1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 10/05/2024 21:55 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








CAR - Ilha Lilás: Soltas da prova - II
Data: 12/10/2021 21:44

Aqui ficam as segundas notas soltas do Rali Além Mar Ilha Lilás.

Público entusiasta e numeroso
Se a Terceira tem cerca de 55.000 habitantes, pelo que se vê nas provas de ralis disputadas na ilha Lilás uma parte importante deles gosta de ralis. Este ano a maior concentração foi nos Biscoitos, na zona balnear, e como se acabou por comprovar, nem todos se comportaram da melhor forma. Mas que as pessoas são entusiastas, conhecem os pilotos (e co-pilotos), apoiam-nos ruidosamente, isso é bem visível (e audível) e deve ser realçado e enaltecido. Alguns excessos, principalmente à noite nos Biscoitos, também algo ajudados por alguma euforia provocada por ‘excesso de sede’, terão contribuído para uma maior dificuldade em controlar os comportamentos. No dia de sábado, com o público – sempre numeroso e animado - a espalhar-se por vários locais dos troços, tudo esteve mais controlado e mesmo com dois fortes acidentes – de Paulo Santos e de Pedro Antunes – felizmente nada se passou com os espectadores.

Terceira é terra de ralis
Numa prova com 40 equipas inscritas, contabilizando apenas os pilotos, tivemos na prova do TAC: um da Graciosa, um de Santa Maria, um do Pico, um da Madeira, três do Continente, sete de S. Miguel e vinte e seis da Terceira. Convém recordar de novo que a Terceira tem cerca de 55.000 habitantes, pelo que ter 26 pilotos presentes na prova é um número extraordinário – se no Continente o rácio fosse semelhante, teríamos nalguns ralis 200 ou mais inscritos, para desespero das organizações que ultimamente parecem nem já conseguir suportar sessenta ou setenta! – e anos já houve em que foram bem mais, mas a crise também chegou aquelas paragens. Pena é que grande parte dos pilotos açorianos não tenha orçamento para fazer a totalidade do campeonato, apesar de todos os apoios dados pelas organizações às equipas de outras ilhas, sendo que muitos apenas fazem as provas da sua ilha.

Cobertura mediática (1)
Se há coisas que as organizações continentais têm muito que aprender com as açorianas é na promoção/divulgação das suas provas. Na Terceira, desde o site oficial da prova, devidamente actualizado e com todas as informações necessárias, passando por flyers profusamente distribuídos com os horários/inscritos/acessos, mas também pela divulgação via rádio, com o RCA [Rádio Clube de Angra] a fazer uma cobertura total da prova, que começou logo com programas especiais durante a semana do rali – transmitidos em directo da sede do TAC, com a coordenação de Miguel Sousa Azevedo [MSA] - que se estende não só à emissão rádio – em FM e online – mas também às redes sociais, nomeadamente com o Grupo do Facebook – Ralis no Rádio Clube de Angra – especialmente activo nos dias do rali, onde os ouvintes/espectadores colocam informações e muito especialmente vídeos quase em tempo real.

Cobertura mediática (2)
Mas não se ficou por aqui a cobertura mediática do Rali Além Mar Ilha Lilás, já que também a Azor+ transmitiu em Live Stream, via facebook, a especial dos Biscoitos, captando inclusive o acidente de Décio Gonçalves. Mas também há que referir a cobertura a nível da imprensa mais tradicional, com o jornal diário da Terceira – o Diário Insular – a editar peças antes e após a prova, ainda e sempre pelas mãos de Miguel Sousa Azevedo. Por fim, e sempre extraordinariamente importante, a cobertura da RTP Açores com várias peças sobre o rali a passarem logo nos telejornais do fim-de-semana e um programa especial de cerca de 20 minutos com o resumo da prova, logo na segunda-feira – aqui o contraste é gritante com o que se faz (ou melhor, não faz) no Continente -, e destaque-se, em horário nobre e ainda com repetição de madrugada - https://www.rtp.pt/play/p9369/e572633/alem-mar-rali-ilha-lilas-2021-resumo .

Tasquinha do Rali
A deslocação à Terceira, além do acompanhamento do rali, serviu também para rever amigos, uns que já não via há mais tempo, outros há menos tempo. Um deles, de momento retirado dos ralis, Olavo Esteves, tem agora um agradável espaço de restauração na Praia da Vitória com o sugestivo nome de “Tasquinha do Rali”. No Domingo, com um pequeno grupo de amigos, todos ligados aos ralis, tive oportunidade de almoçar – bem, assinale-se – na Tasquinha do Rali, onde tudo na decoração nos faz recordar os ralis, desde as fotos de carros de rali, passando pelos cartazes das muitas provas e eventos levados a cabo por Olavo Esteves, mas também pormenores deliciosos como o revestimento das mesas com reproduções dos cadernos de notas de andamento dos ralis. Por isso, principalmente se é fã de ralis, e deve ser pois está a ler este texto, quando for à Terceira passe pela Tasquinha do Rali. Certamente que vai gostar.

José Bandeira
Foto: Ricardo Laureano


Links relacionados
 
Noticias:
   CAR – Ilha Lilás: Rúben Rodrigues a nível superior
   CAR: Como estão os campeonatos
   CAR - Ilha Lilás: Soltas da prova - I
   CAR: Pedro Câmara é o novo piloto da Play Racing
   Entrevista - 1ª Parte: Paulo Silveira - É urgente começar com a renovação do parque automóvel
   CAR - Ilha Lilás: Soltas da prova - III
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Ralis - Açores
Provas:
   Rali Além Mar / Ilha Lilás
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com