1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 21/05/2024 16:33 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
Rali Ilha Azul
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








GP da China – Corrida: Alonso oferece título à Renault
Data: 16/10/2005 11:24

Fernando Alonso esteve hoje imperturbável no comando do Grande Prémio da China, oferecendo o título de construtores à Renault ao vencer a corrida que terminou o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2005.

Com o Campeonato de Construtores por decidir, no princípio da corrida a estratégia da Renault era clara – Fernando Alonso, que aproveitou da melhor forma a pole-position assegurada ontem para reclamar a liderança, deveria rodar no máximo das capacidades do seu R25, ao passo que Giancarlo Fisichella, que liderava o pelotão perseguidor, teria que controlar o andamento dos dois pilotos da McLaren Mercedes. O espanhol imprimiu um ritmo avassalador e rapidamente desapareceu do horizonte dos pilotos que o seguiam, ganhando uma vantagem que lhe permitia efectuar mais uma paragem nas boxes que os seus adversários, caso fosse essa a sua estratégia de corrida.

Porém, a táctica de corrida de Alonso acabou por ficar bem guardada dado que, quando estavam cumpridas dezoito voltas uma grelha do sistema de drenagem do circuito soltou-se para a pista e um desprevenido Montoya passou-lhe por cima, obrigando-o a rumar às boxes para substituir o seu pneu dianteiro direito e precipitando a entrada do Safety Car em pista para que a peça em questão fosse removida e todas as suas semelhantes fossem verificadas pelos comissários de pista. Com a corrida neutralizada verificou-se a entrada massiva de pilotos nas boxes e Fernando Alonso viu a sua confortável vantagem reduzida a nada. Ainda assim, a sorte estava do lado da Renault, dado que Juan Pablo Montoya via-se irremediavelmente atrasado na classificação devido à troca de um dos pneus do seu McLaren MP4-20 Mercedes, vindo a desistir seis voltas mais tarde, graças a danos provocados pelo embate na estranha peça depositada em pista, o que entregou praticamente o título de construtores à equipa anglo-francesa, dado que apenas o abandono de um dos Renault e a vitória de Raikkonen poderia inverter a situação a favor da Renault.

Após o regresso do Safety Car às boxes o padrão da corrida não se alterou e Fernando Alonso recomeçou a cavar uma vantagem para Giancarlo Fisichella que se manteve na segunda posição, apesar de bastante pressionado por Kimi Raikkonen. Estavam então cumpridas vinte e nove voltas das cinquenta e seis que compunham a corrida, quando Narain Karthikeyan, depois de um erro de pilotagem, saiu de pista a alta velocidade, embatendo violentamente nos rails que o enviaram de volta para o asfalto do traçado chinês, tendo sido evitado por muito pouco por Jacques Villeneuve. O Safety Car foi novamente obrigado a entrar em pista, o que permitiu a quase todos os pilotos realizarem o seu derradeiro reabastecimento. Ralf Schumacher, Felipe Massa e Christian Klien não seguiram o exemplo dos seus adversários e mantiveram-se em pista, o que lhes permitiu seguirem Alonso, por esta ordem.

O piloto espanhol da Renault, com três pilotos entre si e Raikkonen, que entretanto tinha passado Fisichella na boxe, tinha a corrida na mão, imprimindo um andamento que se mostrou inalcançável para o finlandês, o que lhe permitiu garantir com alguma facilidade a sua sétima vitória da temporada, oferendo dessa forma o título de construtores à Renault. Kimi Raikkonen, depois de ter visto desaparecer da sua frente os três pilotos ainda com reabastecimentos por realizar, terminou num impotente segundo lugar, beneficiando do drive trough que penalizou Giancarlo Fisichella – por este ter bloqueado o finlandês quando os dois rumaram pela segunda vez às boxes – para finalizar a corrida livre de qualquer pressão.

O piloto italiano, com a penalização de que foi alvo, acabou por perder o terceiro lugar que foi arrecadado por Ralf Schumacher que, com uma corrida sólida e estrategicamente bem delineada, ofereceu mais um pódio à Toyota, culminando da melhor forma uma excelente temporada da equipa sedeada em Colónia.

Christian Klien e Felipe Massa terminaram na quinta e sexta posições, respectivamente, depois de também eles se terem mantido em pista, quando o Safety Car liderou o pelotão pela segunda vez. Esta dupla foi favorecida pelo tempo que Mark Webber e Jenson Button perderam na traseira de Rubens Barrichello que, apesar de sentir graves problemas de aderência, revelou-se um obstáculo difícil de transpor, o que os atirou para as restantes posições com direito a pontos.

