1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 17/05/2024 03:47 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
Rampa Internacional da Falperra



Proximas 3 Provas
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans
Jarama Classic








Rali de Portugal: Soltas da prova - V
Data: 24/05/2022 23:14

Aqui fica a quinta e ultima série de notícias soltas do Vodafone Rali de Portugal que nestes dias animou o Norte e Centro do país.

Super especial de Lousada
Lousada é a super-especial mais antiga do WRC ainda em utilização, tendo começado em 1991 e recebido a caravana do mundial por 16 vezes. A pista da Costilha não tem paralelo no mundial, seja pelo traçado que continua a ser espetacular, seja pelas horas de emoção e divertimento se vive nas bancadas e peão do circuito até anoitecer. Este ano o Clube Automóvel de Lousada teve a ideia de cantar o hino de Portugal 5 minutos antes da partida, e com a voz de quase 20.000 pessoas criou um momento único que ficou para a história. Só quem lá esteve consegue entender.

Rali de Portugal escolhido para os 50 anos
Foi à prova portuguesa que coube a responsabilidade de organizar os festejos do 50º aniversário do WRC. Trabalho extra para o ACP Motorsport, mas uma prova de confiança da FIA e do WRC Promoter nas capacidades lusitanas de fazer um bom evento. Carlos Barbosa referiu em Coimbra que o convite partiu do WRC Promoter. Mas ter o Rali de Portugal a ser o evento comemorativo eleva ainda mais o estatuto da prova portuguesa, a qual integrou o calendário na primeira temporada de WRC em 1973, na altura apenas um campeonato de equipas. O rali de Portugal faz parte da história do WRC, umas vezes pelo melhor e outras pelo pior, mas é indiscutível a sua importância.

O que se passa com Sebastien Ogier?
Em dois ralis Sebastien Ogier não teve a estrelinha da sorte que tanto o ajudou nos últimos 5 anos e em dadas alturas contribuiu decisivamente para quatro títulos mundiais. Em Monte Carlo perdeu o rali por causa de um furo, em Portugal foram dois furos e uma saída de estrada. Agora que abandonou a disputa do campeonato integralmente é que vai começar a ter os problemas normais do comum dos mortais pilotos? Ou foi a troca de navegador?

Manuel Castro muito azarado
Manuel Castro soma um triste record que é o de perder dois carros no Rali de Portugal por incêndio. Em 2017 tinha ardido o Hyundai i20 R5 num reabastecimento feito pela organização do campeonato, este ano viu arder o Skoda Fabia R5 poucos metros depois do Stop da segunda passagem de Arganil. Apesar de estar poucos metros após o final do troço, o piloto de Caldas das Taipas esperou 8 minutos para que os bombeiros que se encontravam a 200 metros tivessem autorização para socorrê-lo. Nesses 8 minutos o carro ardeu quase todo.

O publico e a falta de sorte lusitana
A FIA não facilita nada ao Vodafone Rali de Portugal. As situações com a colocação do publico que se vê nas restantes provas do mundial, não são válidas para Portugal. Ou seja os portugueses estão muito limitados na forma como podem ver o rali porque a FIA assim exige. O problema é que vemos dezenas e dezenas de quilómetros de publico mal colocado nas outras provas sem que nada aconteça, como vimos em Monte Carlo e Crocia, e em Portugal temos apenas uma ou outra situação de exceção e numa dessas situações de exceção há logo um acidente, como aconteceu com Teemu Suninen.

A saída do finlandês num sitio onde estava público que escapa ao controlo dos carros de segurança, fez de imediato soar as sirenes no 1º piso da Exponor em Matosinhos. Não foi bom não.

Kevin Saraiva impedido de correr
Kevin Saraiva inscreveu-se na Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, mas chegado ao Vodafone Rali de Portugal o piloto de 17 anos percebeu que não podia disputar a prova, porque ainda não tem carta de condução. Não alinhou cá e não vai alinhar no Rali da Catalunha do mundial. Perde portanto duas provas por causa desta falha.

Em 2017 Kalle Rovanpera viu o governo finlandês abrir uma exceção para poder ter carta aos 17 anos e começar a fazer ralis do mundial. Oliver Solberg teve de esperar pelos 18 anos e pela carta de condução para se estrear no WRC em Gales em 2019, e ainda chumbou no exame de código que quase lhe comprometeu a estreia.

Portugueses nas equipas
Os portugueses do mundial continuam a ser presença assídua nas equipas do mundial de ralis. Para além dos lusos que estão na M-Sport Ford, Toyota Gazoo e Hyundai, temos a Toksport repleta de mecânicos portugueses e até a PCRS onde corre Josh McErlean tem portugueses. Só nos falta mesmo ter pilotos no WRC.

A variedade de vencedores do Vodafone Rali de Portugal
Quando o Rali de Portugal regressou ao mundial estávamos na era de Sebastien Loeb, a seguir veio a era de Sebastien Ogier. Enquanto se disputava no Algarve viu Sebastien Loeb vencer duas vezes, Sebastien Ogier quatro, e pelo meio assistiu a um triunfo de Mads Ostberg.

Desde que rumou ao Norte nenhum piloto conseguiu vencer duas vezes na região. Fica aqui a lista de vencedores desde 2015: Jari-Matti Latvala, Kris Meeke, Sebastien Ogier, Thierry Neuville, Ott Tanak, Elfyn Evans e Kalle Rovampera.



Links relacionados
 
Noticias:
   Rali de Portugal: Soltas da prova - I
   Rali de Portugal: Soltas da prova - II
   Rali de Portugal: Soltas da prova - III
   Rali de Portugal: Petter Solberg homenageado por Montalegre
   Rali de Portugal: Soltas da prova - IV
Categorias:
   Nacional
   Ralis
   Ralis
   Campeonato Mundial de Ralis - WRC
Provas:
   Vodafone Rali de Portugal
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com