1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 20/05/2024 17:49 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
Rali Ilha Azul
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








Dakar: Tatra construiu novo camião com Inteligência Artificial
Data: 30/10/2023 19:07

A equipa Tatra Buggyra ZM está a preparar um novo camião Tatra para o Rali Dakar que tem início em janeiro de 2024.

A Inteligência Artificial (IA) está a auxiliar a equipa de design no desenvolvimento complexo do veículo, um processo que também foi significativamente atrasado devido aos atrasos dos organizadores na implementação de novas regras.

"O plano de construir um novo camião foi concebido há dois anos. No entanto, a construção foi adiada devido às mudanças nas regras e homologações da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para o Dakar, que ainda estavam a ser trabalhadas. A versão final das regras só foi conhecida neste verão. Foi somente depois disso que implementámos as últimas alterações no projeto e começámos a construir o carro. Isso constitui um atraso de pelo menos meio ano em comparação com o pior cenário que tínhamos imaginado. No entanto, estaremos a competir com este carro em janeiro", disse o chefe da equipa oficial Buggyra, Martin Koloc.

Os especialistas estão a utilizar as últimas tendências no trabalho de design, incluindo inteligência artificial e realidade virtual.

"A inteligência artificial está envolvida na otimização, estamos também a empregar cálculos de Dinâmica de Voo Computacional (CFD). Usamos esses cálculos para analisar o fluxo de ar, a distribuição de peso e a forma do veículo. O nosso objetivo é manter a identidade da Tatra, mesmo que seja um carro de motor dianteiro. Esperamos uma melhoria significativa no desempenho. Planeamos iniciar os testes no Dakar deste ano e começaremos a construir o segundo carro em fevereiro, após a avaliação do Dakar 2024", Koloc descreveu o desenvolvimento do novo Tatra.

O designer-chefe da Buggyra, David Vršecký, admitiu que a inovação da IA lhe proporcionou uma nova perspetiva na construção de um carro de corrida. "Tens de aprender a usar a IA corretamente. O fator crucial é a tarefa em questão. Os nossos dados são altamente específicos e complexos, e apenas com as entradas corretas podes obter um resultado satisfatório."

Além da inteligência artificial, o software de realidade virtual Gravity Sketch é um ativo significativo. Com ele, o designer pode visualizar o camião usando óculos de realidade virtual como se já estivesse construído. "O designer gráfico criou o design externo do camião. Ver o camião em escala 1:1 é certamente superior a um modelo 3D. Este último é um pouco ilusório. Dessa forma, podes andar ao redor do camião, inspecioná-lo de todos os ângulos e identificar quaisquer problemas potenciais que possam estar ocultos em 3D."

Graças a essas novas inovações, todos na Buggyra estão ansiosos para que o novo Tatra esteja pronto a tempo para o início do Rali Dakar em janeiro de 2024.

"É um empreendimento significativo. Os nossos principais desafios surgem das entregas de empresas externas. Após a pandemia de COVID-19, a situação não melhorou significativamente devido à situação tensa atual, e estamos a esperar meses, em vez de semanas, para algumas peças ou materiais", explicou o designer-chefe da Buggyra.

A 46ª edição do Rali Dakar começa a 5 de janeiro de 2024 e termina a 19 de janeiro. Pela quinta vez na sua história, será realizado no território da Arábia Saudita, com 12 etapas no programa. A equipa de corrida Buggyra ZM não estará apenas representada na categoria de camiões, pois a formação final de pilotos será anunciada em novembro. Aliyah Koloc fará a sua estreia na nova classe Elite Ultimate (anteriormente T1+) no Red-Lined REVO T1+ especial. Será a única mulher a competir contra estrelas do TT mundial como Nasser Al-Attiyah, Carlos Sainz Sr e Sébastien Loeb.

Jorge Plácido


Links relacionados
 
Noticias:
   Dakar: Bielorrussos da MAZ sem esperança em regressar
   Dakar: Hino confirma regresso em 2024
   Dakar: Prodrive oficializa Nasser Al-Attiyah
   W2RC: BAIC perdeu todos os pontos
   Dakar: Vaidotas regressa com Fiuza e um Mini muito português
   Dakar: Manos Coronel apresentam equipa de dois carros
   Dakar: ASO bane as bandeiras nacionais
   Dakar: Tatra lança o projeto T 162 Karel
Categorias:
   Internacional
   Todo o Terreno
   Dakar
Provas:
   Dakar
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com