A dupla Fernando Peres / José Pedro Silva, acabou desclassificada no Rali Ilha Lilás. Já passava da meia noite de ontem quando o facto foi dado a conhecer, acabando por confirmar alguns rumores que se ouviram durante o dia.
Num campeonato que está com dificuldades em decorrer de forma normal e pacífica, os acontecimentos ao lango do Rali Ilha Lilas reforçaram essa mesma ideia. Primeiro foi Gustavo Louro a declarar aos microfones de uma rádio durante a prova de que Fernando Peres seria desclassificado por um engano de percurso.
O piloto terceirense referia-se à situação passada no parque de assistência da Praia da Vitória, e que Peres relatou. "Neste parque de assistência, em vez da placa de controlo estar à saída do parque estava colocada antes. Ou seja, nós e as restantes equipas de assistência que lá se encontravam já deveriamos estar fora do parque.... nós saímos e não descobrimos a placa, porque ela estava antes da saída. No entanto acabei por controlar no local correcto e no meu tempo. Convém dizer que no road book não estava assinalado o local do controle pois possuia apenas uma indicação 'saída de parque', não mencionando onde se fazia o controle. Quero frizar que não foi por isto que fomos desclassificados e quero também deixar claro que só nos nos enganamos, porque éramos os primeiros a sair, todos os restantes viram o que se passou e foram directos para o controlo."
A segunda situação é a mais polémica e envolve o percurso para o derradeiro parque de assistência já em Angra do Heroísmo. Segundo Fernando Peres "numa rotunda saímos para a avenida errada, vendo o erro, voltamos para trás e retomamos o percurso correcto no mesmo local onde o havíamos deixado. Não atalhamos nem encurtamos percurso, não recebemos assistência, até andamos mais cerca de 500mt e à vista de toda a gente, mas retomamos o percusro correcto. Isto é uma situação muito comum que acontece em todos os ralis, até no mundial e sem desclassificações!"
Esta situação motivou um protesto de Gustavo Louro ao Colégio de Comissários Desportivos durante a tarde, tendo este orgão decidido no final da prova desclassificar a equipa nº 1. Fernando Peres mostra-se particularmente desagradado com esta situação. "Há uma moldura penal com quatro possibilidades para o não cumprimento integral do percurso, a mim foi-me aplicada a mais pesada. Eu pergunto qual será a penalidade a aplicar quando um piloto atalhar no percurso e tirar vantagem disso. Ou então, as restantes três penalidades em que situações são aplicadas."
O piloto do Porto mostra-se inconformado com a situação, e apelou desta decisão do CCD, pelo que de momento tudo fica em stand-by
Segundo o site do TAC, o não cumprimento do Artigo 8.1.1. das prescrições específicas de ralis 2006 levou à desclassificação e consequente entrega do triunfo a Luis Pimentel.
Actualizado às 21.21 de 03/09/2006
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