1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 20/05/2024 21:32 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
Rali Ilha Azul
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








12h Sebring: Primeira linha para Barbosa e Albuquerque
Data: 17/03/2017 18:45

João Barbosa, Filipe Albuquerque e o brasileiro Christian Fittipaldi vão arrancar da 2ª posição para as 12 horas de Sebring.

O suíço Neel Jani fez a pole-position com o Oreca 07 Gibson LMP2 da Rebellion Racing, ao rodar em 1:48.178, tendo batido o Cadillac DPi.V-R por 0,095 segundos.

O trio lusófono, tal como as outras duas formações de pilotos que usam os protótipos Cadillac, foi prejudicada pelo novo Balanço de Performance (BoP) que cortou a vantagem que os carros da marca norte-americana tinham sobre a concorrência, principalmente a nível de potência de motor.

Apesar de Barbosa ter posto o nº5 na pole-position em Daytona, Fittipaldi foi o piloto escolhido para fazer a qualificação de hoje e o ex-piloto de F1 esteve muito próximo da pole-position. Porém, na última tentativa, o carro da Action Express Racing ficou sem gasolina para completar um último tempo rápido. O resultado de hoje deverá no entanto ser pouco relevante para a maratona de amanhã, como apontou Albuquerque. "Podíamos ter chegado à pole, pois estávamos a fazer uma volta excelente mas ficámos sem gasolina fruto de um problema na entrada do combustível na reserva. Ainda assim foi um mal menor já que nos mantivemos na primeira linha da grelha", disse o piloto de Coimbra.

Para a corrida de amanhã, o piloto português considera: "Vamos ter boas lutas e tenho a certeza que vai ser uma prova renhida, mas confio no nosso trabalho e no desempenho do carro que está com um andamento fantástico e que nos vai permitir rodar na frente. Só pensamos na vitória".

No ano passado, já tendo Albuquerque como companheiro, o Daytona Prototype, entretanto retirado, de Barbosa e Fittipaldi liderou a maior parte desta prova e finalizou no pódio, chegando em terceiro. As 12 horas de Sebring marcam a segunda etapa da temporada 2017 do IMSA WeatherTech Sportscar Championship. Na primeira, em Daytona, no final de janeiro, Fittipaldi e os companheiros de equipa lusos terminaram em segundo na estreia do novo carro, o Cadillac DPi-V.R, marcando uma nova era dos protótipos da categoria.

A pista de Sebring, com traçado de aproximadamente 6 km e 17 curvas, é uma das mais exigentes da temporada. “Na minha opinião, é uma das corridas mais difíceis do calendário, principalmente quando se une altas temperaturas, com a idade do asfalto e a demanda que ela exige dos carros e pilotos”, explica Fittipaldi, que faz questão de destacar seu apreço pela corrida.

Além de Fittipaldi, Barbosa e Albuquerque, a equipa Action Express também estará na disputa da prova com os atuais campeões do IMSA Eric Curran e Dane Cameron, que vão dividir o #31 Whelen Engineering/Team Fox Cadillac DPi-V.R com o britânico Mike Conway, tendo este carro marcado o terceiro "crono". Na segunda linha da grelha de partida vai estar também o Ligier JS P217 Gibson LMP2, da PR1/Mathiasen Motorsports, guiado por José Gutierrez.

Desde sua formação, em 2010, a equipa Action Express Racing soma 16 vitórias e é tricampeã (2014, 2015 e 2016) do IMSA WeatherTech SportsCar e da Taça Norte-Americana de Endurance (NAEC). A equipa também venceu as 24 Horas de Daytona em 2010 e 2014, as 12 Horas de Sebring de 2015 e as 10 Horas de Petit Le Mans em 2015.

No que respeita às categorias de GT - GTLM e GTD - tivemos meias surpresas. Na categoria GTLM, ou GT Le Mans, a Ford Chip Ganassi Racing levou a melhor, sem surpresas. No Ford GT nº67, Ryan Briscoe rodou em 1:55.939, batendo o carro igual nº66 de Dirk Mueller por 0.236 segundos. O tempo do australiano foi 2.5 segundos mais rápido que a pole-position obtida o ano passado por Bill Auberlen em BMW.

Na categoria GTD, ou GT Daytona, aquela que utiliza carros da regulamentação FIA GT3, a pole-position ficou nas mãos do Mercedes AMG GT3 de Tristan Vautier. Esta foi a primeira vez que a SunEnergy1 Racing e a Mercedes-AMG obtiveram uma pole-position no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, naquela que é a sua segunda prova no campeonato. O francês rodou em 1:59.738 e terá ao seu lado à partida o Audi R8 LMS da Land Motorsport. Seguiu-se o Lamborghini Huracan GT3 da Change Racing e os dois Lexus RC F GT3 oficiais.

A corrida arranca no sábado pelas 14h40, hora portuguesa, e pode ser vista no site do campeonato em http://imsatv.imsa.com/.

Ramón Herrera / Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   12h Sebring: Eddie Lawson sai do retiro
   12h Sebring: Albuquerque procura desforra
   12h Sebring - 6 Horas: Barbosa e Albuquerque dominaram os acontecimentos
   12h Sebring - Final: Barbosa e Albuquerque novamente segundos
   IMSA: Barbosa com boas perspectivas para a temporada
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Portugueses
   IMSA SportsCar Championship
Provas:
   12 horas de Sebring
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com