1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 20/05/2024 17:01 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
Rali Ilha Azul
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








CAR – Ilha Lilás: Soltas da prova III
Data: 19/09/2018 21:33

Aqui ficam as terceiras (e últimas) notas soltas do Rali Além Mar Ilha Lilás.


Rali é uma festa

O TAC aprimorou-se e nos 40 anos de ralis oficiais na ilha Terceira preparou uma verdadeira festa à volta desta edição do Ilha Lilás. Aproveitando o espaço do Parque Multissectorial, todas as noites da semana houve animação, culminando com a entrega dos prémios que se iniciou já depois das 23h de Sábado para terminar já depois da meia-noite. Mesmo com a (tão badalada) tempestade Helene a provocar uma mudança do evento para o interior do pavilhão, nem por isso as pessoas deixaram de marcar forte presença e durante mais de uma hora todos estiveram animados. Houve tempo para tudo, até para cantar os parabéns a Licas Pimentel logo à meia-noite já que o popular piloto fazia anos no domingo. Licas Pimentel que nos referiu querer tentar fazer ralis fora do arquipélago com o Porsche. Esperemos que encontre apoios para isso. Mas a festa continuou com um Grupo Musical/Humorístico terceirense “Fala quem sabe” a animar tudo e todos. E, claro, as barraquinhas e as esplanadas (mesmo com muito vento) estiveram cheias até de madrugada.


Continentais no CAR

Vários são os co-pilotos continentais que habitualmente participam no campeonato açoriano, tais como Valter Cardoso, Jorge Henriques e Rui Raimundo, mas também há pilotos que fazem o campeonato dos Açores, nomeadamente o algarvio Paulo Santos, que no Ilha Lilás ganhou entre os VSH, vencendo também no Troféu de Asfalto. Na distribuição de prémios aproveitámos para falar com ele (e com o seu co-piloto, André Barras) e quando o questionámos sobre os custos das provas nos Açores assegurou-nos que gasta menos para fazer um rali do CAR do que o que gasta para fazer uma prova do “Regional” Sul (CSR). Para ficarem com uma ideia dos custos, a taxa de inscrição no Ilha Lilás era de 130 euros!...


Público entusiasta e numeroso

Os terceirenses aproveitam todas as oportunidades para festejar. Os ralis não são excepção e dá gosto ver os troços com muito público (na sexta, no local onde “secámos” 1 hora e meia à espera do reinício do rali… que acabou por não se reiniciar (!), a quantidade de público era tanta que nos fez recordar tempos antigos dos ralis à noite. Algo que para muitos tem algo de nostalgia mas que na prática para o espectáculo pouco ou nada acrescenta, tal a falta de visibilidade sobre os carros. Apenas será bom para quem gostar de ver faróis e agora também as barras de led! No sábado, o público foi sempre numeroso. E, a acrescentar a isso, sempre muito entusiasta e conhecedor dos concorrentes, aplaudindo e incentivando os seus pilotos favoritos. Se o parque automóvel dos ralis açorianos tem de tudo, o público não deixa de aplaudir quem tenta tirar todo o sumo ao carro que tripula, por mais vetusto e pouco potente que seja. Se existem bons carros no CAR, entre eles as 4 viaturas R5 que estiveram no Lilás, (quase) tudo o que tem motor, volante e quatro rodas, desde que devidamente cuidado a nível de segurança, serve para correr. E há gente cá para trás, tendo em conta os carros que tripula, a andar muito bem!


Mulheres no poder

O Terceira Automóvel Clube completou no passado dia 26 de Maio 43 anos, e se o seu nome pode indiciar que é um clube apenas de automóveis, isso não é verdade, já que para além destes tem várias outras secções, que vão desde o Basquetebol à Natação, passando pelo Ténis de Mesa, Voleibol e Futsal. Tem, e isso julgamos ser algo único no panorama dos clubes de automobilismo nacionais, uma Direcção liderada por uma mulher, para mais ainda muito jovem, Ana Isa Cabral, e onde a maioria dos seus membros são também mulheres. Num desporto dominado pelos homens, não deixa de merecer destaque que na Terceira as mulheres se tenham ”chegado à frente” e assumido o poder e que o exerçam com eficiência e profissionalismo. Numa época em que os clubes de automobilismo tanto estão necessitados de uma renovação geracional mas que se tem afigurado difícil de concretizar, já que os mais jovens parecem não querer assumir responsabilidades, pode ser que este bom exemplo que nos chega da ilha Terceira frutifique.

José Bandeira


Links relacionados
 
Noticias:
   CAR - Lilás: Soltas da prova
   CAR - Ilha Lilás: Soltas da prova II
   CAR - Ilha Lilás: 40 equipas marcam presença na Terceira
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Ralis - Açores
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com