O campeonato dos carros mais cobiçados do mundo acelera neste fim de semana para a segunda etapa da temporada de 2024. Depois de abrir o calendário no início de março com a disputa da Qatar Airways 1812 Km do Qatar, no Lusail International Circuit, o FIA WEC faz seu primeiro desembarque do ano na Europa para correr as 6 Horas de Imola, corrida que será disputada amanhã.
Antonio Fuoco conquistou a pole position numa sessão de qualificação dominada pela Ferrari, que viu a marca do Cavallino Rampante ocupar as três primeiras posições da grelha de partida para amanhã.
Fuoco conseguiu um tempo de 1:29.466 a bordo do Ferrari 499P nº 50, superando o carro igual nº 83 de Robert Shwartzman por 0.419 segundos, enquanto Alessandro Pier Guidi se posicionou em terceiro, a mais 0.069 segundos, a bordo do Ferrari nº 51.
Kevin Estre completou a segunda fila no Porsche 963 nº 6, à frente do companheiro de equipa Matt Campbell, no carro nº 5, e do Toyota GR010 Hybrid nº 7 de Kamui Kobayashi. Estre chegou a ocupar brevemente o segundo lugar graças a uma melhoria tardia do seu melhor "crono", quando a bandeira quadriculada foi mostrada, mas voltou para quarto lugar após voos de última hora de Pier Guidi e depois do russo Shwartzman.
Entretanto, Campbell teve uma sessão agitada na Hyperpole depois de sair de pista na histórica curva de Tamburello, mas conseguiu continuar.
Problemas também afetaram o Toyota nº 8 de Brendon Hartley, que "rodou" na Tosa mas conseguiu retomar a marcha.
A BMW teve a sua melhor qualificação até à data no Hypercar com Rene Rast a levar o BMW M Hybrid V8 nº 20 à Hyperpole antes de conquistar o sétimo lugar geral.
O inglês
Callum Ilott e o alemão Julien Andlauer completaram os dez primeiros lugares para a Hertz Team JOTA e a Proton Competition, respetivamente.
O colega de equipa de Ilott na JOTA, Phil Hanson, liderou o grupo de pilotos que não avançaram para a Hyperpole, com Alex Lynn da Cadillac, o segundo BMW de Dries Vanthoor, bem como Lamborghini, Peugeot, Alpine e Isotta Fraschini também eliminados.
Vanthoor provocou uma bandeira vermelha ao despistar-se na Piratella com menos de dois minutos para o final. Depois, o jovem belga parou à saída das boxes após a retoma da sessão, enquanto Lynn marcou o seu tempo mais rápido da sessão na estreita janela após a reentrada em pista, mas não avançou para o Hyperpole.
O líder do campeonato LMGT3, Alex Malykhin, conquistou a pole position com uma margem significativa sobre Ian James, da The Heart of Racing. O Porsche 911 GT3 R nº 92 da Manthey PureRxcing efectuou uma volta em 1:42.365 para conquistar a primeira pole da Porsche na LMGT3, com o Aston Martin Vantage GT3 Evo nº 27 de James a ficar 0,693 segundos atrás. Ahmad Al Harthy liderou uma segunda linha só de BMW, com o M4 GT3 nº 46 da Team WRT à frente do carro irmão nº 31 de Darren Leung.
- Link aos tempos
|