A recta final do Campeonato do Mundo de Formula 1 de 2005 será disputada a Oriente com os Grandes Prémios do Japão e da China, nos fins-de-semana de 7 e 14 de Outubro, respectivamente. Tiago Monteiro terá de defender a liderança de várias tabelas, entre as quais a de melhor piloto estreante do ano.
A série de Grandes Prémios consecutivos terminados foi interrompida no Brasil, a somente dezasseis voltas do final da corrida, por problemas mecânicos. Este abandono veio quebrar uma série de dezasseis corridas, nas quais Tiago Monteiro viu sempre a bandeira xadrez. Mas o Brasil não trará somente más recordações. Não podemos esquecer a sua excelente qualificação, aliás, a melhor de sempre de um português na Fórmula 1.
O circuito de Suzuka, no Japão será a pista onde se realizará a penúltima corrida do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, o mais longo da história com dezanove Grandes Prémios. O piloto português do Jordan EJ15B Toyota espera voltar a terminar as duas corridas que faltam, para encerrar a temporada com mais um recorde.
O Brasil foi um Grande Prémio de emoções antagónicas. Por um lado, a melhor qualificação de um piloto português na Fórmula 1, e por outro, a notícia que tinha problemas na embraiagem e teria de partir das boxes. O pior de tudo foi ter de abandonar a corrida por causa dos problemas no sistema hidráulico. Foi a minha primeira desistência na Fórmula 1”, começou por explicar o piloto português.
“Nunca estive em Suzuka nem sequer visitei o Japão, por isso estou muito curioso. Gosto imenso da alimentação, o Shushi que quero experimentar no seu país de origem”, lembrou Tiago Monteiro que é o piloto que mais corridas terminou esta temporada.
“Parece que Suzuka é, tal como Spa, uma pista que apresenta um traçado difícil, técnico, sinuoso e longo. Vou ter de reconhecer a pista durante os primeiros treinos de sexta-feira, perdendo algum tempo. O Narain (Karthikeyan), que já aqui correu, poderá ajudar um pouco, mas vai ter, naturalmente, uma vantagem inicial, que já estou à espera”, mencionou.
”As condições atmosféricas talvez joguem a nosso favor, já que a previsão de chuva é na ordem dos 60% nos três dias do Grande Prémio. A confirmar-se a pista molhada, tudo pode acontecer, e provavelmente será bom para nós. Assim espero!”, disse Tiago Monteiro, esperançado em repetir o bom resultado do GP da Bélgica:
Para o Director desportivo Adrian Burgess: “Como o Narain Karthikeyan já conhece a pista por lá ter corrido e realizado muitos quilómetros na Fórmula Nippon, poderá desta vez ter uma maior influência e andar melhor logo desde o início. Pode também contribuir para encontrar uma boa afinação dos Jordan, fundamental para as curvas muito rápidas e exigentes, onde o efeito aerodinâmico desempenha um papel crucial.”
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