1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 20/05/2024 22:18 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer



Proximas 3 Provas
Rali Ilha Azul
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








GP do Bahrein - Corrida: Massa redime-se
Data: 06/04/2008 14:30

Felipe Massa recuperou da melhor forma dos desaires dos dois primeiros Grandes Prémios da temporada ao liderar em Sakhir a dobradinha da Ferrari.

A formação transalpina esteve intratável no Bahrein, exibindo um ritmo inalcançável para as suas adversárias, o que tornou a questão da vitória um assunto entre Felipe Massa e Kimi Raikkonen. Desta feita, o brasileiro esteve ao seu melhor nível, aguentando bem as investidas do seu colega de equipa, obtendo a sua primeira vitória da temporada, ao terminar com pouco mais de três segundos de vantagem sobre o Campeão Mundial.

Ao contrário do que seria de esperar, ou talvez não, não foram os McLaren Mercedes que rodaram mais perto dos Ferrari, mas sim os BMW Sauber, tendo Robert Kubica subido ao degrau mais baixo do pódio, sendo seguindo por Nick Heidfeld.

Massa assumiu o comando logo no arranque, enquanto que o seu colega de equipa se envolveu ao longo da primeira volta numa luta intensa com Heikki Kovalainen. Após o piloto McLaren Mercedes ter suplantado o seu conterrâneo, este responderia ainda antes da primeira passagem pela linha de meta, assumindo a terceira posição e passando imediatamente a perseguir Robert Kubica.

Entretanto, começava o dia para esquecer para a equipa de Woking, vendo Lewis Hamilton comprometer um bom resultado logo no arranque, ao falhar completamente a partida. O inglês caiu para o meio do pelotão e, na segunda volta, ao deixar transparecer a impaciência que já o tinha caracterizado em ocasiões anteriores, enfiou o seu McLaren Mercedes na traseira de... Fernando Alonso. O espanhol seguiu a sua corrida sem problemas de maior, mas Hamilton viu-se obrigado a rumar às boxes para substituir a asa dianteira do seu carro. A partir daí protagonizou uma corrida anónima, concluindo a prova num desapontante décimo terceiro posto.

Por seu lado, Raikkonen pressionava Robert Kubica e, na terceira volta, acabaria por ultrapassar o poleman, passando os dois Ferrari a rodarem nas duas primeiras voltas com uma diferença flutuante, mas que nunca ultrapassou os seis segundos, tendo o Campeão do Mundo o piloto da BMW Sauber sempre por perto.

No encalço dos três primeiro rodava Nick Heidfeld, após também ele ter ultrapassado Heikki Kovalainen que se lançava para um prestação ausente, chegando mesmo a ser acossado pelo Toyota TF108 de Jarno Trulli.

Com a chegada da primeira ronda de reabastecimentos, esperava-se que Kimi Raikkonen atacasse o seu colega de equipa, na tentativa de repetir o sucedido na Malásia - ultrapassar o brasileiro nas boxes. No entanto, desta vez o brasileiro respondeu com autoridade ao seu colega de equipa, repetindo a façanha aquando da segunda série de pit-stops, obtendo uma vitória confortável perante Raikkonen. Este, com um carro que nunca esteve do seu agrado, alcançou um bom segundo lugar que o guindou ao primeiro lugar do campeonato, podendo considerar-se um bom resultado, muito embora tenha sido batido pelo seu colega de equipa após uma luta de igual para igual.

Robert Kubica rodou até ao primeiro reabastecimento muito próximo de Kimi Raikkonen mas, ao ser o primeiro dos homens da frente a entrar na boxe (como era esperado), atrasou-se face aos pilotos da Ferrari. O polaco passou a ser atacado, ainda que à distância, pelo seu colega de equipa, dado que este iria efectuar o seu derradeiro pit-stop quatro voltas depois de Kubica. Contudo, o jovem piloto da BMW Sauber não se deixou intimidar, garantindo o seu segundo pódio consecutivo, remetendo Heidfeld para o quarto posto.

Longe do duo de Hinwil rodou Heikki Kovalainen que nunca pareceu em condições de lutar pelos lugares do pódio, o que seguramente que terá deixado Ron Dennis e seus pares preocupados, uma vez que Lewis Hamilton também não se mostrou particularmente rápido, ficando no ar a ideia de que, pelo menos no Bahrein, a McLaren Mercedes não passava da terceira força em pista.

Jarno Trulli continuou a evidenciar a boa forma da Toyota, terminando num confortável quinto lugar com mais de quatro segundos de vantagem para Mark Webber. O piloto australiano protagonizou também uma excelente prestação e, depois de ter arrancado do décimo primeiro posto, subiu até à sétima posição, batendo Nico Rosberg que garantiu o último ponto em disputa.

Após a prova de hoje, a McLaren Mercedes foi a grande derrotada do dia, perdendo o comando em ambos os campeonatos e, para além de ter verificado que não tem andamento para a Ferrari, ficou a saber que na BMW Sauber tem uma perigosa adversária.

POS PILOTO EQUIPA PNEUS TEMPO/DIFERENÇA
1. Massa Ferrari (B) 1h31:06.970
2. Raikkonen Ferrari (B) + 3.339
3. Kubica BMW Sauber (B) + 4.998
4. Heidfeld BMW Sauber (B) + 8.409
5. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) + 26.789
6. Trulli Toyota (B) + 41.314
7. Webber Red Bull-Renault (B) + 45.473
8. Rosberg Williams-Toyota (B) + 55.889
9. Glock Toyota (B) + 1:09.500
10. Alonso Renault (B) + 1:17.181
11. Barrichello Honda (B) + 1:17.862
12. Fisichella Force India-Ferrari (B) + 1 volta
13. Hamilton McLaren-Mercedes (B) + 1 volta
14. Nakajima Williams-Toyota (B) + 1 volta
15. Bourdais Toro Rosso-Ferrari (B) + 1 volta
16. Davidson Super Aguri-Honda (B) + 1 volta
17. Sato Super Aguri-Honda (B) + 1 volta
18. Coulthard Red Bull-Renault (B) + 1 volta
19. Sutil Force India-Ferrari (B) + 2 voltas
ABANDONOS
Piquet Renault (B) 42
Button Honda (B) 20
Vettel Toro Rosso-Ferrari (B) 1

VOLTA MAIS RÁPIDA: Kovalainen, 1:33.193

CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS
POS PILOTO PONTOS
1. Raikkonen 19
2. Heidfeld 16
3. Hamilton 14
4. Kovalainen 14
5. Kubica 14
6. Massa 10
7. Trulli 8
8. Rosberg 7
9. Alonso 6
10. Webber 4
11. Nakajima 3
12. Bourdais 2

CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES
POS CONSTRUTOR PONTOS
1. BMW Sauber 30
2. Ferrari 29
3. McLaren-Mercedes 28
4. Williams-Toyota 10
5. Toyota 8
6. Renault 6
7. Red Bull-Renault 4
8. Toro Rosso-Ferrari 2

Actualizado às 16.17

COMENTE ESTA NOTÍCIA NO FÓRUM DO SPORTMOTORES.COM

Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   GP do Bahrein - Qualificação: Kubica e BMW Sauber em estreia
   GP do Bahrein: Desmistificada a tese do brake-test
   F1: Symonds acredita na recuperação
   F1: Alonso vale meio segundo
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
Provas:
   G. P. Bahrein (Sakhir)
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com