Num dia que começou com os pisos bem difíceis, Rúben Rodrigues rapidamente passou Luís Miguel Rego e aos poucos foi cimentando a sua liderança e no final alcançou a vitória.
Se o dia amanheceu radioso, embora sempre com uma ou outra nuvem algo ameaçadora, o facto de ter chovido de noite tornou os pisos ainda mais traiçoeiros. E disso resultaram alguns acidentes, entre eles os do algarvio Paulo Santos (Mitsubishi Evo IX) que saiu forte deixando a lateral direita (incluindo as rodas do Mitsubishi Evo IX em mau estado – isto para não falar do característico muro terceirense onde bateu, obrigando à neutralização da especial.
Mais tarde, Pedro Antunes, quando seguia na terceira posição, já longe dos dois primeiros e também algo afastado do quarto classificado, Rafael Botelho (Skoda Fabia), teve uma capotanço que obrigou a mais uma neutralização.
Na luta pela liderança, onde apenas entraram Rúben Rodrigues e Luís Miguel Rego, o piloto do Citroen C3 pareceu sempre mais aguerrido e logo na primeira especial da manhã passou para a frente e pouco a pouco foi cimentando a liderança acabando no final por ganhar com um pouco mais de 15 segundos de vantagem sobre Luís Miguel Rego que acabou por ter que assumir a superioridade do seu adversário e procurar manter o segundo lugar que deixa o campeonato totalmente em aberto, agora que faltamduas provas para o seu final.
A fechar o pódio ficou o ‘rei da regularidade’, Rafael Botelho que sem mostrar andamento para chegar-se aos primeiros mais uma vez pautou a sua actuação pela consistência o que lhe tem dado bons frutos.
Com o abandono tão precice de Paulo Santos, a prova de Filipe Pires (Mitsubishi Evo X) acabou por ser uma mera formalidade que resultou na quarta posição final com vitória no Troféu Ralis Asfalto Açores (TRRA). Rui Borges (Mitsubishi Evo IX) fechou o Top5 com uma prova consistente, mas onde não teve adversários directos jáque Filipe Pires esteve sempre muito longe e atrás, embora com pilotos muito rápidos, o facto de correrem em carros 2 Rodas Motrizes e ainda mais, já com alguns anos, levou a que Rui Borges quase se limitasse a levar o carro até ao pódio final na Praça de Touros de Angra.
Se acima falámos de pilotos de 2 Rodas Motrizes e dissemos que eram rápidos, isso comprovou-se em toda a prova e com Artur Silva (Citroen Saxo Cup) e Bruno Tavares (Citroen C2 R2 Max) a protagonizarem uma das mais interessantes lutas que terminou com um forcing de Bruno Tavares a recuperar algum tempo ao piloto do Saxo Cup (que merecia ter a possibilidade de pilotar um carro mais recente e competitivo, porque ‘kit de unhas’ ele já tem!...) mas insuficiente para o ultrapassar, ficando separados por apenas 1,2s. Uma luta de Citroen de gerações diferentes, mas ainda e sempre espectaculares.
A fechar o Top10, terminaram Ricardo Moura (Peugeot 206 RC), Ricardo Silva (Citroen Saxo Cup) e Emanuel Garcia em carro semelhantes. Terminaram classificados 30 concorrentes, sendo de registar 10 desistências.
Classificações:
http://www.amaweb.pt/2021/lilas/results
Campeonato dos Açores (CAR) - 5/7
1º Rúben Rodrigues - 87
2º Luís Miguel Rego - 82
2º Rafael Botelho – 82
|