A Toyota Gazoo Racing vai competir em 2024 com a versão actualizada do seu carro vencedor do Dakar, agora conhecido como GR DKR Hilux EVO T1U - um nome que reflecte tanto as actualizações do carro como a nova categorização do Campeonato do Mundo FIA de Rally Raids (W2RC).
A equipa vai inscrever cinco equipas no Dakar 2024, incluindo dois pilotos estreantes que vão participar na prova mais dura do mundo que este ano se disputa novamente na Arábia Saudita. Esta será a maior equipa que a TGR alguma vez apresentou no icónico Rali Dakar, misturando a experiência inigualável de Giniel de Villiers com o ritmo inegável dos jovens Lucas Moraes e Seth Quintero.
O novo GR DKR Hilux EVO T1U é 100 mm mais largo do que o seu antecessor e incorpora vários melhoramentos. A suspensão foi objeto de uma atenção especial e a unidade de ar condicionado foi deslocada para uma maior eficiência. Para além disso, a Hilux foi equipada com um novo sistema de refrigeração, permitindo uma maior redundância.
O foco da Toyota na qualidade, durabilidade e fiabilidade foi um fator chave no desenvolvimento do novo carro. Como tal, o carro tem estado em constante desenvolvimento ao longo do ano e as equipas da TGR completaram quase 30.000 km de corridas e testes na época de 2023 do W2RC e SARRC (campeonato sul-africano).
Foram realizados testes adicionais no Deserto do Kalahari e foi acrescentada uma quilometragem considerável de testes no Deserto do Namibe como parte dos preparativos finais para o Rali Dakar, que conduzirá ao W2RC do próximo ano.
O Dakar 2024 será a primeira ronda do W2RC 2024 e, como tal, será um rali crítico para as duas equipas W2RC confirmadas da TGR: Lucas Moraes e Armand Monleon, bem como Seth Quintero e Dennis Zenz.
/// BIO-FUEL A PENSAR NO FUTURO ///
Ao mesmo tempo, a equipa também integrou os seus planos para um futuro mais sustentável, tendo em vista o projeto Dakar Future. Como parte do seu compromisso para com este projeto, a TGR Dakar estabeleceu uma parceria com a Repsol, para atingir os objectivos exigidos muito antes da data limite de 2026.
A Repsol fornece combustíveis à TGR com 70% de conteúdo renovável, utilizando biocombustíveis avançados com uma redução da pegada de carbono de pelo menos 70%, em comparação com a gasolina convencional. Estes combustíveis renováveis foram concebidos e produzidos no Laboratório Tecnológico da Repsol em Madrid a partir de resíduos renováveis, como o óleo alimentar usado. Foram produzidos em instalações certificadas pelo esquema de sustentabilidade da UE ISCC, e as matérias-primas e os processos de produção cumprem os requisitos de sustentabilidade da Diretiva Europeia sobre Energias Renováveis.
A TGR tem sido um parceiro de investigação e desenvolvimento da Repsol nos últimos 18 meses; primeiro testando em bancada e depois testando extensivamente no terreno o Repsol Renewable Fuel 70R+ em vários locais, com os testes finais pré-Dakar concluídos recentemente na Namíbia. A mistura utilizada pela equipa foi formulada exclusivamente para a TGR, de acordo com os regulamentos da FIA.
O Dakar 2024 tem início marcado para o dia 5 de janeiro, com um pequeno prólogo perto da cidade de Alula, no norte do país. Seis etapas difíceis estão previstas após o prólogo, incluindo uma inovadora etapa "48 horas Chrono", que é essencialmente uma etapa maratona alargada. Seguir-se-á o tradicional dia de descanso, que terá novamente lugar na capital saudita de Riade (13 de janeiro de 2024). Mais seis etapas levarão o rali de volta à parte norte do país, antes de o evento terminar na cidade costeira de Yanbu, a 19 de janeiro.
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