Fora de época e sem qualquer piloto português à partida, algo que não acontecia desde 2001, realizaram-se as 12 Horas de Sebring. A última prova do campeonato IMSA Sportscar Championship de 2020 atribuiu os títulos das diversas categorias e viu a Mazda triunfar pela primeira vez numa das clássicas na era dos DPi.
Numa corrida em que os três primeiros terminaram na mesma volta, Harry
Tincknell, Jonathan Bomarito e Ryan Hunter-Reay levaram o Mazda RT24-P à vitória por uma margem de 10 segundos sobre o Acura de Juan-Pablo Montoya, Dane Cameron e Simon Pagenaud.
Num dia particularmente bom para a Mazda Motorsports, Oliver Jarvis, Tristan Núñez e Olivier Pla terminaram no terceiro lugar, ligeiramente atrasados devido a um furo na roda traseira do lado esquerdo que danificou a carroçaria do DPi "japonês" e que obrigou a uma entrada tardia do "Safety-Car" para limpar a pista.
O título da categoria principal do campeonato regulado pela IMSA ficou para Helio Castroneves e Ricky Taylor por apenas um ponto. O Acura do Team Penske teve um problema no turbo logo na primeira hora e perdeu imenso tempo, terminando apenas no oitavo lugar. Contudo, o duo que fez equipa com Alex Rossi nesta prova beneficiou dos infortúnios dos seus adversários para celebrar a conquista do campeonato, mais um para a equipa de Roger Penske, no final.
Os Cadillac DPi da Wayne Taylor Racing e da Action Express Racing, que estavam na corrida pelo título no início do fim-de-semana, estiveram envolvidos em toques. Uma colisão num dos Mazda custou a Scott Dixon, Renger van der Zande e Ryan Briscoe cinco voltas para substituir um radiador. A três horas do fim, Pipo Derani envolveu-se numa luta acesa com Juan-Pablo Montoya que lhe valeu um "drive-through" e estragos na coluna de direcção do Cadillac vermelho.
O quarto e quinto lugares terminaram os Cadillac da JDC-Miller MotorSports. O Caddy nº5 da Mustang Sampling, que foi guiado durante grande parte da temporada por João Barbosa, até este sair da equipa que ainda manteve o patrocínio da Galp, chegou a liderar a corrida, mas terminou no quinto posto, após um toque de Sébastien Bourdais num dos dois Porsche 911 RSR.
Nas outras classes, destaque para a dobradinha dos Porsche 911 RSR oficiais na sua despedida da marca da classe GTLM e também de um Porsche na classe GTD.
A próxima temporada do IMSA Sportscar Championship arranca dentro de dois meses, com o tradicional "Roar Before the Rolex 24", na Daytona International Speedway, de 22 a 24 de Janeiro.
Classificação Final (clique aqui)
|