1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 12/05/2024 05:54 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








WEC - Imola: ACO baralha e volta a dar no BoP
Data: 14/04/2024 09:55

A Ferrari e a Toyota foram agraciadas com as maiores reduções de peso como parte de mudanças significativas no Balance of Performance (BoP) dos seus Hypercars para a segunda ronda do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC), que terá lugar na próxima semana em Imola.

Um comunicado emitido pela Comissão de Endurance do WEC mostra que todos, exceto um, dos nove carros da classe principal do WEC correrão com um peso mínimo mais baixo no circuito italiano em comparação com a prova de abertura da temporada no Qatar.

Esta é a primeira revisão do BoP feita sob o novo sistema, introduzido em 2024, que procura manter os carros dentro de uma janela de desempenho específica, cujos detalhes permanecem em segredo, enquanto leva em consideração as características de cada pista.

O Ferrari 499P obteve a maior redução de peso, de 34 kg, o que leva o peso do carro para 1041 kg para a corrida da marca em casa.

Entretanto, o peso total do sempre favorito Toyota GR010 Hybrid, o carro mais pesado no Qatar, foi reduzido em 29 kg, ficando com 1060 kg. Recorde-se que a marca japonesa protestou contra o peso que carregou na prova de abertura.

O Peugeot 9X8, que se apresenta com uma nova asa traseira, permanece com 1061 kg e é o único carro que não teve seu peso mínimo alterado para Imola, uma vez que corre nos chamados 'Parâmetros de Homologação' do carro (anteriormente conhecido como BoP Inicial) para a sua estreia.

Também com reduções significativas de peso vão se apresentar o novo Alpine A424 (-28 kg) e o BMW M Hybrid V8 (-25 kg), assim como o Isotta Fraschini Tipo 6 Competizione (-27 kg).

O Porsche 963, que conquistou todos os lugares do pódio no Qatar, teve uma redução menor de 15 kg, ficando com 1033 kg, sendo apenas mais pesado que o Cadillac V-Series.R, que agora corre com o mínimo de 1030 kg após uma redução de 2 kg.

O novo Lamborghini SC63 correrá com 1034 kg, menos 7 kg em relação ao Qatar.

Todos os carros, exceto o Peugeot, tiveram a sua potência máxima aumentada, com o Cadillac e o Lamborghini obtendo os maiores aumentos de 18 kW e 14 kW, respetivamente, assim como os maiores aumentos de energia máxima por turno.

Além disso, a Ferrari ganhou 7 kW de potência, enquanto a Toyota e o Isotta Fraschini receberam ambos um extra de 6 kW. A Porsche tem o menor aumento, com 3 kW, seguida pela Alpine com 4 kW e BMW com 5 kW.

Os aumentos na energia máxima por turno refletem em grande parte os aumentos de potência, embora a Alpine, em particular, não tenha recebido energia extra, juntamente com o Peugeot.

O comunicado não apresenta aumentos de potência acima de 210 km/h sob as chamadas regras de 'ganho de potência', sugerindo que o sistema não será utilizado em Imola.

José Nascimento


Links relacionados
 
Noticias:
   WEC: Peugeot revela um 9X8 de cara lavada
   WEC - Qatar: Cadillac foi desclassificado
   24h Le Mans: Albuquerque encontrou lugar na United
   WEC: Revés para a Alpine
   WEC: BMW preocupada com o preço dos jokers
   WEC: Quem é que ficará com a equipa oficial da Cadillac?
   WEC - Imola: Ferrari espera que a deixem lutar pelas vitórias
   WEC: Vanwall está a preparar o regresso
   WEC - Imola: Ferrari manda em casa
   WEC - Imola: Vitória da Toyota e derrota da Ferrari
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato do Mundo de Endurance
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com