Dindo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish, em Audi R18 TDi, venceram a 60ª edição das 12 horas de Sebring, a primeira prova do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) e do American Le Mans Series (ALMS).
Os três portugueses em prova - João Barbosa, Pedro Lamy e Rui Águas - tiveram uma prestação digna, honrando as cores nacionais. Barbosa venceu a classe LMP2 do ALMS e Lamy passou pela frente da categoria GTE-Am do WEC.
Na Sebring International Raceway, a Audi passeou, como esperado, o seu domínio face a uma concorrência pálida e sem meios para afrontar o domínio germânico. O trio vencedor agarrou a liderança assim que o carro número 1, que fez a "pole-position", se atrasou com problemas de caixa-de-velocidades. Mais tarde, a uma hora do final da prova, o R18 de Timo Bernhard, Romain Dumas e Loic Duval teve um encontro imediato com um concorrente mais lento, ditando o resultado final. Esta foi a décima vitória da Audi em Sebring.
O HPD ARX-03b Honda LMP2 da Starworks Motorsport foi a surpresa. Enzo Potolicchio,
Ryan Dalziel e o líder Stéphane Sarrazin terminaram na terceira posição do pódio, vencendo igualmente a corrida entre os protótipos mais pequenos. Este resultado apenas foi possível, devido aos problemas técnicos nos HPD ARX-03a Honda LMP1 da JRM, primeiro, e da Muscle Milk Pickett Racing, segundo, já no cair do pano.
João Barbosa, teve uma animada luta com Sarrazin, aliás os dois carro andaram sempre muito próximos durante toda a corrida, mas o piloto português não foi capaz de manter o novo HPD ARX-03b da Level 5 Motorsports num lugar do pódio da geral. Mesmo assim, Barbosa, Christophe Bouchut e Scott Tucker celebraram um triunfo na classe LMP2 do ALMS.
Entre os carros de GT, assistiu-se a um duelo BMW-Ferrari-Corvette pela vitória, com um M3 da Rahal Letterman Lanigan Racing a levar a melhor. Joey Hand, Dirk Muller e o estreante Jonathan Sommerton saborearam um triunfo tirado a ferros. Olivier Beretta, num dos dois Ferrari 458 Italia da AF Corse, foi o mais forte opositor da armada de Munique e só deixou de o ser quando na tentativa de subir a primeiro, nos momentos finais da contenda, cometeu um ligeiro erro, acabando ainda por perder uma posição à geral para o melhor dos Corvette de fábrica.
Depois de uma estratégia bem conseguida pela Larbre Competicion, Pedro Lamy esteve a um passo de vencer a categoria GTE-Am do WEC, mas viu-se traído pelo carro. O piloto luso, que fez o primeiro e último turno de condução, encostou o Chevrolet Corvette à berma quando faltam cerca de vinte minutos para o fim da corrida. Este triste episódio aconteceu depois do piloto português ter ultrapassado o Porsche 911 GT3 RSR da Felbermayr-Proton, no qual Paolo Ruberti, Christian Ried e Gianluca Roda foram os vencedores.
A corrida de Rui Águas começou da pior forma, com o piloto algarvio a ser rebocado para as boxes devido a problemas no Ferrari inscrito pela AF Waltrip. O carro italiano nunca recuperou o tempo perdido, tendo terminado no quarto posto da classe GTE-Am, a quinze voltas do vencedor, e quadragésimo primeiro da geral.
RESULTADO FINAL:
1. P1 McNish/Kristensen/Capello - Audi 325 voltas
2. P1 Bernhard/Dumas/Duval - Audi 321 v
3. P2 Potolicchio/Dalziel/Sarrazin - HPD 319 v
4. P2 Tucker/Bouchut/Barbosa - HPD 319 v
5. P2 Nicolet/Lahaye/Pla - Morgan-Judd 318 v
6. P1 Collard/Boullion/Jousse - Pescarolo-Judd 318 v
7. P2 Companc/Kaffer/Ayari - ORECA-Nissan 317 v
8. P1 Dyson/Smith/Kane - Lola-Mazda 317 v
9. P2 Zugel/Gonzalez/Julian - Zytek-Nissan 316 v
10. P1 Leventis/Watts/Kane - HPD 316 v
11. P2 Martin/Kerr/Graves - ORECA-Nissan 315 v
12. PC Popow/Viso/Friselle - FLM 312 v
13. PC Leitzinger/Dobson/Junco - FLM 311 v
14. P2 Holzer/Shultis/Moro - Lola 310 v
15. PC Bennett/Braun/Lux - FLM 310 v
16. P1 Lotterer/Treluyer/Fassler Audi 310 v
17. P1 Brabham/Chandhok/Dumbreck - HPD 309 v
18. GT Hand/Müller/Summerton - BMW 307 v
19. GT Magnussen/Garcia/Taylor - Corvette 307 v
20. GT Bertolini/Beretta/Cioci - Ferrari 307 v
(...)
Poderá agora seguir-nos também no Facebook em SPORTMOTORES.COM