1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 12/05/2024 11:26 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








WEC: Vanwall está a preparar o regresso
Data: 19/04/2024 17:00

Em vésperas das 6 Horas de Imola, ficamos a saber que a Vanwall está a avançar com os planos para regressar no próximo ano, disse Colin Kolles ao portal Motorsport-Total.com.

Depois de lhe ter sido negada a entrada no Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) de 2024, alegadamente devido aos modestos resultados de 2023, o Hypercar da equipa alemã está a ser sujeito a uma grande atualização, sendo a maior alteração de motor com a introdução do V8 twin-turbo de 3,5 litros da Pipo Motors, que anteriormente equipava o Glickenhaus SCG 007 LMH.

A Vanwall diz-se prejudicada pelo motor Gibson de 4,5 litros de aspiração natural, que não conseguiu atingir de forma fiável a potência necessária permitida pelo sistema Balance of Performance. De acordo com Kolles, o motor Gibson carecia de até 60kW ou 80bhp, comprometendo seriamente o seu desempenho em linha reta.

Uma mudança tão importante tem consequências de grande alcance no design do Vanwall LMH. Enquanto a monocoque será mantida, quase tudo o que pode ser mudado na periferia foi alterado. Isto inclui a adição de um intercooler à entrada de ar e ao sistema de arrefecimento, bem como um escape com um ângulo de saída diferente da unidade Gibson. Como resultado, têm de ser feitas várias alterações à carroçaria, que por sua vez afectam a aerodinâmica.

Além disso, a Vanwall irá otimizar a aerodinâmica de forma independente, a fim de tirar melhor partido das janelas de desempenho especificadas.

Juntamente com o novo motor, está também a ser instalada uma nova caixa de velocidades no carro, que tem sete mudanças para a frente em vez de seis. Isto requer uma revisão completa da eletrónica e uma reinstalação dos componentes de hardware. A unidade de controlo Cosworth também será adaptada às especificações mais recentes.

Outra grande inovação é a introdução de um sistema de brake by wire, que visa proporcionar maior estabilidade nas zonas de travagem, ao mesmo tempo que serão utilizados discos e pastilhas de travão com especificações diferentes. Este facto, juntamente com as alterações no arrefecimento do motor e da transmissão, resultará também em ajustes no arrefecimento dos travões.

Vários componentes mecânicos também foram analisados e existirão novidades neste campo, incluindo um novo sistema de direção que é acompanhado por uma nova geometria de suspensão.


O maior obstáculo ao regresso:

O regresso da Vanwall ao mundial de resistência está pendente o OK do comité de seleção do WEC. Outro obstáculo para o regresso é a mudança de regras planeada para 2025, que exige que cada construtor tenha dois carros. Colin Kolles é muito favorável a esta alteração, uma vez que só teve um carro em 2023, e também estaria preparado para levar dois carros para a linha de partida.

Naturalmente, a parte mais difícil será convencer o comité de seleção do WEC a considerar novamente a equipa após o seu desempenho sem brilho em 2023. O WEC está a planear aumentar o número de lugares na grelha para os Hypercar e LMGT3 para 40 em 2025, no entanto, tanto a Lamborghini como a Cadillac têm planeado colocar em pista mais um carro. A Isotta Fraschini terá também que colocar um Tipo 6 LMH-C a mais, mas a marca italiana terá também ela que provar ao comité de seleção do WEC, durante esta época, que é merecedora de um lugar no mundial.

José Nascimento


Links relacionados
 
Noticias:
   WEC - Imola: ACO baralha e volta a dar no BoP
   WEC: Alfa Romeo sem decidir até ao final do ano
   WEC - Imola: Ferrari espera que a deixem lutar pelas vitórias
   WEC - Imola: Ferrari manda em casa
   WEC - Imola: Vitória da Toyota e derrota da Ferrari
   24h Le Mans: Algarvios foram buscar Catsburg
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato do Mundo de Endurance
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com