Em vésperas das 6 Horas de Imola, ficamos a saber que a Vanwall está a avançar com os planos para regressar no próximo ano, disse Colin Kolles ao portal Motorsport-Total.com.
Depois de lhe ter sido negada a entrada no Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) de 2024, alegadamente devido aos modestos resultados de 2023, o Hypercar da equipa alemã está a ser sujeito a uma grande atualização, sendo a maior alteração de motor com a introdução do V8 twin-turbo de 3,5 litros da Pipo Motors, que anteriormente equipava o Glickenhaus SCG 007 LMH.
A Vanwall diz-se prejudicada pelo motor Gibson de 4,5 litros de aspiração natural, que não conseguiu atingir de forma fiável a potência necessária permitida pelo sistema Balance of Performance.
De acordo com Kolles, o motor Gibson carecia de até 60kW ou 80bhp, comprometendo seriamente o seu desempenho em linha reta.
Uma mudança tão importante tem consequências de grande alcance no design do Vanwall LMH. Enquanto a monocoque será mantida, quase tudo o que pode ser mudado na periferia foi alterado. Isto inclui a adição de um intercooler à entrada de ar e ao sistema de arrefecimento, bem como um escape com um ângulo de saída diferente da unidade Gibson. Como resultado, têm de ser feitas várias alterações à carroçaria, que por sua vez afectam a aerodinâmica.
Além disso, a Vanwall irá otimizar a aerodinâmica de forma independente, a fim de tirar melhor partido das janelas de desempenho especificadas.
Juntamente com o novo motor, está também a ser instalada uma nova caixa de velocidades no carro, que tem sete mudanças para a frente em vez de seis. Isto requer uma revisão completa da eletrónica e uma reinstalação dos componentes de hardware. A unidade de controlo Cosworth também será adaptada às especificações mais recentes.
Outra grande inovação é a introdução de um sistema de brake by wire, que visa proporcionar maior estabilidade nas zonas de travagem, ao mesmo tempo que serão utilizados discos e pastilhas de travão com especificações diferentes. Este facto, juntamente com as alterações no arrefecimento do motor e da transmissão, resultará também em ajustes no arrefecimento dos travões.
Vários componentes mecânicos também foram analisados e existirão novidades neste campo, incluindo um novo sistema de direção que é acompanhado por uma nova geometria de suspensão.
O maior obstáculo ao regresso:
O regresso da Vanwall ao mundial de resistência está pendente o OK do comité de seleção do WEC. Outro obstáculo para o regresso é a mudança de regras planeada para 2025, que exige que cada construtor tenha dois carros. Colin Kolles é muito favorável a esta alteração, uma vez que só teve um carro em 2023, e também estaria preparado para levar dois carros para a linha de partida.
Naturalmente, a parte mais difícil será convencer o comité de seleção do WEC a considerar novamente a equipa após o seu desempenho sem brilho em 2023. O WEC está a planear aumentar o número de lugares na grelha para os Hypercar e LMGT3 para 40 em 2025, no entanto, tanto a Lamborghini como a Cadillac têm planeado colocar em pista mais um carro. A Isotta Fraschini terá também que colocar um Tipo 6 LMH-C a mais, mas a marca italiana terá também ela que provar ao comité de seleção do WEC, durante esta época, que é merecedora de um lugar no mundial.
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