1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 20/05/2024 20:30 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
Rali Ilha Azul
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








GP do Bahrein - Corrida: Hamilton vence o primeiro duelo
Data: 28/03/2021 19:24

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Bahrein, depois de um intenso duelo com Max Verstappen que chegou a ultrapassar o inglês a três voltas da bandeirada de xadrez.

Todos estavam ansiosos por assistir a uma batalha entre estes dois pilotos, mas todos tivemos de esperar um pouco mais, uma vez que na volta de aquecimento Sérgio Pérez viu o seu Red Bull parar em pista, obrigando a que o pelotão realizasse mais uma volta antes de a corrida ter o seu início.

O mexicano conseguiu levar o seu carro até às boxes, de onde arrancou, mas logo na segunda curva da prova, Nikita Mazepin acelerou com demasiada violência e acabou de encontro aos muros de protecção, terminando a sua estreia oficial na Fórmula 1 e espoletando a entrada em pista do Aston Martin Vantage conduzido por Bernd Maylander.

A corrida foi retomada na terceira volta com Max Verstappen no comando seguido de Lewis Hamilton, ao passo que Valtteri Bottas perdera um lugar para Charles Leclerc, que assumiu o terceiro posto.

O finlandês acabaria por suplantar o homem da Ferrari, mas na frente, o Red Bull esticava as pernas e mostrava que, em performance pura, estava um passo à frente do Mercedes, e só com algo especial da parte da formação de Brackley o holandês poderia ser batido.

Na décima primeira volta Fernando Alonso, 9º, foi o primeiro a entrar nas boxes, numa corrida em que se esperavam duas paragens, obrigando a que os pilotos à volta dele fizessem o mesmo nas voltas seguintes. Esta romaria às boxes abriu um buraco para que a Mercedes chamasse Hamilton para a sua primeira troca de pneus na décima terceira volta, trocando os médios com que iniciara a prova para montar duros.

Sem que Pérez estivesse por perto para poder ser uma peça estratégica, a Red Bull decidiu não chamar Verstappen, cobrindo o possível overcut de Bottas e mantendo-se numa estratégia de duas paragens.

O finlandês acabaria por parar na décima sexta volta para montar duros, tendo a formação de Milton Keynes reagido na volta seguida, para equipar o Red Bull do holandês com pneus médios.

No entanto, então, já Hamilton tinha ficado na liderança da corrida, beneficiando do poderoso undercut que se verifica em Sakhir, mas com a possibilidade de ter de parar uma terceira vez.

Quando regressou ao pit-lane vigésima oitava volta, quinze após a primeira, e com vinte e oito da bandeirada de xadrez, parecia claro que o inglês estaria numa estratégia de três paragens. Verstappen, por seu lado, entrava nas boxes na trigésima nona passagem pela linha de meta, numa clara táctica de duas trocas de pneus.

O holandês saiu das boxes a 7,6 segundos de Hamilton, mas, com pneus mais frescos, foi ganhando tempo ao líder consistentemente, que parecia caminhar para o final da corrida sem voltar a parar, esperando que os Pirelli duros aguentassem até à bandeirada de xadrez, a única possibilidade que tinha para vencer.

Verstappen foi recuperando, chegando à traseira do Mercedes na quinquagésima segunda volta, a quatro do final. Na volta seguinte, na Curva 4, lançou um ataque ao seu rival, ultrapassando-o por fora.

No entanto, para o fazer, recorreu à escapatória, sendo o obrigado a ceder a sua posição a Hamilton. A partir de então, apesar de ser uma presença pressionante nos espelhos do W12 número quarenta e quatro, não voltou a conseguir a desferir um ataque, acabando o inglês por vencer, apesar de ter um carro notoriamente inferior ao Red Bull, começando assim da melhor forma a defesa do seu título, que este ano se prevê ser dura.

Verstappen teve de se contentar com o segundo posto, ao passo que Bottas, com uma segunda paragem desastrosa por parte da Mercedes, ficou no terceiro posto da tabela de tempos, nunca sendo um factor na luta pela vitória. No final, montou um jogo e pneus médios para assinar a volta mais rápida.

Lando Norris venceu a corrida do Segundo Pelotão, depois de ter ultrapassado Charles Leclerc, que liderou inicialmente atrás dos três da frente. O inglês conseguiu suster a recuperação de Sérgio Pérez, que levou o seu Red Bull até ao quinto lugar final, depois do azar inicial.

O monegasco da Ferrari conseguiu terminar no sexto posto, batendo Daniel Ricciardo, que teve uma corrida tranquila até ao sétimo lugar final à frente de Carlos Sainz, que teve uma boa estreia com a equipa de Maranello.

Yuki Tsunoda foi outra das estrelas da corrida, conseguindo recuperar até ao nono posto, depois da desilusão de ontem, quando foi eliminado na Q2. O japonês foi o melhor representante da AlphaTauri, uma vez que Pierre Gasly partiu a asa dianteira do seu monolugar logo na primeira volta, tocar na traseira do McLaren de Ricciardo, ficando fora da luta pelos pontos.

Lance Stroll conseguiu salvar um ponto para a Aston Martin, ao passo que Sebastian Vettel teve uma corrida desastrada. A meio da corrida, o alemão bateu na traseira do Alpine de Esteban Ocon na travagem para a primeira curva, depois de ter sido suplantado pelo gaulês, o que lhe valeu uma penalização de dez segundos numa prova em que nunca foi capaz de recuperar até à luta pelos pontos.

O alemão sofrera outra penalização ainda antes da corrida, ao ser relegado para o último lugar da grelha de partida por ter sido considerado que infringiu as regras das bandeiras amarelas duplas durante a qualificação de ontem.

Fernando Alonso não teve um regresso auspicioso, muito embora tenha chegado a ser um factor na luta pelos pontos, abandonando com problemas de travões no seu Alpine.

POS PILOTO CARRO TEMPO/DIFERENÇA
1 Lewis Hamilton Mercedes 56
2 Max Verstappen Red Bull 56 0.745
3 Valtteri Bottas Mercedes 56 37.383
4 Lando Norris McLaren 56 46.466
5 Sergio Perez Red Bull 56 52.047
6 Charles Leclerc Ferrari 56 59.090
7 Daniel Ricciardo McLaren 56 1'06.004
8 Carlos Sainz Jr. Ferrari 56 1'07.100
9 Yuki Tsunoda AlphaTauri 56 1'25.692
10 Lance Stroll Aston Martin 56 1'26.713
11 Kimi Raikkonen Alfa Romeo 56 1'28.864
12 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 55 1 volta
13 Esteban Ocon Alpine 55 1 volta
14 George Russell Williams 55 1 volta
15 Sebastian Vettel Aston Martin 55 1 volta
16 Mick Schumacher Haas 55 1 volta
17 Pierre Gasly AlphaTauri 52 4 voltas
18 Nicholas Latifi Williams 51 5 voltas
Fernando Alonso Alpine 32 24 voltas
Nikita Mazepin Haas 0

Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   GP do Bahrein - Qualificação: Verstappen esmaga Hamilton
   GP do Bahrein: Leclerc satisfeito com progresso da Ferrari (mas…)
   F1: A estreia frustrante de Vettel
   F1: Tsunoda melhor que Norris e Leclerc?
   F1: A aborrecida discussão dos limites de pista
   F1: Binotto está aliviado
   F1: Mercedes não entende o carro
   F1: Ocon admite que tem de melhorar
   F1: Aston Martin (ainda) acredita em Vettel
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
Provas:
   G. P. Bahrein (Sakhir)
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com