1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 11/05/2024 15:18 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








GP do Japão – Corrida: E aí vão duas para Alonso
Data: 12/10/2008 09:49

Fernando Alonso venceu o Grande Prémio do Japão, ganhando a sua segunda corrida consecutiva da temporada, num prova marcada por erros e penalizações para os candidatos ao título.

A décima sexta ronda do Campeonato de 2008 começou de uma forma dramática, com Kimi Raikkonen a arrancar muito bem do segundo lugar, o que lhe permitiu ascender imediatamente ao primeiro lugar. Porém, Lewis Hamilton não se mostrou agradado com a situação e, na travagem para a primeira curva, tentou desesperadamente recuperar a liderança, travando demasiado tarde, arrastando consigo para fora de pista os dois Ferrari.

Enquanto isso, Robert Kubica e Fernando Alonso esgueiravam-se para o comando, com o espanhol a liderar o polaco. Entretanto, David Coulthard era a primeira vítima do dia ao despistar-se violentamente após a quebra de uma suspensão provocada por um toque com Kazuki Nakajima.

Após a sua manobra desesperada da primeira curva, Hamilton rodava no quinto posto logo atrás de Massa, mostrando-se capaz de ultrapassar o brasileiro. Na segunda volta, na travagem para a chicane, o piloto da Ferrari cometeu um ligeiro erro que foi rapidamente aproveitado pelo inglês. Porém, Massa não estava disposto a submeter-se à vontade do seu rival e na curva seguinte, então por dentro muito embora com parte do carro na relva, forçou a ultrapassagem. O toque entre os dois foi inevitável, tendo, desta feita Lewis Hamilton levado a pior ao entrar em pião.

O jovem da McLaren Mercedes rumou imediatamente à sua boxe, onde o seu carro foi verificado, reabastecido e equipado com pneus novos, caindo para a penúltima posição, tendo atrás de si apenas Kazuki Nakajima. Massa, por seu lado, rodava no sétimo posto no encalço de Sebastien Bourdais.

Porém, tanto o inglês, devido à sua manobra na primeira curva, como o brasileiro, graças ao toque que protagonizou com o seu rival, seriam penalizados com um drive through cada um, o que condicionou a corrida dos dois.

Enquanto isso, Kubica seguia no comando sem que, no entanto, conseguisse afastar-se de Fernando Alonso, o que viria a ser determinante para que o espanhol assumisse a liderança após a primeira ronda de reabastecimentos.

O piloto da Renault assim que ascendeu ao primeiro lugar impôs um ritmo impressionante, afastando-se do jovem da BMW Sauber à razão de meio segundo por volta, chegando a ter uma vantagem superior a dez segundos. Desta forma, Alonso, apesar de ter realizado o seu segundo pit-stop duas voltas antes de Kubica, manteve a liderança, obtendo a sua segunda vitória da temporada, mas desta feita verdadeiramente conquistada e sem que um golpe de sorte o tenha colocado no caminho do triunfo.

O polaco, sem andamento para o seu amigo espanhol, teve ainda que se defender de Kimi Raikkonen. O finlandês, ao sair de pista logo na primeira curva para evitar Hamilton, danificou ligeiramente o seu carro que perdeu alguma eficácia, mas, ainda assim, conseguiu manter o contacto com o piloto da BMW Sauber.

Após a segunda ronda de reabastecimentos os pneus macios do F1.08 de Kubica granularam e este passou a sentir forte pressão de Raikkonen. O ferrarista chegou a colocar-se por diversas vezes ao lado do seu adversário, que lhe ofereceu sempre o lado de fora da pista, mas nunca conseguiu concretizar a ultrapassagem, chegando, numa ocasião, a fazer uma excursão por fora de pista, dado nem ele nem Kubica terem levantado o pé na saída da Curva 1.

O finlandês acabaria por se quedar pelo terceiro lugar, o que o tira matematicamente da corrida do título, tendo ainda que se preocupar com Nelsinho Piquet. O brasileiro da Renault, que arrancou do décimo lugar, mas com uma prestação muito consistente, guindou-se ao quarto posto final, atrasando-se nas voltas finais da prova sem que a sua posição estivesse em risco.

Jarno Trulli garantiu um bom quinto lugar, batendo os dois homens da Toro Rosso Ferrari, tendo desta vez Sebastien Bourdais batido Sebastien Vettel.

No derradeiro lugar pontuável terminou Felipe Massa que, depois de ter caído para o décimo quarto posto (fruto dodrive though), encetou uma excelente recuperação, tendo ultrapassado Nick Heidfeld e Mark Webber nas últimas oito voltas, o que o levou até ao oitavo posto, apesar de um pião provocado por um toque com Bourdais. Após a prova, o piloto francês viria a ser penalizado com vinte e cinco segundos devido a este incidente, promovendo Vettel, Massa e Webber num lugar.

A prestação inspirada do brasileiro contratou com a exibição ausente de Lewis Hamilton que, depois de ter cumprido o seu drive though, nunca mais se encontrou, cruzando a meta num distante décimo segundo posto. Este foi um Grande Prémio aziago para a McLaren Mercedes que viu o motor de Heikki Kovalainen partir, quando estava decorridas dezasseis voltas, rodava o finlandês no terceiro lugar.

POS PILOTO EQUIPA (PNEUS) TEMPO/DIFERENÇA
1. Alonso Renault (B) 1h30:21.892
2. Kubica BMW Sauber (B) + 5.283
3. Raikkonen Ferrari (B) + 6.400
4. Piquet Renault (B) + 20.570
5. Trulli Toyota (B) + 23.767
6. Vettel Toro Rosso-Ferrari (B) + 39.207
7. Massa Ferrari (B) + 46.158
8. Webber Red Bull-Renault (B) + 50.811
9. Heidfeld BMW Sauber (B) + 54.120
10. Bourdais Toro Rosso-Ferrari (B) + 59.085
11. Rosberg Williams-Toyota (B) + 1:02.096
12. Hamilton McLaren-Mercedes (B) + 1:18.900
13. Barrichello Honda (B) + 1 volta
14. Button Honda (B) + 1 volta
15. Nakajima Williams-Toyota (B) + 1 volta
ABANDONOS
Fisichella Force India-Ferrari (B) 22
Kovalainen McLaren-Mercedes (B) 17
Sutil Force India-Ferrari (B) 9
Glock Toyota (B) 7
Coulthard Red Bull-Renault (B) 1

VOLTA MAIS RÁPIDA: Massa, 1:18.426

CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS
POS PILOTO PONTOS
1. Hamilton 84
2. Massa 79
3. Kubica 72
4. Raikkonen 63
5. Heidfeld 56
6. Kovalainen 51
7. Alonso 48
8. Trulli 30
9. Vettel 30
10. Webber 21
11. Glock 20
12. Piquet 18
13. Rosberg 17
14. Barrichello 11
15. Nakajima 9
16. Coulthard 8
17. Bourdais 7
18. Button 3

CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES
POS CONSTRUTOR PONTOS
1. Ferrari 142
2. McLaren-Mercedes 135
3. BMW Sauber 128
4. Renault 66
5. Toyota 50
6. Toro Rosso-Ferrari 34
7. Red Bull-Renault 29
8. Williams-Toyota 26
9. Honda 14

COMENTE ESTA NOTÍCIA NO FÓRUM DO SPORTMOTORES.COM

Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   GP do Japão – Qualificação: Hamilton ganha o primeiro round
   GP do Japão: Hamilton e Massa desagradados
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
Provas:
   G. P. Japão
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com