1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 13/05/2024 21:20 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








Opinião: Algumas lições do Rali da Suécia
Data: 20/02/2024 13:34

O Campeonato Mundial de Ralis (WRC) está em ebulição pelas piores razões, está sob pressão e à procura de rumo. No Rali da Suécia já percebemos um pouco o efeito das mudanças que estão a ser feitas de forma urgente, ou demasiado urgente até.

A única alteração realmente visível que foi implementada no WRC de 2024 foi uma revisão aos pontos a atribuir, mas há uma aposta em elevar apenas o dia de Domingo.

A medida foi recebida com reservas por parte de alguns pilotos, outros nem as expressaram para não serem acusados de "ser do contra" numa altura em que se procuram soluções. Os pilotos são primeiramente desportistas e não "entertainers", e como tal vencer um rali é o ponto alto do evento.

No Rali de Monte Carlo não se falou da mudança pontual, porque o vencedor teve de andar a fundo do primeiro ao último troço, mas na Suécia esse problema já foi bem notado.

Esapekka Lappi somou 19 pontos ao vencer o rali, mas Elfyn Evans que foi 2º somou 20 pontos sem contar com os conseguidos na PowerStage. Não deixa de ser curioso que o próprio Evans tenha sido um dos críticos deste sistema de pontos... acaba por ser ele a comprovar a validade das suas críticas.

Quem estudou e decidiu isto deveria saber que este cenário pode acontecer, prejudicando a verdade desportiva de um campeonato. Se quem decidiu não estudou as simulações é grave, se estudou e ignorou o problema é ainda mais grave.

Haveria muitas formas de atribuir pontos apenas ao desempenho de Domingo, excluindo os da PowerStage, mas sem que o vencedor da prova não fosse o mais pontuado. Atribuir pontos à classificação final da prova, nem que fosse apenas 3, 2 e 1 aos lugares do pódio, seria a solução. É estranho uma equipa ganhar o rali e não ter um único ponto por esse resultado final.

A comunidade do WRC continua focada que o problema são os ralis, a estrutura, os regulamentos, quando o problema é comunicação deficiente, o deficiente trabalho promocional. Ao ver as imagens da noite de Monte Carlo em Janeiro é possível acreditar que aquilo não é vendável? Ou as imagens de alta velocidade na neve sueca? Só não vende se quem o fizer fôr inapto.

Os ralis não são corridas em que vamos ter luta direta. Estabelecendo um paralelismo com o ciclismo, os ralis são uma volta a França sem chegadas em pelotão, apenas com etapas de contra-relógio. É com isto que a FIA e o WRC Promoter têm de trabalhar em vez de tentarem inventar algo que não se sabe o que é, porque os ralis nunca vão ser corridas.

O WRC tem imagens espetaculares, tem tecnologia incrível para as transmitir, só não tem forma de vender o produto e fazê-lo chegar a grandes audiências. E até é estranho porque a "casa mãe" de onde vem o WRC Promoter está farta de vender e bem modalidades onde se compete isoladamente. Como é possível que um campeonato que precisa urgentemente de visibilidade continue fechado em canais de televisão de acesso pago?

Ia-me esquecendo que não sei se o formato dos ralis será o problema, é que o WRC Promoter também não consegue promover corridas. Já viram o que fizeram no Mundial de Rallycross?

Termino com uma questão que não tem a ver com ralis mas que deve preocupar: Já viram que o Rali da Suécia foi deslocado 700km para Norte mas, apesar de ter nevado durante o rali, a edição deste ano teve alguns troços pisos enlameados?



Links relacionados
 
Noticias:
   Opinião - JAM: A penalização que deveria envergonhar
   Opinião - JAM: Finalmente perceberam que o WRC está a ir ao fundo?
   Opinião - JAM: O WRC acordou e agora vai reagir
   Opinião - JAM: O Rali Vidreiro abriu mais uma vez caminho
   Opinião - JAM: O Japão como montra para os problemas do mundial de ralis
   WRC: Ott Tanak não está preocupado com o mau arranque de temporada
   Opinião: São estas as medidas que o WRC necessita?
   WRC: Dacia não deixa Loeb correr em Portugal
   Opinião: O automobilismo tem de pensar no ambiente e na sua sobrevivência
Categorias:
   Nacional
   Internacional
   Ralis
   Campeonato Mundial de Ralis - WRC
   Crónicas
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com