1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 09/05/2024 23:41 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








CAR - Ilha Lilás: Soltas da prova II
Data: 18/09/2018 23:59

Aqui ficam as segundas notas soltas do Rali Além Mar Ilha Lilás.

Estrutura da prova
A comemorar 40ª edição do Rali Ilha Lilás, o TAC procurou inovar e apostou numa ronde de duas especiais na sexta ao final do dia. Tendo em conta o que se passou não se pode dizer que a aposta tenha resultado. A neutralização do primeiro troço e a anulação do segundo deitaram por terra essa mesma aposta do TAC. Além disso, fazer o início do primeiro troço às 20:00, ainda com luz do dia mas com a noite a aproximar-se rapidamente levou a que os primeiros na estrada fossem algo beneficiados. Interessante é o facto de os concorrentes do Troféu de Asfalto, embora só contando as quatro primeiras especiais – que para a maioria se reduziram a apenas uma – poderem continuar em prova disputando a totalidade das especiais.


Neutralizações e cancelamento
Não foi fácil a tarefa do TAC, especialmente na sexta-feira. Logo no primeiro troço, apenas uma dezena de concorrentes pôde fazer a especial, havendo necessidade de neutralizar a prova. Ora aqui surgiram dois problemas, um foi a atribuição de tempos administrativos que prejudicou imensos concorrentes que sem terem sequer corrido viram um seu adversário directo - o algarvio Paulo Santos - com uma vantagem superior a 55s; outro foi a longa paragem do rali à entrada da segunda especial que acabou por levar à sua anulação, devido à má colocação do muito público presente e que depois de 1 hora e meia de espera estava (no mínimo) impaciente. No sábado, o dia abriu com mais uma neutralização só que aqui como ainda menos concorrentes tinham passado, permitiu a atribuição de um tempo bem mais consensual. Resultado disto tudo, além de algumas equipas terem decidido abandonar a prova, também a esmagadora maioria apenas começou o rali na quarta especial, que era a última do Troféu de Asfalto.


ACB Racing e o Skoda R5
Gustavo Louro tomou-lhe (de novo) o gosto e pôde no Lilás pilotar um carro da nova geração, um Skoda Fabia R5 da estrutura galega da AR Vidal. Com esta equipa principalmente focada no Rali Princesa de Astúrias, deslocando à Terceira apenas elementos seus aquando dos testes prévios à prova, foi a equipa da ACB Racing de António Castelo Branco que prestou assistência ao Skoda. Com António Castelo Branco a ter já uma vasta experiência com estes novos carros, nomeadamente junto da AR Vidal, a ACB Racing mostrou estar, tal como Gustavo Louro e Jorge Diniz, à altura do desafio, coroado com uma boa prestação e um lugar no pódio final.


Bernardo Sousa e os Açores
Bernardo Sousa (BS), madeirense de nascimento, mas há muito radicado no continente, abraçou este ano o projeto da Play e Auto Açoreana para o CAR e tem demonstrado ter sido uma escolha acertada. Com cinco provas realizadas, Bernardo Sousa tem 3 vitórias contra apenas 1 do seu único adversário directo, Luís Miguel Rego (LR). Mas não se pense que no Lilás BS teve a vida facilitada, muito pelo contrário porque LR pressionou sempre e obrigou o piloto do DS3 a uma toada de ataque. Algo que pude verificar nas passagens a que assisti, e que o próprio piloto confirmou quando abordado nos momentos que antecederam a passagem pelo pódio final, onde referiu uma frase interessante: “Estou mais maduro!”. Também na festa (mais que cerimónia, felizmente) de entrega de prémios, BS disse para todos os presentes que a vitória foi difícil e acabou por referir que se sentia muito bem nos Açores pois sempre foi bem recebido, acabando mesmo por deixar escapar em espécie de desabafo: “sou melhor recebido nos Açores que por vezes fui na Madeira”.

Make-a-Wish
Completando aquilo que escrevi sobre esta espectacular iniciativa nas primeiras “Soltas ” e através de informação fidedigna que me chegou entretanto, posso referir que a acção da Make-a-Wish no Rali Além Mar Ilha Lilás conseguiu angariar um valor superior aos 4.000 euros! Tal como na estrada, também aqui os homens e mulheres dos ralis açorianos estiveram em grande plano.

José Bandeira


Links relacionados
 
Noticias:
   CAR – Ilha Lilás: Bernardo Sousa vence e reforça liderança no campeonato
   CAR - Lilás: Soltas da prova
   CAR – Ilha Lilás: Soltas da prova III
   RXPT: Lameiro quer reconquistar o título da SuperCar
Categorias:
   Nacional
   Ralis
Provas:
   Rali Além Mar / Ilha Lilás
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com