O Cadillac V-Series.R nº2 foi desclassificado dos resultados da abertura da época do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) no Qatar por não estar em conformidade com a carroçaria.
Earl Bamber, Alex Lynn e Sebastien Bourdais tinham inicialmente terminado em quarto lugar nos 1812 km do Qatar no Circuito Internacional de Lusail no início deste mês.
No entanto, foram agora retirados dos resultados depois de ter sido publicado na quinta-feira um relatório dos comissários que afirmava que a Chip Ganassi Racing tinha violado os regulamentos técnicos da LMDh.
De acordo com o relatório, um exame 3D efectuado nas inspecções pós-corrida encontrou discrepâncias entre a carroçaria utilizada no evento e o modelo CAD oficial da carroçaria fornecido pela Cadillac aquando da homologação do carro.
Foi determinado que as cintas do difusor traseiro montadas nos lados esquerdo e direito do carro estavam mais altas e desalinhadas do que o valor nominal do modelo CAD, incluindo as tolerâncias permitidas.
Após verificações adicionais, os comissários convocaram o chefe de equipa Stephen Mitas, que conseguiu apresentar provas do parceiro de chassis da Cadillac, a Dallara.
Estas provas foram apresentadas sob a forma de um relatório que declara que a infração foi o resultado de um erro, tendo as peças sido entregues "sem controlo de qualidade final".
O documento afirma ainda que, embora os comissários considerem que não houve "comportamento intencional" por parte da Cadillac ou da Dallara, "independentemente disso, há uma violação dos regulamentos técnicos, que deve ser penalizada com uma desclassificação".
A desclassificação do único Cadillac em prova faz com que o Ferrari 499P nº83 da AF Corse de Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye passe para o quarto lugar, enquanto o Toyota GR010 nº 7 completa agora o leque dos cinco primeiros.
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