Foi um Cadillac que conquistou a pole-position para a edição deste ano de 12 Horas de Sebring, mas não foi o carro dos portugueses, mas sim o exemplar conduzido por Tristan Vautier da equipa Spirit of Daytona. Pedro Lamy, que assistiu nas boxes à qualificação, viu Daniel Serra esmagar a concorrência na categoria GTD.
Depois dos problemas nos treinos-livres de ontem, o francês conduziu nos limites para realizar a pole-position na prova de doze horas realizada na pista de 6,02 quilómetros e dezassete curvas, batendo por uma décima de segundo o compatriota Olivier Pla, no Onroak-Nissan.
Numa tarde muito quente e dura para os pneus Continental, Ricky Taylor, que teve uma saída de pista no início da sessão, foi melhor dos Acura e partirá de terceiro, tendo a seu lado amanhã Pipo Derani, no outro Onroak-Nissan.
Felipe Nasr foi o mais rápido dos dois Cadillac da Action Express Racing e vai partir do quinto posto, ao passo que Filipe Albuquerque, que teve a responsabilidade de qualificar o Cadillac lusófono, ficou-se pelo oitavo tempo da sessão. O vencedor das 24 Horas de Daytona ficou a oito décimas de segundo do mais rápido na sessão.
“Quem não chora, não mama”, diz a sabedoria popular e parece que a BMW chorou o suficiente depois de Daytona, tendo assegurado a pole-position para as 12 Horas de Sebring entre os GT mais performantes do plantel.
Connor de Philippi levou o enorme BMW M8 GTE número vinte e cinco até ao topo da tabela de tempos dos GTLM, mostrando que o carro bávaro está mais competitivo que na primeira prova da temporada, graças um BoP mais simpático.
Ainda assim, o americano viu a aproximação perigosa de James Calado que, numa volta notável, colocou o Ferrari da Risi Competizione no segundo posto a menos de um décimo de segundo do tempo da pole.
Jesse Krohn confirmou a subida de forma da BMW com o terceiro crono, relegando para o quarto posto o melhor dos Ford GT, pilotado por Richard Westbrook.
Laurens Vanthoor levou o seu Porsche 911 de motor central traseiro até ao sexto lugar, a sete décimos de segundo do BMW, ao passo que o melhor dos Corvette foi o de António Garcia, na sétima posição.
Nos GTD, Daniel Serra esteve imparável aos comandos do Ferrari da Spirit of Race que divide com Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana, carregando-o até à pole-position da classe. O brasileiro esteve num nível aparte, deixando o Lexus de Jack Hawksworth a um massivo meio segundo e batendo o recorde para a pista de Sebring dos GTD.
O Acura NSX de Álvaro Parente foi qualificado por Katherine Legge, que levou o carro da Michael Shank Racing até ao décimo posto da tabela de tempos da classe, a quase um segundo e meio do poletime. No entanto, o português, na sua página de Facebook oficial, afirmou que o GT japonês está competitivo para a corrida de amanhã.
A corrida terá o seu início às 14h40, Hora de Lisboa, de sábado e poderá ser seguida em directo através do website da competição: imsatv.imsa.com.
Nota (23h30): Albuquerque vai largar para a corrida do sétimo lugar porque os dois Mazda RT24-P foram penalizados nas verificações técnicas, por uso indevido de fita adesiva em zona não permitida da carroçaria, e vão ser obrigados a partir do fim da grelha de partida.