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WEC: Peugeot revela um 9X8 de cara lavada
Data: 25/03/2024 10:45

Após vários milhares de quilómetros de testes, o Team Peugeot TotalEnergies apresenta o Peugeot 9X8 2024, modelo que fará a sua estreia em competição nas 6 Horas de Imola (21 de abril), a segunda ronda do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) de 2024.

Para tirar o máximo partido das alterações regulamentares que permitem às equipas utilizar uma configuração de pneus mais eficaz, com larguras diferentes à frente (29 cm) e atrás (34 cm), a equipa Peugeot Sport adaptou a aerodinâmica do 9X8, mantendo 90% da carroçaria, que passa a contar com uma asa traseira.

Depois de uma primeira temporada completa no Campeonato do Mundo FIA de Resistência, que incluiu um desempenho encorajador em Le Mans e um pódio inaugural (um 3º lugar) em Monza, e tendo passado grande parte da corrida de abertura da temporada de 2024 na liderança da corrida, em Losail, o PEUGEOT 9X8 viu-se dotado de várias atualizações substanciais, para ir ao encontro dos objetivos de liderança definidos para o presente ano, naquela que deverá ser uma categoria Hypercar incrivelmente competitiva, envolvendo nove fabricantes e dezanove protótipos.

Na sua versão inicial, o 9X8 foi concebido com base num caderno de encargos que respondia à regulamentação técnica elaborada para o biénio 2020/2021. No entanto, entre a fase de conceção do veículo e a sua estreia em competição, no verão de 2022, a regulamentação foi alterada, abrindo a possibilidade de melhorar o desempenho em algumas áreas. Determinadas configurações de design foram, portanto, revistas para maximizar o seu potencial e cumprir os ambiciosos objetivos estabelecidos pelo Team Peugeot TotalEnergies.

"Fizemos escolhas que hoje já não se mostram as mais corretas e esta diferença de desempenho não foi suficientemente compensada pelo BoP [nota: Balance of Performance] em 2023", explicou Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport. "A ideia era, portanto, regressar a um design semelhante ao dos nossos rivais, de modo que lhe fosse dado um tratamento equivalente pelo BoP. Foi por isso que decidimos abandonar a utilização de pneus com larguras idênticas, de 31 centímetros em todas as rodas, optando por colocar pneus de 29 centímetros à frente e de 34 centímetros atrás. Estritamente falando, não é uma viatura nova, uma vez que assenta no mesmo chassis, mas há muitas outras atualizações. Para que os pneus funcionem eficazmente, tivemos de alterar o centro de gravidade do 9X8, o que implicou deslocar alguns componentes e trabalhar no peso para tornar outros mais leves. E, para obter um melhor equilíbrio aerodinâmico, tivemos, também, de procurar redistribuir as cargas aerodinâmicas, o que nos levou a redesenhar cerca de 90% dos componentes da carroçaria, nomeadamente a asa traseira. Para além de tudo isto, decidimos utilizar esta nova homologação para adicionar algumas melhorias de fiabilidade e de performance para nos dar as melhores oportunidades no campeonato."

A decisão de introdução de algumas atualizações radicais no carro para a época de 2024 foi tomada em março de 2023. Todos na Peugeot Sport trabalharam incansavelmente para redesenhar o carro, enquanto participavam na campanha do WEC de 2023.

"Foi um projeto dentro de um projeto, o que aumentou substancialmente a carga de trabalho da equipa", continuou Jansonnie. "Mas pudemos contar com o empenho inabalável do Team Peugeot TotalEnergies e estamos agora ansiosos por mostrar o resultado do seu trabalho árduo. O objetivo é, claramente, voltar a estar entre os primeiros, lutar regularmente pelos lugares do pódio e até lutar pelas vitórias nas corridas."





Estas atualizações proporcionaram, também, a oportunidade de prosseguir a relação de trabalho iniciada há quatro anos com a Peugeot Sport: "Depois de um design elegante e discreto para assinalar o regresso da Peugeot às corridas de Resistência, em 2022, a que se seguiu a pintura de 2023, produzida pelo artista plástico Demsky, celebrando o Centenário das 24 Horas de Le Mans e o 30º aniversário da ‘tripla’ da Peugeot em Le Mans, desta vez criámos um design que recorre à ‘cabeça de leão’ em diferentes escalas", detalhou Matthias Hossann, Diretor de Design da Marca.

Depois de ter feito a sua última aparição nos 1.812 km do Qatar, a ronda inaugural do Campeonato do Mundo FIA de Resistência de 2024 - que confirmou os progressos realizados pelo Team Peugeot TotalEnergies - a versão 2023 do 9X8 vai agora dar lugar à versão 2024, uma estreia que se fará nas 6 Horas de Imola, a segunda prova da presente temporada, a realizar a 21 de abril. Recorde-se os impressionantes primeiro e segundo lugares alcançados no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, da Peugeot em 2011.

Jean-Marc Finot, Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorsport, disse: "Antes de mais, gostaria de felicitar e agradecer a toda a equipa da Peugeot Sport pelo seu excelente trabalho. Não é um feito pequeno ter sido capaz de redesenhar parte da viatura em tempo recorde e, ao mesmo tempo, conseguir competir na temporada de 2023. O PEUGEOT 9X8 foi originalmente concebido para cumprir os regulamentos de 2020/2021, quando os LMH tinham de estar equipados com pneus de igual dimensão à frente e atrás. Desde então, os regulamentos evoluíram, permitindo que alguns dos nossos rivais instalassem pneus traseiros maiores. Pensámos que o BoP seria suficiente para compensar a nossa desvantagem estrutural, mas não foi esse o caso. Por conseguinte, foi necessário redesenhar parte do carro para o adaptar às novas dimensões dos pneus. Tivemos de deslocar o centro de gravidade do carro, alterar a distribuição das cargas aerodinâmicas, acrescentar uma asa traseira, produzir componentes mais leves, etc. As nossas simulações e as primeiras sessões de testes em pista mostraram que o carro tem melhor desempenho. Esperamos, portanto, ficar entre os primeiros sem nos aproximarmos do limite do BoP, com o mínimo de peso e o máximo de potência".


A.I.


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