson-Rasmussen (Porsche 963) - Jota - 2 v
12 - Bortolotti-Mortara-Kvyat (Lamborghini SC63) - Lamborghini - 2 v
13 - Chatin-Gounon-Milesi (Alpine A424) - Alpine - 4 v
15 - Di Resta-Duval-Vandoorne (Peugeot 9X8) - Peugeot - 5 v
16 - Lapierre-Schumacher-Vaxiviere (Alpine A424) - Alpine - 6 v
17 - Serravalle-Bennett-Vernay (Isotta Fraschini Tipo6) - Isotta Fraschini Duqueine - 14 v
18 - Leung-Gelael-Farfus (BMW M4) - WRT - 19 v
19 - Al Harthy-Rossi-Martin (BMW M4) - WRT - 19 v
20 - Malykhin-Sturm-Bachler (Porsche 911 GT3 R) - Manthey - 20 v
(...)

José Nascimento


Links relacionados
 
Noticias:
   WEC - Imola: ACO baralha e volta a dar no BoP
   WEC - Imola: Ferrari espera que a deixem lutar pelas vitórias
   WEC: Vanwall está a preparar o regresso
   LMC - Le Mans: Bernardo Pinheiro segura lugar
   WEC - Imola: Ferrari manda em casa
   IMSA - Long Beach: Albuquerque resignado com prova aquém das expectativas
   WEC - Imola: Ferrari explica erro que lhe custou a vitória
   WEC: Estabilidade deverá ser nota dominante no calendário de 2025
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato do Mundo de Endurance
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com