Sebastien Ogier fala abertamente sobre a perspectiva de correr num Toyota GR010 HYBRID nas 24 Horas de Le Mans no próximo ano. A super estrela dos ralis sugeriu na semana passada, antes da sua estreia no enduro francês, na classe LMP2, que uma decisão sobre um terceiro carro do fabricante japonês poderá estar iminente.
A Toyota Gazoo Racing conquistou uma histórica quinta vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans. Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa conduziram de forma brilhante aos comandos do Toyota GR010 HYBRID nº8, completando 380 voltas perante uma multidão apaixonada. A quarta “dobradinha” em Le Mans foi conseguida graças ao desempenho notável dos vencedores do ano passado, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, que partilharam o Toyota GR010 HYBRID nº7, e que cruzou a linha da meta, em segundo, a apenas 2 minutos e 1,222 segundos do Toyota nº8.
Em Le Mans,
Ogier admitiu que
o seu programa do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) com o esquadrão Richard Mille Racing dirigido pela Signatech foi concebido para preparar para uma mudança para um Hypercar
extra preparado pelo seu empregador japonês.
"Não é segredo que isto é o que está por trás deste projecto [com Richard Mille]", disse Ogier. "Não tenho a certeza de quais são os elementos que realmente irão decidir se isto irá ou não acontecer".
O vencedor de oito títulos do Campeonato do Mundo de Ralis é suficientemente rápido para correr na categoria de topo do Hypercar em Le Mans, de acordo com a Toyota. Esta foi a retórica do director técnico da Toyota Gazoo Racing Europe, Pascal Vasselon, depois de uma série de testes de Ogier no GR010 HYBRID.
"Não estamos muito preocupados com o desempenho de Sebastien: ele andou e foi razoavelmente rápido", disse Vasselon, que acrescentou que Ogier deu um "passo em frente" desde a sua primeira excursão no teste de rookies no Bahrein, em Novembro, e nos dois testes privados subsequentes.
O uso de um terceiro carro pela Toyota está em discussão, como todos os anos, disse Vasselon, embora o director do Toyota Gazoo Racing, Rob Leupen, o tenha descrito como "inviável". Aparentemente, a Toyota Gazoo Racing Europe, em Colónia, não está a pressionar os seus patrocinadores no Japão para que os recursos sejam suficientes para gerir um terceiro carro.
Contudo, Ogier tem ligações estreitas com o CEO da Toyota, Akio Toyoda, que parece ser provavelmente o árbitro supremo sobre se a Toyota irá ter um carro extra em Le Mans em 2023.
Já a luta pelo título do campeonato mundial de resistência continua com as 6 Horas de Monza a 10 de julho 2022.
|