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GP do Bahrein: Desmistificada a tese do brake-test
Data: 06/04/2008 19:20

Após a corrida disputada hoje em Sakhir, rapidamente surgiram rumores que indicavam que Fernando Alonso teria realizado um brake-test a Lewis Hamilton, provocando o toque entre os dois. Uma teoria desmentida pelos protagonistas e pela telemetria da Renault.

Fruto do seu péssimo arranque, o piloto inglês rodava na segunda volta na nona posição no encalço do seu ex-colega de equipa e, à saída da curva 3, subitamente o McLaren Mercedes entrou pela traseira do Renault, danificando a sua asa dianteira.

Com o passado da relação destes dois pilotos em mente, houve logo quem especulasse que Alonso teria realizado uma manobra menos correcta, coisa que o bicampeão mundial desmentiu categoricamente. "Penso que estávamos a rodar muito perto um do outro e, provavelmente, ele não percebeu quão perto estávamos. Ele bateu-me por trás. É claro que nas primeiras voltas, se somos nono ou oitavos, tentamos recuperar lugares rapidamente. O Pat Symonds contou-me sobre esse rumor e ele imprimiu os dados (n.d.r.: da telemetria) para mostrar a todos. É um disparate, mas o que posso fazer", afirmou Alonso após a corrida.

Os dados telemétricos da Renault apoiam as declarações do espanhol que foi defendido por Pat Symonds, o director técnico do departamento de chassis da formação de Enstone: "O Fernando saiu da curva e seguiu na recta sempre a acelerar. Atingiu a quinta marcha a 227Km/h, a fundo, sem tocar nos travões ou qualquer coisa do género. O que podemos dizer é que não pode ser atribuída qualquer culpa ao Fernando, ao contrário da especulação."

Lewis Hamilton, quando confrontado pela possibilidade de ter sido alvo de um brake-test de Alonso, não quis entrar em polémicas desvalorizando o toque entre os dois. "Eu estava atrás dele, eu fui para a direita e ele também e, de alguma forma, acabei na traseira dele. As corridas são assim", sublinhou o inglês.

O jovem da McLaren Mercedes teve uma corrida para esquecer, começando logo no arranque o seu calvário: "O sistema que impede o motor de ir abaixo entrou em acção. No fundo, não carreguei no botão a tempo e, dessa forma, não estava com o mapa de arranque, entrando o sistema imediatamente em acção."

A sua má partida atirou-o para o meio do pelotão, acabando por se tocar com Alonso, o que acabou por ditar o seu péssimo resultado final. "Tive o toque com o Fernando, o que foi determinante para a corrida. Sou sempre o primeiro a arcar com as culpas e penso que essa é forma correcta de abordar as situações", admitiu aquele que até ao Bahrein figurava na primeira posição do Campeonato de Pilotos.

Ao ficar sem pontos na terceira corrida da temporada, o inglês viu-se ultrapassado por Kimi Raikkonen e por Nick Heidfeld, considerando que a sua prestação de hoje ficou muito aquém daquilo que deveria ter feito. "Foi um desastre. Foi uma performance paupérrima e, de uma certa forma, deixei a equipa ficar mal. Tudo correu mal desde o início, mas é preciso manter a cabeça levantada, seguir em frente e recuperar na próxima corrida", concluiu Lewis Hamilton.

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Jorge Girão


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