Os 9 pontos que à partida separavam Fernando Peres de Gustavo Louro, pareciam uma grande diferença, mas após o Rali Ilha Lilas deixaram de existir por umas horas. A partir do final de dia de Sábado volataram a existir quando Fernando Peres foi desclassificado!
Já se adivinhava que a dupla Peres / Silva se apresentassem muito forte no asfalto terceirense, sendo de prever uma exibição na sanda da que se viu há um mês na Madeira. E acabou por acontecer o que se imaginava, Peres entrou forte, Gustavo respondeu na 2ª PE mas a partir da 3ª ficou notório que em condições normais o Lancer Evo. IX seria mais rápido, acabando por todos os restantes troços.
Gustavo Louro ficou entregue à luta com Luis Pimentel, os dois açoreanos andaram muitos juntos com o conhecido "Licas" a fazer a melhor exibição do ano nunca perdendo Louro de vista. Mas na 6ª PE Luis Pimentel perdeu mesmo Gustavo Louro pela simples razão que o homem do Team Açoriano desistiu com problemas de turbo e motor no Impreza N12. Peres fiacava assim mais tranquilo na liderança e Pimentel também tranquilo no 2º posto.
Ricardo Moura e Luis Rego lutaram até bem perto do final por aquele que viria a ser o 3º lugar final, tendo ainda a presença de Paulo Pereira até ao 5º troço, altura em que este capotou o Mitsubishi Lancer MR. Rego e Moura lutaram até ao penultimo troço, altura em que o homem do Lancer MR tinha 2,3s de vantagem sobre Moura mas foi obrigado a desistir. Quem também desistiu mas de forma prematura foi Horácio Franco com problemas de transmissão no 2º troço, isto depois de ter feito o 4º tempo na classificativa de abertura.
Carlos Costa não teve dificuldades em impôr-se na F3, tendo ainda o elevado número de abandonos permitido ao homem do Citroen Saxo S1600 garantir o 4º lugar final. Augusto Ferreira foi o vencedor do Troféu Clio - Olavo Esteves ao passo que o Troféu Starlet / Sousa Automóveis teve em Francisco Costa o vencedor.
Entre os VSH Bruno Tavares num Peugeot 205 GTI foi o primeiro líder, mas logo na 2ª PE cedeu a liderança a Mário Garcia num Peugeot 309 GTI que acabou por vencer, atrás deste ficou Nuno Cabral em carro idêntico, Eduino Januário fechou o pódio com o Seat Ibiza GTI.
Neste prova fica o registo de um troço atrasado pela presença de vacas (!) com o proprietário ads ditas a alegar que não sabia da realização do rali.
Os ralis nos Açores sem histórias à volta já começam a ser raros... e este Ilha Lilas teve muita polémica, acabando com um protesto de Gustavo Louro contra um engano de percurso de Fernando Peres, acabando o CCD por dar provimento e desclassificar o vencedor. Peres apelou da desclassifucação. Toda a história está contada noutro artigo publicado.
Classificação final (provisória):
1º Luis Pimentel / Fernando Nunes - Subaru Impreza N12 - 46m13,8s
2º Ricardo Moura / Sancho Eiró - Mitsubishi Lancer Evo. VIII - a 57,9s
3º Carlos Costa / Carlos Cassis - Citroen Saxo S1600 - a 2m16,5s
4º Ricardo Carmo / Rodrigo Ávila - Subaru Impreza - a 2m19,1s
5º Hermando Couto / Nelson Dinis - Mitsubishi Carisma GT - a 2m20,5s
6º Nuno Rocha / César Rocha - Subaru Impreza - a 2m58,1s
7º Jorge Rocha / Paulo Jesus - Citroen Saxo Cup - a 4m04,3s
8º Marcos Veredas / Filipe Moura - Citroen Saxo Cup - a 4m22,0s
9º Paulo Silva / Miguel Ângelo - Subaru Impreza WRX STI - a 4m51,2s
10º Sérgio Silva / Ricardo Melo - Peugeot 206 GTI - a 5m06,8s
(...)
Campeonato absoluto: (Provisório)
1º Gustavo Louro - 27
2º Luis Pimentel - 22
3º Ricardo Moura - 21
4º Fernando Peres - 18
5º Armindo Araújo - 15
(...)
Actualizada às 21.31 de 03/09/2006
|