A discussão em torno dos N5 tem sido um dos temas muito em voga nos últimos tempos. O principal argumento é o custo, mas sabem quanto custam os N5?
O SportMotores.com, com a ajuda da RMC, levanta o véu sobre os custos envolvidos nos veículos desta categoria. Roberto Mendez quer fazer um troféu no Campeonato de Portugal de Ralis, a proposta está na FPAK para uma tomada de decisão este mês.
Já se conhecem os argumentos que os N5 possuem para além dos custos. A sua chegada permitirá uma variedade maior de modelos a competir, podendo até atrair marcas que não têm modelos homologados. Para além disso ocupam o espaço dos quase extintos N4, e fazem falta veículos 4WD nos ralis a seguir aos R5. O hiato que vai dos R5 aos R3/R2 é enorme, e é este mesmo espaço que os N5 assumem preencher a custos pouco superiores aos duas rodas motrizes.
Quando falamos de custos começamos logo pela homologação. Em Espanha homologar um novo modelo N5 custa 1.544 Euros, e nisto inclui-se a homologação, inspecção, certificado de rollbar, ficha técnica e passaporte técnico. Qualquer preparador pode homologar um novo modelo N5.
A aquisição de um carro novo já homologado orça em 125.000 Euros. Estas viaturas possuem uma carroçaria que vale cerca de 12.500 Euros e um motor que custa cerca de 6.000 Euros. Um turbo de 950 Euros e uma pinça de travão a 550 Euros fazem parte do lote de custos com material, onde se pode dar um exemplo de um pára-choques que custa 300 Euros.
Mas mais importante que saber quanto custam os componentes, e talvez tão importante como o custo da viatura, é o custo por quilómetro. A RMC revela que os seus N5 têm um custo por quilómetro de aproximadamente 16 Euros, ou seja, quem adquirir uma destas viaturas será aproximadamente o custo líquido do material que a viatura gasta.
Outro preparador espanhol que também tem destas viaturas, revelou a fontes próximas que o aluguer de uma viatura destas pode ficar em torno dos 30 Euros /km sem incluir os pneus e assistências.
Quando comparamos estes valores com os custos do R5, os N5 ficam bem abaixo, em alguns casos mais de metade. No caso de um motor, o de um R5 fica próximo dos 50.000 Eur, um turbo pode custar 2.500 Euros. O próprio custo por quilómetro de um R5 pode ser o quadruplo do custo /km de um N5.
A questão dos custos dos N5 versus R5 vem reforçar que não são carros concorrentes, os N5 ficam abaixo dos R5 e foi para isso mesmo que foram criados. Em termos competitivos a diferença também é significativa, já que os R5 são mais rápidos que os N5.
Esta classe de ralis começou na América do Sul mas está a ganhar adeptos na Europa, pela facilidade de preparação e custos acessíveis. A classe R4 que a FIA criou parece estar num limbo do qual dificilmente sairá, e nesse contexto os N5 assumem-se cada vez mais como uma alternativa viável.
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