1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 10/05/2024 18:52 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








CEGT - AIA: Portugueses brilham com Racar em destaque
Data: 08/04/2024 15:05

Fim-de-semana de sucesso para a RACAR Motorsport
A RACAR esteve em grande destaque na primeira etapa do Campeonato de España de GT, que teve lugar no Autódromo Internacional do Algarve, tendo conquistado duas vitórias em duas corridas.

A formação de Lisboa apresentava-se na prova algarvia da competição espanhola com dois Porsche 992 GT3 Cup, um para Leandro Martins e Dieter Svepes e outro para Pedro Moleiro e Francisco Cruz.

O duo austro-brasileiro iniciava o fim-de-semana com um novo chassis no seu carro, o que os obrigou a um aturado trabalho de afinação e de acertos técnicos que foi sendo realizado competentemente.

Isto permitiu que o duo assegurasse o quinto lugar na grelha de partida para a primeira corrida e a pole-position para a segunda, o que lhe abria a possibilidade de lutar pelos pódios.

Na primeira prova do evento, realizada no domingo, Leandro Martins realizou um primeiro turno ao ataque, conseguindo subir a primeiro, posição em que entregou o Porsche a Dieter Svepes, que não teve dificuldades em caminhar para o primeiro triunfo do fim-de-semana.

A segunda corrida não teve um início muito positivo, uma vez que a pista estava húmida e Leandro Martins não estava com a melhor estratégica técnica para as condições, levando a que perdesse algum ponto.

No entanto, um Safety-Car no momento certo e o ritmo alucinante de Sven Svepes permitiu à dupla da RACAR Motorsport vencer novamente, protagonizando um fim-de-semana a roçar a perfeição.

“Foram três dias muito intensos! Tivemos de trabalhar muito para que a o carro ficasse bem equilibrado, dado ser o primeiro evento com o novo chassis, mas conseguimos ir evoluindo progressivamente e os resultados estiveram à vista. Para além disso, foi o nosso primeiro contacto com pneus Pirelli, o que nos obrigou a algum trabalho de adaptação. A primeira corrida foi perfeita! Entreguei o carro em primeiro ao Sven e ele continuou para a vitória. Estávamos com um ritmo muito forte. Na segunda, não escolhemos a estratégias mais acertada e eu perdi muito tempo durante o meu ‘stint’. No entanto, tivemos sorte, com o Safety-Car, e o Dieter esteve, uma vez mais, muito forte, o que nos permitiu vencer novamente! Foi um fim-de-semana intenso, mas estivemos muito bem e a RACAR Motorsport esteve irrepreensível… Era difícil fazer melhor”, sublinhou Leandro Martins.

A dupla formada por Pedro Moleiro e Francisco Cruz enfrentava um fim-de-semana de novidades e, muito embora o seu tempo em pista tenha sido interrompido por muitas bandeiras vermelhas, qualquer dos pilotos foi demonstrando uma adaptação progressiva.

Depois de qualificações, complicadas, as corridas foram de recuperação. Na primeira, o duo conseguiu ganhar seis posições, vendo a bandeira de xadrez em sexto, apesar de um longo período de Safety-Car os ter impedido de realizar uma recuperação ainda mais fulgurante.

Na segunda, Francisco Cruz levou o Porsche da RACAR Motorsport de nono ao segundo posto, numa pista que se apresentava difícil. No final, o sétimo lugar na linha de meta era um bom resultado, mas que não traduzia cabalmente o verdadeiro potencial do duo.

“Foi uma evolução constante a cada ida à pista, enquanto a equipa tentava descobrir o melhor acerto para me ajudar e ao Francisco. Sinto que, se for possível fazer mais corridas este ano, a presença no pódio será uma certeza, dado fiquei a perceber como pilotar melhor o Porsche 992 GT3 Cup. O balanço deste fim de semana foi positivo! Diverti-me muito em pista e a dividir o carro com o Francisco que esteve rapidíssimo todo o fim-de-semana. Foi pena o erro que cometi na última corrida, quando estávamos numa posição de pódio, perdendo alguns lugares. Ainda recuperei algumas posições, mas não o suficiente para regressar aos três primeiros. Tenho de agradecer à Soudal por me apoiar e à RACAR Motorsport por me acolher tão bem”, afirmou Pedro Moleiro

