1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/05/2024 20:19 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Rampa Internacional da Falperra



Proximas 3 Provas
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans
Jarama Classic








24h Le Mans: Toyota contra a americanização da prova
Data: 07/06/2023 14:30

A favorita Toyota Gazoo Racing reiterou o seu descontentamento com a aparente "americanização" das 24 Horas de Le Mans, com a introdução de novas regras de "Safety-Car" para a edição de 2023 da corrida.

Em vez de neutralizar a corrida com a utilização de três carros de segurança, ou Safety-Car, como tem sido o caso no evento do Campeonato do Mundo de Endurance (WEC) nos últimos anos, foi introduzido este ano um novo procedimento que irá permitir que todo o pelotão se concentre atrás de um único carro de segurança antes de cada recomeço.

Para além disso, qualquer carro que esteja atrás do líder da classe na fila do Safety-Car será autorizado a ultrapassar o carro de segurança, completar uma volta e voltar a juntar-se à parte de trás do pelotão, de forma semelhante ao sistema utilizado no IMSA SportsCar Championship na América.

Os carros também irão efectuar um procedimento chamado "drop-back" que irá separar os LMP2 e os GTE Am dos Hypercars que competem pela classificação geral.

O director técnico da Toyota Gazoo Racing Europe, Pascal Vasselon, já deixou claro o seu descontentamento com o novo sistema, afirmando que corre o risco de desvalorizar uma vitória, tornando a corrida "uma espécie de lotaria".

Em declarações a alguns meios de comunicação social, depois de o sistema ter sido testado durante o dia oficial de testes de Le Mans, no domingo, Vasselon sublinhou a sua posição e lamentou o que considera ser a "americanização" da clássica francesa de resistência.

"A nova regra do safety car não nos parece corresponder ao espírito de Le Mans", disse Vasselon. "Quando olhamos para o que tornou Le Mans tão grandioso, é precisamente o oposto deste tipo de artifício em que, se não formos bons nas paragens nas boxes, se cometermos um erro de estratégia, não importa, porque o carro de segurança volta a pôr tudo no sítio."

"É muito grave em termos de estado de espírito: é um grande passo para a americanização de Le Mans e a nossa opinião é que Le Mans não se deve americanizar. Se isso acontecer, deixará de ser Le Mans", referiu o francês da Toyota.

Vasselon prevê que as novas regras reduzirão o incentivo para as equipas se esforçarem ao longo de toda a corrida, criando uma situação semelhante às 24 Horas de Daytona - com o foco a mudar da construção de uma vantagem para a simples permanência na volta da frente, pronta para um confronto nas fases finais.

Questionado sobre se achava que as outras equipas Hypercar tinham opiniões semelhantes sobre as alterações, Vasselon respondeu: "Sei que há outras equipas que têm a mesma posição que nós. Penso que há algumas que não se sentem desencorajadas pelas corridas ao estilo americano. A nossa opinião é realmente expressa em termos do espírito histórico de Le Mans. Depois disso, não há problema em querer mudar as coisas, o mundo evolui, mas para nós esta não é uma das coisas que deve evoluir."

Estas acusações de "americanização" da prova, chegam num ano em que o carro da Garagem 56 é um derivado de um Chevrolet da NASCAR e o jogador de basquetebol americano LeBron James dará a partida da edição do centenário da corrida.


José Nascimento


Links relacionados
 
Noticias:
   24h Le Mans: Villeneuve bastante desapontado com a Vanwall
   24h Le Mans: Albuquerque sente-se preparado para a décima
   24h Le Mans: Muitas horas de televisão
   24h Le Mans: Félix da Costa aponta ao pódio
   24h Le Mans - Qualificação: Ferrari dita a lei
   24h Le Mans - Qualificação: Albuquerque desvaloriza a não ida à Hyperpole
   24h Le Mans - Qualificação: A Peugeot foi a grande desilusão
   24h de Le Mans - Hyperpole: Ferrari esmaga oposição
   24h Le Mans: Próximo candidato à Garagem 56 vem da Austrália?
   WEC: Toyota aponta entrada do seu futuro GT3 para 2026
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato do Mundo de Endurance
Provas:
   24 Horas de Le Mans
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com