Aqui ficam as segundas notas soltas do Rali Além Mar Ilha Lilás.
Estrutura da prova
A comemorar 40ª edição do Rali Ilha Lilás, o TAC procurou inovar e apostou numa ronde de duas especiais na sexta ao final do dia. Tendo em conta o que se passou não se pode dizer que a aposta tenha resultado. A neutralização do primeiro troço e a anulação do segundo deitaram por terra essa mesma aposta do TAC. Além disso, fazer o início do primeiro troço às 20:00, ainda com luz do dia mas com a noite a aproximar-se rapidamente levou a que os primeiros na estrada fossem algo beneficiados. Interessante é o facto de os concorrentes do Troféu de Asfalto, embora só contando as quatro primeiras especiais – que para a maioria se reduziram a apenas uma – poderem continuar em prova disputando a totalidade das especiais.
Neutralizações e cancelamento
Não foi fácil a tarefa do TAC, especialmente na sexta-feira. Logo no primeiro troço, apenas uma dezena de concorrentes pôde fazer a especial, havendo necessidade de neutralizar a prova. Ora aqui surgiram dois problemas, um foi a atribuição de tempos administrativos que prejudicou imensos concorrentes que sem terem sequer corrido viram um seu adversário directo - o algarvio Paulo Santos - com uma vantagem superior a 55s; outro foi a longa paragem do rali à entrada da segunda especial que acabou por levar à sua anulação, devido à má colocação do muito público presente e que depois de 1 hora e meia de espera estava (no mínimo) impaciente. No sábado, o dia abriu com mais uma neutralização só que aqui como ainda menos concorrentes tinham passado, permitiu a atribuição de um tempo bem mais consensual. Resultado disto tudo, além de algumas equipas terem decidido abandonar a prova, também a esmagadora maioria apenas começou o rali na quarta especial, que era a última do Troféu de Asfalto.
ACB Racing e o Skoda R5
Gustavo Louro tomou-lhe (de novo) o gosto e pôde no Lilás pilotar um carro da nova geração, um Skoda Fabia R5 da estrutura galega da AR Vidal. Com esta equipa principalmente focada no Rali Princesa de Astúrias, deslocando à Terceira apenas elementos seus aquando dos testes prévios à prova, foi a equipa da ACB Racing de António Castelo Branco que prestou assistência ao Skoda. Com António Castelo Branco a ter já uma vasta experiência com estes novos carros, nomeadamente junto da AR Vidal, a ACB Racing mostrou estar, tal como Gustavo Louro e Jorge Diniz, à altura do desafio, coroado com uma boa prestação e um lugar no pódio final.
Bernardo Sousa e os Açores
Bernardo Sousa (BS), madeirense de nascimento, mas há muito radicado no continente, abraçou este ano o projeto da Play e Auto Açoreana para o CAR e tem demonstrado ter sido uma escolha acertada. Com cinco provas realizadas, Bernardo Sousa tem 3 vitórias contra apenas 1 do seu único adversário directo, Luís Miguel Rego (LR). Mas não se pense que no Lilás BS teve a vida facilitada, muito pelo contrário porque LR pressionou sempre e obrigou o piloto do DS3 a uma toada de ataque. Algo que pude verificar nas passagens a que assisti, e que o próprio piloto confirmou quando abordado nos momentos que antecederam a passagem pelo pódio final, onde referiu uma frase interessante: “Estou mais maduro!”. Também na festa (mais que cerimónia, felizmente) de entrega de prémios, BS disse para todos os presentes que a vitória foi difícil e acabou por referir que se sentia muito bem nos Açores pois sempre foi bem recebido, acabando mesmo por deixar escapar em espécie de desabafo: “sou melhor recebido nos Açores que por vezes fui na Madeira”.
Make-a-Wish
Completando aquilo que escrevi sobre esta espectacular iniciativa nas primeiras “Soltas ” e através de informação fidedigna que me chegou entretanto, posso referir que a acção da Make-a-Wish no Rali Além Mar Ilha Lilás conseguiu angariar um valor superior aos 4.000 euros! Tal como na estrada, também aqui os homens e mulheres dos ralis açorianos estiveram em grande plano.
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