A Ferrari teve uma corrida para esquecer, tendo o desastre começado a desenhar-se ainda antes da prova ter o seu início, quando Michael Schumacher e Christijan Albers se tocaram com alguma violência ao dirigirem-se para a pré-grelha. Os dois pilotos foram obrigados a recorrer aos carros de reserva, o que significou, de acordo com as regras em vigor, partir das boxes. Mais tarde e depois de se arrastar por posições a que não estava habituado, Michael Schumacher acabou por realizar um pião quando o Safety Car estava em pista, colocando dessa forma inglória um ponto final no seu campeonato deste ano. Rubens Barrichello chegou a dar a ideia de que poderia terminar nos pontos, mas os problemas de aderência que assolaram os pilotos da Ferrari ao longo de toda a temporada atiraram-no para um anónimo décimo segundo lugar final.

Tiago Monteiro protagonizou mais uma vez uma excelente corrida que o levou até ao décimo primeiro lugar da classificação. O piloto português foi ao longo de toda a prova pressionado por pilotos com muito melhor material ao seu dispor, tendo-se defendido com grande autoridade dos ataques de pilotos como Michael Schumacher, David Coulthard, Jarno Trulli ou Jacques Villeneuve. Não chegou aos pontos como ambicionava, mas mais uma vez mostrou que tem qualidades para se manter na Fórmula 1, realizando uma prestação honrosa na despedida da Jordan Grand Prix dos Grandes Prémios.

Com o desfecho do Grande Prémio da China, o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2006 chegou ao fim, tendo Fernando Alonso e a Renault sido os grandes vencedores de uma temporada bastante competitiva e que marcou o fim do domínio avassalador da Ferrari e de Michael Schumacher. Para o ano há mais…

POS PILOTO EQUIPA PNEUS VOLTAS/DIFERENÇA
1 Alonso Renault M 56 voltas
2 Raikkonen McLaren Mercedes a M a 4,0s
3 R. Schumacher Toyota M a 25,3s
4 Fisichella Renault M a 26,1s
5 Klien Red Bull Racing M a 31,8s
6 Massa Sauber Petronas M a 36,4s
7 Webber Williams BMW M a 36,8s
8 Button BAR Honda M a 41,2s
9 Coulthard Red Bull Racing M a 44,2s
10 Villeneuve Petronas M a 59,9s
11 Monteiro Jordan Toyota B a 1m24,6
12 Barrichello Ferrari B a 1m32,8s
13 Pizzonia Williams BMW M a 1 volta
14 Doornbos Minardi Cosworth B a 1 volta
15 Trulli Toyota M a 1 volta
16 Albers Minardi Cosworth B a 5 voltas
ABANDONOS

Sato BAR Honda M problemas técnicos
Karthikeyan Jordan Toyota B despiste
Montoya McLaren Mercedes M problemas técnicos
M. Schumacher Ferrari B despiste

CAMPEONATO DE PILOTOS
Pos Piloto Equipa Pneus Pontos
1 Alonso Renault M 133 Pontos CAMPEÃO MUNDIAL 2005
2 Raikkonen McLaren Mercedes M 112 Pontos
3 M. Schumacher Ferrari B 62 Pontos
4 Montoya McLaren Mercedes M 60 Pontos
5 Fisichella Renault M 58 Pontos
6 R. Schumacher Toyota M 45 Pontos
7 Trulli Toyota M 43 Pontos
8 Barrichello Ferrari B a 38 Pontos
9 Button BAR Honda M 37 Pontos
10 Webber Williams BMW M 36 Pontos
11 Heidfeld Williams BMW M 28 Pontos
12 Coulthard Red Bull Racing M 24 Pontos
13 Massa Sauber Petronas M 11 Pontos
14 Villeneuve Petronas M 9 Pontos
14 Klien Red Bull Racing M 9 Pontos
16 Monteiro Jordan Toyota B 7 Pontos
17 Wurz McLaren Mercedes M 6 Pontos
18 Karthikeyan Jordan Toyota B 5 Pontos
19 de la Rosa McLaren Mercedes M 4 Pontos
19 Albers Minardi Cosworth B 4 Pontos
21 Friesacher Minardi Cosworth B 3 Pontos
22 Pizzonia Williams BMW M 2 Pontos
23 Liuzzi Red Bull Racing M 1 Ponto
23 Sato BAR Honda M 1 Ponto

CAMPEONATO DE CONSTRUTORES
Pos Equipa Pneus Pontos
1 Renault M 191 Pontos CAMPEÃ MUNDIAL 2005
2 McLaren Mercedes M 182 Pontos
3 Ferrari B 100 Pontos
4 Toyota M 88 Pontos
5 Williams BMW M 66 Pontos
6 BAR Honda M 38 Pontos
7 Red Bull Racing M 34 Pontos
8 Sauber Petronas M 20 Pontos
9 Jordan Toyota B 12 Pontos
10 Minardi Cosworth B 7 Pontos

Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   GP China - Qualificação: Alonso irrepreensível
   GP da China: A corrida na 1ª pessoa
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
Provas:
   G. P. China (Xangai)
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com