1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 10/05/2024 02:32 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








CPR - Aboboreira: Meeke de manhã capota à tarde lidera
Data: 26/04/2024 19:11

Quem diria! De manhã capotado, de tarde já é líder destacado. Meeke é mesmo um piloto surpreendente. Quanto aos demais, parece que não terão consultado o site apropriado da meteorologia!

Os ralis são (felizmente) ainda muito pródigos em suspense e algumas surpresas. Kris Meeke que durante toda a sua carreira fez exatamente aquilo que o seu mentor, o saudoso Colin McRae fazia, com um andamento de topo, sempre a fundo [flat out], mas variadas vezes com más consequências, mas que este ano parecia estar mais calmo, parece ter voltado ao registo “normal” ao bater e capotar na qualificação. Felizmente a vegetação “protegeu-lhe” a queda – depois do toque foram várias voltas, ribanceira abaixo – e a equipa técnica da Sports & You fez um excelente trabalho, recuperando o i20.

Com os mais rápidos a escolherem partir mais atrás – Loubet, o mais rápido e como tal o primeiro a escolher decidiu-se pela 10ª posição e isso acabou por posicionar os outros a partir dessa decisão -, Meeke, pelo facto de não ter tempo, foi o último a escolher e naturalmente seria o primeiro da estrada, só que o Josh Mcerlean (atenção para os mais distraídos, Mcerlearn é irlandês, Meeke é norte-irlandês, logo britânico), chegou tarde à escolha da ordem de partida e acabou por ficar com o último lugar disponível, o primeiro, sendo Meeke o segundo. Claro que antes deles Dani Sordo no Hyundai i20 Rally1 abre as classificativas. Só que se a previsão meteorológica dava chuva mas fraca, na realidade ela acabou por ser mais forte e isso terá beneficiado quem partiu à frente e prejudicado quem partiu mais atrás – exatamente o oposto do que os pilotos pensaram na altura da escolha. Porém a escolha apenas serve para este pequeno primeiro dia, pois amanhã já partem por ordem de classificação, o que em piso seco seria altamente prejudicial para quem lidera, exatamente o oposto se os pisos estiverem enlameados.

Com os pilotos do WRC2 certamente mais interessados em testar para o Rali de Portugal do que lutar por uma possível vitória, embora, como é lógico, não haja quem não queira ganhar, por muito que a prova para eles não conte para nada, neste primeiro troço o francês Yohan Rossel (Citroen C3) foi segundo a 8,9s de Meeke, seguido pelo colega de equipa, o russo (mas a correr com licença búlgara) Nikolay Gryazin com mais 2,3s. O espanhol Jan Solans (Toyota Yaris) foi o quarto mais rápido a apenas 7 décimas de Gryazin, fechando o top5, Pierre-Louis Loubet (Skoda Fabia), com mais 1,7s.

A abrir a estrada [na prova normal], Josh Mcerlean (Skoda Fabia) que mostrou excelente andamento na qualificação, foi o sexto mais rápido seguido de muito perto pelo boliviano Marco Bulacia (Citroen C3). Entre os portugueses, a confirmar o excelente desempenho na qualificação, o açoriano Rúben Rodrigues (Skoda Fabia) foi o mais rápido, oitavo da geral, mas já a 20,4s de Meeke, batendo por 3,5s Armindo Araújo. Ricardo Teodósio (Hyundai i20) a apenas 9 décimas do piloto do Skoda, fechou o Top10.

Entre os 2 Rodas Motrizes, mas também nas Peugeot Cup [Ibérica e Portugal] o viseense Hugo Lopes foi o mais rápido, seguido por João Andrade e Pedro Pereira, todos em Peugeot 208. Entre os Toyota Yaris do troféu, o boliviano Bruno Bulacia foi o mais rápido. No campeonato Promo, o líder é Adruzilo Lopes.

Entretanto o dia competitivo de hoje irá terminar com uma superespecial em Amarante. Amanhã cinco especiais (a última com estatuto de Power Stage) irão decidir os resultados da edição 2024 do Rali Terras d’Aboboreira. Dani Sordo, ainda e sempre o primeiro na estrada, irá fazer apenas três especiais, devido à coincidência do traçado da especial de Amarante com o Rali de Portugal.


Classificação oficiosa após PEC 1
Absoluta
1º, Kris Meeke/Stuart Loudon (Hyundai i20 N Rally2), 10.55.3
2º, Rúben Rodrigues/António Costa (Skoda Fabia RS Rally2), a 20.4s
3º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 23.9
4º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 24.8
5º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 31.8
6º, Pedro Meireles/Ricardo Cunha (Hyundai i20 N Rally2), a 1.00.9
7º, Paulo Neto/Nuno Mora Ribeiro (Skoda Fabia Rally2 evo), a 1.09.6
8º, Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Skoda Fabia Rally2 evo), a 1.16.3
9º, Lucas Simões/Valter Cardoso (Ford Fiesta R5), a 1.19.5
10º, João Barros/Jorge Henriques (VW Polo R5), a 1.29.4
11º, Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally2 evo), a 1.38.3
12º, Hugo Lopes/Magda Oliveira (Peugeot 208 Rally4), a 2.16.8

2RM
1º, Hugo Lopes/Magda Oliveira (Peugeot 208 Rally4), 13.12.1
2º, João Andrade/Pedro Santana (Peugeot 208 Rally4), a 5.3s
3º, Pedro Pereira/João Aguiar (Peugeot 208 Rally4), a 8.2
4º, Gonçalo Henriques/Gonçalo Cunha (Renault Clio Rally4), a 11.2
5º, Emanuel Figueiredo/Ricardo Pinto (Peugeot 208 Rally4), a 21.3
(...)

José Bandeira


Links relacionados
 
Noticias:
   CPR - Aboboreira: Armindo focado no objetivo principal
   CPR - Aboboreira: Tem tudo para ser uma grande prova
   CPR - Aboboreira - Qualificação: Loubet lidera e Meeke capota
   CPR - Aboboreira: Meeke lidera à frente dos mundialistas
   CPR - Aboboreira: Luta ao rubro com o furo de Meeke
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Campeonato de Portugal de Ralis
Provas:
   Rali Terras de Aboboreira
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com