1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 11/05/2024 19:22 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








FE: FIA e Porsche em rota de colisão?
Data: 15/04/2024 08:45

A desclassificação do carro de António Félix da Costa na primeira corrida de Misano do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E deixou feridas ainda mais abertas na relação turbulenta entre a Porsche e a FIA no mundial de carros eléctricos.

Mesmo que não exista qualquer vantagem em termos de desempenho, esta mola usada no carro de Félix da Costa já não é permitida no catálogo oficial do construtor de chassis Spark e a desqualificação foi, infelizmente, inevitável através do Código Desportivo Internacional, que é referido pelos comissários. Uma violação da conformidade dos componentes de um automóvel é, em última análise, uma desqualificação clara e inequívoca através da gama de sanções utilizadas no código.

A Porsche e a FIA têm tido vários confrontos graves nos últimos tempos. No E-Prix de Puebla de 2021, na Cidade do México, Pascal Wehrlein foi privado daquela que teria sido a sua primeira vitória no campeonato, quando a equipa foi penalizada por um erro administrativo na atribuição da escolha de pneus antes da corrida.

No verão passado, em Londres, Félix da Costa perdeu a sua merecida segunda posição devido ao esvaziamento de um pneu Hankook que tinha sido danificado por outro carro, o caso foi parar ao Tribunal Internacional de Recurso, que manteve a sanção.

Depois, na primeira ronda da atual temporada, no México, a Porsche foi alvo de críticas, após a vitória de Wehrlein, por suspeita de auxílio ao controlo de partida. Este facto não foi provado e a investigação terminou.

A Porsche está a manter-se em silêncio quanto a comentários públicos sobre a penalidade de Misano, enquanto avalia os canais legais dentro do tempo em que pode apresentar um recurso oficial.

No entanto, falando mais tarde para a cobertura televisiva da Fórmula E, pouco antes da qualificação de domingo, Florian Modlinger disse à repórter Nicki Shields que a sanção era "uma grande perda para nós, mas também para o desporto e para a Fórmula E em geral, porque estas consequências são realmente duras".

"Temos um pouco a impressão e a sensação de que nem todas as equipas são tratadas da mesma forma. Essa é a nossa impressão pessoal. Para o Campeonato do Mundo da FIA, é preciso garantir, também para o futuro, que todas as equipas sejam tratadas de forma igual e com a mesma abordagem", afirmou o responsável alemão.

Estes desentendimentos entre a marca de Weissach e a FIA podem ter consequências para a Fórmula E, porque a Porsche ainda não assinou o acordo para continuar no campeonato quando este introduzir o novo monolugar da "Gen 4".

A próxima prova, a oitava, será em 27 de abril, no Mónaco.

José Nascimento


Links relacionados
 
Noticias:
   FE - Misano: Quem sabe nunca esquece
   FE - Misano: Félix da Costa é desclassificado e perde a vitória
   FE - Misano: Wehrlein dá triunfo à Porsche
   FE: Stellantis ainda vai avaliar continuidade
   FE - Mónaco: Félix da Costa quer repetir vitória de 2022
   FE: Jaguar assume compromisso até 2030
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato FIA de Fórmula E
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com