Pipo Derani conquistou mais uma pole position no IMSA Sportscar Championship ao dominar as qualificações das 12 Horas de Sebring com o Cadillac V-Series.R n°31 da Whelen Cadillac Racing.
Numa sessão marcada pela saída de pista de Mathieu Jaminet com o Porsche 963 n°6 da Porsche Penske Motorsport, Pipo Derani confirmou a sua excelência no exercício das qualificações. O brasileiro conquistou mais uma pole position na competição, após uma sessão GTP perturbada pela referida neutralização. Derani faz equipa com o ex-F1 Jack Aitken e com Tom Blomqvist que este ano está empenhado na IndyCar Series.
Quando Phil Hanson (Porsche 963 n°85 da JDC-Miller) liderava a sessão com 1'51"441, esta foi neutralizada com bandeira vermelha após o incidente de Mathieu Jaminet na saída da Curva 1. O francês perdeu o controlo do seu protótipo ao passar pelo meio-fio externo, batendo no muro em seguida. Jaminet conseguiu sair do carro.
Com pouco mais de 4 minutos restantes no relógio para a retomada, os concorrentes da classe apressaram-se em voltar à pista, e foi Derani quem liderou com 1'48"152 para a sua segunda pole do ano após Daytona. O campeão da IMSA de 2023, poleman aqui em 2021 e 2023, supera Sébastien Bourdais (Cadillac n°01 da Cadillac Racing) por 147 milésimos para um dobradinha dos V-Series.R, que estão em excelente forma no ex-aeroporto da Flórida.
Louis Delétraz colocou o primeiro Acura ARX-06 n°40 da Wayne Taylor Racing with Andretti a mais de quatro décimos, e precedeu o BMW M Hybrid V8 n°24 da BMW M Team RLL com Philipp Eng aos comandos. Seguiram-se os Porsches 963 n°7 da Porsche Penske Motorsport de Felipe Nasr, o de Phil Hanson e o exemplar da Proton Competition guiado por Julien Andlauer nesta qualificação.
O estreante Lamborghini SC63 n°63 da Lamborghini Iron Lynx, com o italiano Matteo Cairoli ao volante, terminou a mais de cinco segundos da pole com o oitavo tempo GTP, marcando um tempo mais lento que os primeiros LMP2, assim como o BMW n°25 - BMW M Team RLL, 9º na GTP.
Na disputa pela pole, com um tempo de 1'48"038, Ricky Taylor viu todos os seus tempos serem cancelados, já que a WTR with Andretti trabalhou no carro durante a sessão, o que é proibido pelo regulamento. Mais uma for de cabeça para Filipe Albuquerque.
A Lexus e a Vasser Sullivan dominaram a qualificação nos GT, particularmente na GTD PRO. Jack Hawksworth (Lexus RC F GT3 n°14) estabeleceu o melhor tempo em 1'58"714, 64 milésimos à frente do melhor carro GTD, o Mercedes-AMG GT3 n°57 de Philip Ellis. Antonio Fuoco (n°47 Ferrari 296 GT3 - Cetilar Racing) e Parker Thompson (n°12 Lexus - Vasser Sullivan) seguiram-se na classificação e completaram os três primeiros na GTD. Contudo, o Mercedes-AMG foi desqualificado, devido a uma infração técnica, e o Ferrari da Cetilar herdou a "pole" da classe GTD.
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