Francisco Cruz demonstrou-se muito entusiasmado com a máquina de Weissach e sublinha a forma como ele e Pedro Moleiro evoluíram ao longo do fim-de-semana, apesar das contrariedades. “Gostei muito do carro! O Porsche 992 GT3 Cup é fantástico, muito melhor do que eu esperava, é realmente uma grande evolução relativamente ao seu antecessor. O fim-de-semana não foi fácil, uma vez que tivemos muitas bandeiras vermelhas ao longo das nossas sessões, o que nos impediu de rodar e de acelerar a nossa adaptação ao carro. O mesmo passou-se na minha qualificação, tendo a sessão sido interrompida quando o meu tempo ia sair, o que comprometeu a minha posição. Ainda assim a minha evolução foi progressiva e, na segunda corrida, consegui levar o carro desde nono na partida até segundo, o que me deixou muito satisfeito, dado que estávamos com ritmo para um lugar no pódio. No final, foi uma experiência muito positiva, gostei muito, e foi fantástico ter feito equipa com o Pedro pela primeira vez, uma vez que foi ele que me trouxe para as corridas, há quinze anos. Quero ainda agradecer aos meus patrocinadores e à RACAR Motorsport por esta oportunidade”, concluiu.

José Maria Marreiros e Pedro Marreiros evidenciam competitividade
José Maria Marreiros e Pedro Marreiros tiveram uma estreia difícil na temporada deste ano do Campeonato de España de GT, mas mostraram um ritmo competitivo no Autódromo Internacional do Algarve, prometendo lutar pelo pódio ao longo do ano.

Pai e filho chegavam ao mais moderno circuito português sem qualquer teste de preparação, esperando um fim-de-semana de adaptação, dado que José Maria nunca tinha rodado aos comandos do Porsche 992 GT3 Cup e os pneus Pirelli eram uma novidade para ambos.

Apesar das dificuldades que tinha de enfrentar, o mais jovem dos Marreiros mostrou uma rápida adaptação à sua nova montada e às borrachas italianas e na sua qualificação registou o terceiro tempo da geral, segundo entre os carros inscritos na classe GT Cup.

Na corrida de sábado, com um ritmo muito competitivo, o pódio, e até a vitória, poderia estar ao alcance de José Maria Marreiros e Pedro Marreiros, mas um erro de procedimento do Safety-Car, que mandou passar todos os carros menos o Porsche 992 GT3 Cup operado pela Veloso Motorsport, significou a perda de mais de um minuto, condicionando a prova do duo.

Apesar deste erro procedimental do Safety-Car, a dupla conseguiu terminar no quinto posto, quarto da GT Cup, o que evidencia bem a competitividade demonstrada ao longo de toda a prova.

Para a segunda corrida José Maria Marreiros, numa pista difícil, dado que estava húmida da chuvada da noite, estava a adaptar-se às condições que eram novas para ele, uma vez que nunca tinha pilotado com slicks num asfalto com água.

Sem cometer erros, conseguiu ir evoluindo, mas um furo provocado por um parafuso que estava na pista acabou por impedir a conquista do resultado que estava ao alcance da dupla. Pedro Marreiros ainda realizou uma recuperação, ultrapassando diversos carros, vendo a bandeira de xadrez no décimo quarto posto da geral, décimo da classe GT Cup.

“Foi um fim-de-semana de estreias! Nunca tinha pilotado este carro, não conhecia os pneus, mas consegui adaptar-me bem e mostrar um bom andamento, como demonstra o meu tempo na qualificação e a minha prestação na primeira corrida. Na segunda, foi uma experiência nova rodar com slicks numa pista molhada, mas acabou por ser um furo a impedir-nos de conquistarmos um bom resultado. Penso que demos boas indicações para a temporada e estou desejoso de poder voltar à competição“, afirmou José Maria Marreiros.

Pedro Marreiros sublinha a boa prestação do seu filho, apontando que só um erro procedimental do Safety-Car os impediu de subir ao pódio: “Já não me sentava num carro de corridas há um ano, mas conseguiu recuperar progressivamente o ritmo competitivo. Os Pirelli foram um desafio para mim, ao contrário do que se passou com o José Maria, que se adaptou rapidamente. Ele esteve muito rápido, tanto em qualificação como em corrida, e fiquei muito orgulhoso. Estou seguro de que, sem o erro do Safety-Car, teríamos terminado a primeira corrida em segundo ou, quem sabe, talvez tivéssemos mesmo vencido. Claro que queremos sempre o melhor resultado possível, mas foi importante a competitividade que demonstrámos, dado que ficou evidente que estaremos na luta pelos lugares do pódio em circunstâncias normais”.

A próxima etapa do Campeonato de España de GT realiza-se em Navarra nos dias 8 e 9 de Junho.

