Declarações importantes do CEO da Stellantis, Carlos Tavares. Durante uma conferência privada com a imprensa internacional que teve lugar no circuito Misano Adriatico por ocasião da ronda italiana do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, o CEO do grupo automóvel falou sobre o futuro da Alfa Romeo e da Lancia no automobilismo, afirmando que as duas marcas voltarão a este mundo no futuro.
A Alfa Romeo esteve a avaliar a sua entrada no Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC), mas os budgets necessários terão assustado os responsáveis da marca italiana.
"É evidente que, a dada altura, a Alfa Romeo regressará ao desporto automóvel, porque faz parte do ADN da marca, faz parte da sua história", disse o repsonsável português aos jornalistas presentes em Misano. "E sentimos que temos a responsabilidade de manter vivo o valor da marca nas corridas. As discussões sobre este assunto já estão em curso entre Jean-Marc Finot (Diretor de Desportos Motorizados da Stellantis) e Jean-Philippe Learned (CEO da Alfa Romeo)."
Apesar de nunca ter referido que o WEC era a opção número um, o CEO da Stellantis revelou que "é muito provável que uma decisão não seja tomada antes do final do ano e, por isso, ainda não posso responder à pergunta sobre o tipo de participação que teremos, porque ainda não está decidido."
Carlos Tavares, que também é piloto amador, disse uma coisa curiosa, como uma mensagem para o próprio WEC: "Temos de ter em conta o facto de que em todas as disciplinas do desporto automóvel o ciclo de repetição é sempre o mesmo. Começa devagar, cresce, explode e depois cai. Uma e outra vez. O momento em que se entra neste ciclo, obviamente, é estrategicamente importante para o que queremos fazer. Há alturas em que não é conveniente entrar nas corridas, como quando um campeonato começa a diminuir de interesse, porque vamos ficar sozinhos sem concorrentes. O ideal é entrar quando os custos são razoáveis e depois crescer juntamente com a disciplina, tornando-se mais competitivos. Temos de encontrar o momento certo para nós, em que o retorno do investimento do ponto de vista do marketing seja aceitável. E é isso que estamos a tentar fazer. Por isso, é muito estratégico e delicado definir ou decidir o momento em que entramos nesta ciclicidade e volatilidade que todos conhecemos. Portanto, sim, a Alfa vai regressar, ainda não sei onde nem quando".
O cenário traçado por Tavares é claro. Fazer um casamento entre marcas. Para o grupo Stellantis, é fácil pegar no Peugeot 9X8 que participa no WEC e, alterando o seu aspeto aerodinâmico, transformá-lo no Alfa Romeo Hypercar. Só precisa de uma equipa para correr com o carro com as cores da Biscione e financiamento para o fazer.
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