1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 20/05/2024 20:19 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
Rali Ilha Azul
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








12h Sebring - Corrida: Vitória para a Onroak Nissan num dia modesto para os lusos
Data: 18/03/2018 02:55

Depois da decepção nas 24 Horas de Daytona e um arranque atribulado nas 12 Horas de Sebring, a Tequilla Patrón ESM alcançou um triunfo justo na segunda prova do IMSA SportsCar Championship. A estrelinha da sorte não teve com os portugueses desta vez.

Nem os dois últimos períodos de bandeiras amarelas, nas duas derradeiras horas, abalaram a confiança dos futuros vencedores Pipo Derani, Johannes van Overbeek e Nicolas Lapierre, que foram assumindo a sua candidatura ao triunfo logo nas primeiras horas. O Onroak Nissan DPi terminou com 12.427 segundos de avanço sobre o Cadillac DPi-V.R da Wayne Taylor Racing.

Os motores dos quatro carros de Detroit acusaram problemas de sobreaquecimento, mas todos conseguiram chegar ao fim, com a excepção de um, devido a despiste. Renger van der Zande não foi capaz de igualar o andamento de Pipo Derani durante a noite, mas este resultado serve ao holandês e a Jordan Taylor e Ryan Hunter-Reay como um pouco de consolo após a infeliz participação em Daytona.

O último lugar do pódio ficou nas mãos de Eric Curran, Felipe Nasr e Mike Conway. O melhor dos Cadillac da Action Express Racing esteve sempre na luta pelas posições do pódio, mas no final também não teve a velocidade que precisava para ir mais além.

No quarto e quinto posto terminaram os melhores LMP2, com o Oreca 07 Gibson da CORE autosport, tripulado por Romain Dumas, a levar a melhor sobre o Ligier JS P217 Gibson da United Autosport, com Paul Di Resta aos comandos. O Mazda #55 também esteve na luta pela vitória, passando pelo comando na hora final, mas problemas no último pit stop custaram aos homens do Team Joest Mazda uma posição melhor que o sexto lugar final.

João Barbosa, Filipe Albuquerque e Christian Fittipaldi não conseguiram repetir o feito das 24 Horas de Daytona. Sem nunca terem demonstrado a supremacia mostrada na primeira corrida da época, até porque o BoP da corrida apresentou-se muito mais consensual, o trio estava no entanto em condições de ambicionar um lugar no pódio à geral quando o azar lhes bateu à porta.

Na oitava hora, o Cadillac DPi-V.R nº5 da Action Express Racing, então com João Barbosa ao volante, colidiu com o Oreca 07 Gibson da Performance Tech Racing, guiado na altura por James French.



O carro lusófono ainda chegou às boxes com muitos estragos na frente, mas os danos na direcção do Cadillac custaram vinte voltas a reparar. Os vencedores de Daytona terminaram no décimo lugar da classe e décimo sexto da geral.

Ambos os Acura do Team Penske mostraram rapidez mas desistiram cedo, devido a problemas relaccionados com o motor V6, ao passo que o outro Onroak-Nissan da Tequilla Patrón ESM cedo ficou de fora depois do francês Olivier Pla ter tentado, em vão, ultrapassar o compatriota e poleman Tristan Vautier na primeira curva após a partida. Pla saiu de pista, mas foi um problema de caixa-de-velocidades que arruinou o seu dia. Por seu lado, o Cadillac azul esteve também na corrida pela vitória até cerca das duas horas do fim, mas uma saída de frente contra os muros na última curva do circuito selou o destino da pequena equipa privada Spirit of Daytona Racing.

Nos GTLM assistiu-se a uma luta intensa pela vitória, com Porsche, Ferrari e BMW a serem as grandes protagonistas.

Depois de um duelo emocionante entre Patrick Pilet e Toni Vilander, que foi um dos grandes motivos de interesse da corrida, o carro de Weissach dividido pelo francês, Nick Patrick Pilet e Frederic Makowiecki ascendeu ao topo da classificação dos GT’s mais performantes em pista, superiorizando-se ao BMW de Connor De Phillippi, Alexander Sims e Bill Auberlen por seis segundos.

O 911 de Gianmaria Bruni, Laurens Vanthoor Earl Bamber asseguraram o degrau mais baixo do pódio, ao passo que a máquina de Maranello acabaria no quarto posto final, tendo sucumbido ao Ford de Ryan Briscoe a quinze minutos da bandeirada de xadrez.

No que respeita aos pilotos lusos, Pedro Lamy ficou prematuramente arredado de um bom resultado, quando Daniel Serra furou logo na primeira volta e o Ferrari 488 GT3 da Spirit of Race perdeu duas voltas para os homens da frente. Já o Acura NSX GT3 de Álvaro Parente esteve na discussão dos primeiros lugares da disputada classe que usa viaturas GT3, mas na decisiva última hora caiu do quinto para o oitavo lugar.

Corey Lewis, Bryan Sellers e Madison Snow ofereceram à Lamborghini mais um triunfo, tendo se imposto ao Ferrari 488 GT3 de Cooper MacNeil, Gunnar Jeannette e Alessandro Balzan que, a cinco minutos da bandeirada de xadrez suplantou o Mercedes-AMG GT de Jeroen Bleekemolen, Ben Keating e Luca Stolz.

A corrida ficaria igualmente marcada pelo acidente de Frank Montecalvo ainda na primeira hora de corrida. O piloto da Scuderia Corse, que saiu pelo próprio pé da viatura acidentada, foi atingido pelo Ligier JS P217 Gibson de Sebastian Saavedra, acabando o seu Ferrari de rodas para o ar.

Ramón Herrera / Sérgio Fonseca / Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   12h Sebring: Barbosa coloca o seu nome na história
   12h Sebring: Portugueses com amargo de boca
   12h Sebring - Qualificação: Cadillac e Ferrari de Lamy sobrepõem-se
   12h Sebring - Corrida: Albuquerque penoso com o resultado
   12h Sebring - Corrida: Barbosa explica o acidente
   12h Sebring - Corrida: Lamy conformado
   PWC - CotA: Parente inicia SprintX no Texas
   IMSA: Nissan DPi continuam mas com nova equipa
   12h Sebring: Hartley reforça portugueses
   12h Sebring: Clássica passará para Novembro
Categorias:
   Internacional
   Portugueses
   IMSA SportsCar Championship
Provas:
   12 horas de Sebring
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com