1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 18/05/2024 23:32 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Rampa Internacional da Falperra



Proximas 3 Provas
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans
Jarama Classic








24h Le Mans - Final: Peugeot destaca o esforço da equipa
Data: 12/06/2023 09:40

Mais de 300.000 espectadores estiveram presentes no circuito durante todo o fim de semana para celebrar o centenário das 24 Horas de Le Mans, a 91ª edição da lendária corrida e a 4ª ronda do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA. Após 24 horas de corrida, e para celebrar o seu regresso a Le Mans, os dois Hypercars híbridos-elétricos do Team Peugeot TotalEnergies cruzaram a linha de meta na 8ª (#93) e 12ª (#94) posições da classe Hypercar.

Para além do resultado é sobretudo a execução da corrida que vamos recordar. Depois de uma semana difícil, em que a equipa teve de lidar com vários incidentes, o Team PeugeotTotalEnergies fez uma corrida fantástica numa prova cheia de surpresas.

Foi um evento cheio de ação, com muitos acidentes em pista, e muitos carros tiveram mesmo de abandonar a corrida. As condições meteorológicas variáveis, com secções secas e molhadas, tornaram a corrida mais complicada para os pilotos. A corrida foi neutralizada três vezes com um Safety Car a alterar as ordens em cada uma delas.

Paul Di Resta, ao volante do 9X8 #93 e Nico Müller no #94 arrancaram para uma corrida cuja partida foi dada por Lebron James, lenda viva da NBA. Os dois 9X8 estavam em ritmo e em contacto com os outros concorrentes, gerindo os procedimentos do Safety Car. O 9X8 #93 saiu de pista no final da tarde de sábado e desceu na classificação.

Durante as horas seguintes, uma estratégia audaciosa combinada com as qualidades dinâmicas do 9X8 e com a dos seus pilotos permitiu ao 9X8 #94 de Loïc Duval assumir a liderança das 24 Horas de Le Mans e manter-se na frente do pelotão durante mais de 4 horas graças a Nico Müller e Gustavo Menezes. Infelizmente, após 11 horas de corrida, o piloto Gustavo Menezes bateu nas barreiras na saída da primeira chicane da reta de Hunaudières.

Graças ao trabalho fantástico de toda a equipa, o carro voltou à pista apenas 20 minutos depois de ter entrado na box. Entretanto, o 9X8 #93, conduzido por Jean-Éric Vergne, Mikkel Jensen e Paul Di Resta, estava a rodar de forma consistente e foi abrindo caminho na classificação até chegar ao 6º lugar a meio da corrida.

Durante o resto da noite e início da manhã, não se registaram incidentes de maior para os dois carros que mantiveram o seu ritmo graças à concentração dos pilotos e da equipa. Esta consistência conduziria o #93 ao 5º lugar e o #94 à 10ª posição após 18 horas de corrida.

No entanto, quando faltavam 2h30 para o final da corrida, os dois carros foram obrigados a regressar à box devido a um problema hidráulico.

Mais uma vez, a equipa mostrou a sua capacidade de reação, já demonstrada durante o desafio de paragem nas boxes ganho no início da semana. Graças a este fantástico trabalho de equipa, os dois carros puderam voltar à pista. E o mesmo aconteceu durante a última hora de corrida, quando o #94 teve de regressar às boxes para uma intervenção no motor.

Jean-Marc Finot - Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorsport: "Como concorrentes, não podemos estar satisfeitos com a nossa classificação, com o nosso primeiro carro na 8ª posição. Mas temos de olhar para além das classificações, pois este foi um grande evento e o resultado de um grande empenho de toda a equipa. Podemos ver, corrida após corrida, que fizemos progressos e estas 24 Horas de Le Mans foram um passo em frente no nosso desempenho. Fomos capazes de lutar contra as melhores equipas e até de assumir a liderança durante mais de 4 horas para grande satisfação dos fãs da marca e das corridas de resistência. Foi um momento intenso com a equipa. Tivemos também de gerir os incidentes em pista, mesmo que tenhamos tentado evitá-los, alguns atrasaram-nos. Quanto à fiabilidade, podemos constatar que, desde Sebring, fizemos muitos progressos. As 24 Horas de Le Mans são uma corrida muito exigente e podemos ver que ainda temos trabalho a fazer. Estou muito orgulhoso da nossa primeira tentativa nas 24 Horas de Le Mans na classe Hypercar. Estou muito feliz por partilhar este momento com a equipa e com os nossos fãs.”

Olivier Jansonnie - Diretor Técnico da Peugeot Sport: "A nossa alegria é o reflexo do trabalho de todos os que estiveram por detrás deste projeto durante mais de um ano e o objetivo era chegar a Le Mans em 2023. Fomos criticados por falta de performance, de resultados e de fiabilidade. Não mostrámos uma performance tão boa como a dos nossos concorrentes, mas estivemos muito perto em alguns momentos e conseguimos contrabalançar com uma estratégia de corrida audaciosa e um enorme envolvimento da equipa. Claro que quem viu as últimas três horas da corrida pôde testemunhar o empenho da equipa em manter os carros em prova. O nosso nível de preparação quando chegámos era muito melhor do que para uma corrida de 6 horas. Este é um elemento que será fundamental para a preparação das próximas corridas."

A.I.


Links relacionados
 
Noticias:
   24h Le Mans - Final: Ferrari voltou a vencer
   24h Le Mans - Final: Félix da Costa desiludido com o resultado
   24h Le Mans - Final: Rui Andrade acreditou que poderia vencer nos LMP2
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Campeonato do Mundo de Endurance
Provas:
   24 Horas de Le Mans
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com