Os festejos de Teemu Suninen e Mikko Markkula pela vitória no WRC2 no Secto rali da Finlândia duraram poucas horas. E indiretamente Ott Tanak foi responsável.
Ao final do dia de Domingo o Hyundai i20 Rallly 2 era desclassificado devido a irregularidades detetadas pelos comissários técnicos.
A irregularidade em causa era o peso do pára-choques dianteiro, que se ficava pelos 3,931kg quando na ficha de homologação o peso mínimo é de 4,510kg. Os representante da Hyundai Motorsport aceitaram a desclassificação.
A parte mais curiosa é que apesar de inscrito pela Hyundai Motorsport, o i20 Rally com o número 21 é preparado pela Red Grey Team, a equipa de Ott Tanak e Markko Martin.
Os responsáveis da Hyundai Motorsport reconheceram ter sido um erro da equipa que preparou o carro, sendo aquele pára-choques uma unidade que não era original e era normalmente utilizada apenas em testes, mas por lapso foi montada para o Rali da Finlândia.
Os pára-choques dianteiros de outros dois Hyundai foram também pesados entre os 5 Kg e os 5,090Kg.
Emil Lindholm acabou por ser o melhor dos WRC2, juntando assim ao triunfo no WRC2 Junior.
|