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CRN: A polémica proibição do N5 no Rali de Vieira do Minho
Data: 19/10/2018 13:37

Após a publicação da lista de inscritos no Rali Vieira do Minho deste fim de semana, Ricardo Marques foi informado na última 4ª feira que não lhe é permitida a sua participação ao volante do Peugeot 208 N5 com que estava inscrito.

O piloto de Vieira do Minho, que seria navegado por Hugo Rodrigues, revelou-se incrédulo e bastante triste, uma vez que no dia 12 de Outubro tinha obtido a confirmação, por parte do Motor Clube de Guimarães, de que a FPAK, através de um dos seus comissários técnicos, havia validado a sua participação neste rali com um veículo N5.

"Tivemos o cuidado de mandar a ficha de homologação completa do Peugeot 208 N5 para que a FPAK pudesse analisar cuidadosamente todas as características da viatura a utilizar pela minha equipa. Em face deste pedido de autorização efectuado foi-nos transmitido que a viatura poderia ser inscrita no Rally. Temos em nosso poder essa autorização escrita enviada por email," explicou o piloto que recebeu a indicação de que o caro participaria no Grupo X5 Classe 16.

Após esta confirmação Ricardo Marques deu seguimento a toda a logística que envolveu este projeto, confirmando os apoios necessários para a prova e o aluguer do Peugeot 208 N5, à equipa espanhola RMC. “Estávamos em andamento com toda a logística para a nossa participação com o N5, tendo em conta que fazia para nós todo o sentido, depois das experiências recentes com diferentes categorias. Contudo, e surpreendentemente tudo mudou. Na 4ª feira, dia 17, recebemos um email do Motor Clube de Guimarães, com a informação de que não poderíamos participar na prova com o N5 pois a FPAK tinha ordenado a nossa exclusão da lista de inscritos, contrariando assim uma aprovação feita pela própria FPAK”.

O piloto de Vieira do Minho questiona a decisão e a falta de esclarecimento da FPAK. “Enviamos um email à FPAK solicitando esclarecimentos urgentes sobre esta surpreendente notícia, que até ao momento ainda não foi respondido. Sentimo-nos naturalmente lesados e muito tristes com esta situação. Além da desilusão de não nos ser permitido competir na nossa terra, da qual recebemos total e fundamental apoio, vemo-nos no momento em delicada situação com os compromissos assumidos junto dos nossos patrocinadores, ficando a nossa imagem, seriamente afetada com toda esta situação originada pela FPAK."

Marques revelou ainda esperar "que sejam tomadas as medidas necessárias para o ressarcimento dos prejuízos que esta situação aporta à minha equipa, as quais ocorrerão, se for necessário, com recurso à via judicial."

Entretanto esta polémica já chegou ao país vizinho com o site revistascratch.com a noticiar esta nega da FPAK a Ricardo Marques no contexto de outras provas em que os N5 foram autorizados a participar.

O SportMotores.com questionou a FPAK sobre esta questão. Uma situação insólita de proibir de correr um carro que não tem cabimento regulamentar, mas que mesmo assim correu uma semana antes.

Fonte do orgão federativo justificou a não autorização de participação pelo facto do carro ter homologação estritamente espanhola, e como tal não se enquadrar "na regulamentação técnica Nacional para as provas do Campeonato Norte de Ralis em conformidade com o artigo 2.3 - Viaturas Grupo X5 – VCHF (viaturas com homologação FIA/FPAK válida)."

Questionamos também a razão pela qual foram autorizados veículos N5 no Rali Eurocidade que se regia pelo mesmo regulamento, a resposta foi de que se tratou de "um caso excepcional pelo facto do Rali Eurocidade não ser pontuável para nenhum dos campeonatos mencionados e também pela necessidade de avaliar as capacidades e performance dos N5."

Questionamos ainda a proibição tardia já bem depois de sair a lista de inscritos. "A FPAK publicou a lista enviada pelo Clube como habitualmente. Apercebeu-se depois da incongruência e pediu ao clube para fazer a devida correcção." concluiu fonte do orgão federativo.



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