1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 12/05/2024 00:46 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








WEC - Imola: Ferrari explica erro que lhe custou a vitória
Data: 22/04/2024 13:00

A Ferrari explicou a escolha de pneus que lhe custou uma forte hipótese de vitória na sua ronda caseira do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC), em Imola, ao deixar os seus três 499P em pneus slicks durante um período de chuva a meio da corrida.

O construtor italiano parecia estar numa posição forte para conseguir a primeira vitória do ano no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, com os seus dois carros de fábrica a rodarem em primeiro e segundo lugar a meio da corrida, antes de o tempo se deteriorar na penúltima hora.

A melhor equipa da Ferrari no final foi o carro nº 50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, com Fuoco a lutar desde a sétima posição para conquistar o quarto lugar, mostrando um ritmo forte assim que a pista secou e o pelotão regressou aos pneus slicks.

O diretor da equipa de corrida e de testes da Ferrari, Giuliano Salvi, revelou depois da corrida que a combinação de uma previsão meteorológica imprecisa e de uma falha de comunicação, que significou que as estratégias dos três carros não foram divididas, esteve na origem do passo em falso.

"A informação que tínhamos do nosso lado estava obviamente errada", disse Salvi aos jornalistas após a corrida. "Pensámos que o mau tempo seria apenas temporário. Os pilotos acharam que o último sector era crítico e que era possível gerir o resto da pista".

"Mas a situação não se desenrolou da melhor forma. Temos de rever a nossa cadeia de comunicação, porque de certeza que foi um erro. Baseámos esta [decisão] em alguns cenários que estavam errados. Contudo, a nossa estratégia não é apontar o dedo a ninguém", referiu o italiano, que acrescentou: "Somos o mesmo grupo que ganhou Le Mans no ano passado como principiantes. Fizemos tudo bem e fomos heróis, agora somos zero. Neste momento não se sabe bem porquê, mas de certeza que devíamos ter dividido os carros e tentámos fazê-lo, mas acabámos por não o fazer. Temos de rever em pormenor todos os procedimentos porque foi um erro claro".

Salvi explicou ainda que as informações meteorológicas da Ferrari indicavam que a chuva que virou a corrida de cabeça para baixo era "algo temporário", acrescentando: "Os pilotos estavam felizes e sentiram que havia a possibilidade de continuar [com slicks]."

José Nascimento


Links relacionados
 
Noticias:
   WEC - Imola: Ferrari espera que a deixem lutar pelas vitórias
   WEC - Imola: Ferrari manda em casa
   WEC - Imola: Vitória da Toyota e derrota da Ferrari
   WEC: Estabilidade deverá ser nota dominante no calendário de 2025
   WEC: Lamborghini mantém confiança após teste falhado em Portugal
   WEC - Spa: Ferrari é a mais castrada
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato do Mundo de Endurance
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com