Veloso Motorsport com pódio no Algarve
A Veloso Motorsport esteve em excelente plano no primeiro fim de semana de corridas a contar para o Campeonato de Espanha de GT. Com. Uma formação de quatro carros e seis pilotos, o destaque estava, claro, no apadrinhar da estreia de uma dupla de pai e filho, no caso, Pedro Marreiros (piloto com um título de Espanha de GT) e José Maria Marreiros. Para além disso, a equipa da Póvoa de Lanhoso voltou a preparar o carro de José Barros, jovem piloto cheio de talento que se estreou no CER-GT. Jean-Roch Piat e a dupla João Posser e Miguel Caetano completaram a formação da Veloso Motorsport que esteve presente no Algarve.

O saldo desta primeira jornada do CER-GT foi altamente positivo, com José Barros a conhecer um fim de semana em crescendo. Apesar de nunca ter estado entre os três pilotos mais rápidos nos treinos cronometrados, o piloto da Veloso Motorsport conseguiu um terceiro lugar na primeira corrida e um quarto posto na segunda manga. Uma exibição que deixou expetativas para as próximas jornadas ao volante de um carro que não pertence à última geração dos Porsche 911 GT3 Cup.

Por outro lado, a Veloso Motorsport apadrinhou com enorme entusiasmo uma dupla muito especial de pilotos: Pedro Marreiros (que regressou à equipa de Luís Veloso) e o seu filho, José Maria Marreiros. Na segunda sessão de treinos cronometrados, a dupla do Porsche 992 GT3 Cup conseguiu ficar na segunda fila da grelha de partida para a segunda corrida (3º lugar). Infelizmente, o azar bateu porta de pai e filho e depois de um excelente quinto lugar na primeira manga, problemas técnicos atiraram os pilotos da Veloso Motorsport para um injusto 14º lugar, quando o pódio estava ao seu alcance. Ficou o excelente andamento de pai e filho e a promessa de mais e melhor nas próximas provas.

Apesar do estatuto de “gentlemen driver”, tanto a dupla Miguel Caetano/João Posser como Jean-Roch Piat, cumpriram um fim de semana com objetivos cumpridos. Os primeiro estiveram sempre dentro dos 15 melhores num pelotão com mais de 30 carros, o segundo conheceu alguns problemas no seu Porsche. Nada que retirasse o sorriso da face de todos. Contas feitas às duas corridas, Caetano e Posser levaram o Porsche 991.2 GT3 Cup da Veloso Motorsport até ao 7ºlugar na primeira manga e ao 15º posto na segunda. Jean-Roch Piat ficou em 19º e 23º, respetivamente, nas primeira e segunda mangas.

O Campeonato de Espanha de GT (CER-GT) cumprirá a segunda jornada nos dias 11 e 12 de maio no Circuito de Jarama, Madrid, Espanha.

Luis Veloso, CEO da Veloso Motorsport: “Num campeonato com mais de 30 carros e pilotos de grande gabarito, a nossa formação conseguiu excelentes resultados, destacando, claro, o pódio do José Barros que confirma a nossa aposta e o talento que todos reconhecemos nele. Todos estiveram, dentro dos seus objetivos, muito bem e eu como responsável da Veloso Motorsport sinto-me muito satisfeito pelos resultados apurados e por uma vez mais, termos sido o apoio para a estreia de uma dupla de pai e filho. O Pedro Marreiros regressou à equipa, trouxe o filho e um Porsche 992 GT3 Cup e estiveram em excelente plano. O trabalho feito com o Angus Whiteside na Porsche Sprint Challenge Southern Europe está já a dar frutos e temos todas as condições para oferecer um serviço de qualidade aos pilotos que queiram utilizar esta nova máquina de Weissach. Os nossos ‘gentlemen driver’ conseguiram os seus objetivos com destaque para o Miguel Caetano empara o João Posser que ficaram nos dez primeiros na primeira corrida. Um excelente resultado para esta dupla que escolheu a Veloso Motorsport para competir e divertir. Porém, com um excelente andamento!”

A.I.


Links relacionados
 
Noticias:
   CPV/Supercars: Araújo Competição estreia novo Aston Martin
   CEGT - AIA: Pai e filho (novamente) em acção
   CEGT - AIA: Racar Motorsport vai a jogo com dois carros
   CPV/Supercars: Sports & You elegeu o Supra GT4
   SSS - AIA: André Vieira conquista pole
   SSS - AIA: André Vieira bisa de F4
   PSCI: Veloso com dois carros
Categorias:
   Internacional
   Velocidade
   Portugueses
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com