1ª página
Página Principal Bem vindo (a) www.sportmotores.com 11/05/2024 18:46 GMT





Calendário Actual
Maio - 2024
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
      


Provas a Decorrer
6 horas de Spa-Francorchamps (WEC)
Vodafone Rali de Portugal



Proximas 3 Provas
Rampa Internacional da Falperra
Jerez Classic
24 Horas de Le Mans








GP do Japão – Antevisão: Título de Construtores em liça
Data: 05/10/2005 14:30

Suzuka será no próximo fim-de-semana palco para mais um Grande Prémio do Japão, o penúltimo da temporada, onde McLaren Mercedes e Renault continuarão o seu duelo pelo título de Construtores, depois de Fernando Alonso ter arrecadado o de Pilotos.

O circuito nipónico é um dos mais esperados da temporada, dado que as suas características muito próprias agradam bastante aos pilotos que o colocam ao mesmo nível de Spa-Francorchamps quanto ao prazer de pilotagem. No campo técnico Suzuka exige bastante da eficiência aerodinâmica dos monolugares, dado que à velocidade de ponta fundamental para vencer as suas longas recta contrapõe-se a necessidade de ter um carro bem apoiado para ultrapassar as dificuldades colocadas por inúmeros tipos de curvas desafiantes, sendo os Esses e a 130R as curva mais marcantes do traçado pertença da Honda. Além disso, as condições climatéricas têm usualmente um papel determinante no Grande Prémio – na temporada passada um tufão obrigou à anulação das actividades de sábado – e está prevista alguma chuva para o fim-de-semana.

Com este conjunto de características o McLaren MP4-20 Mercedes é sem dúvida o carro a bater, dado que o monolugar que saiu da pena de Adrian Newey tem na eficiência aerodinâmica a sua qualidade mais vincada. Desta forma Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya são os principais candidatos à vitória na madrugada do próximo domingo, podendo a formação de Woking dar um passo decisivo rumo ao Campeonato Mundial de Construtores. No seio da McLaren Mercedes será interessante verificar como será o equilíbrio de forças entre os seus dois pilotos, dado que em Interlagos foi evidente que Montoya esteve um pouco melhor que Raikkonen e no passado o finlandês nunca esteve muito à vontade em Suzuka.

Depois da conquista do Campeonato Mundial de Pilotos através de Fernando Alonso, a Renault garantiu que não ia baixar os braços e iria dar bastante luta à sua rival de Woking no duelo pelo Campeonato Mundial de Construtores que marca o final desta temporada. Nesta fase é notório que o R25 não tem argumentos para o MP4-20 no campo da competitividade, mas os pilotos da formação de Enstone contam com a fiabilidade do material colocado ao seu dispor para pressionar Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya.

Nas costas das duas equipas que dominaram a temporada encontramos três equipas que poderão ter uma palavra a dizer na corrida nipónica. A Ferrari registou uma subida de competitividade no Grande Prémio do Brasil provocada por uma nova família de pneus Bridgestone que utiliza tecnologia usada em 2004. A alimentar a esperança da equipa de Maranello está o facto dos pneumáticos nipónicos sempre se terem dado bem com o asfalto de Suzuka, o que poderá permitir a Michael Schumacher e a Rubens Barrichello a obtenção de bons resultados.

Entre as equipas com fortes laços ao Japão existe uma vontade, e uma necessidade, de mostrar serviço, dado que a tanto a Toyota como a Honda terão em Suzuka um cobertura mediática muito superior ao usual. A formação de Colónia estreará no traçado nipónico a versão B do TF105, esperando um salto competitivo para que, num último esforço, possa roubar o terceiro lugar da Ferrari no Campeonato Mundial de Construtores. Por seu lado, a BAR Honda tem a sua posição perfeitamente definida, sendo-lhe, em circunstâncias normais, impossível alcançar a quinta posição da Williams BMW. Porém, a formação de Brackley, que esta terça-feira foi adquirida na sua totalidade pela Honda, pretende alcançar um bom resultado, até porque nos últimos dias tem sido bastante criticada no Japão depois de ter confirmado Rubens Barrichello e Jenson Button para a próxima temporada, o que deixou Takuma Sato sem volante.

Tiago Monteiro terá em Suzuka um desafio difícil, dado que não conhece o traçado japonês, ao contrário de Narain Karthikeyan. Porém, com a aproximação metódica que o caracteriza, espera-se que possa estar ao excelente nível que tem vindo a demonstrar ao longo da maior parte da temporada, mesmo se em condições normais será difícil bater o seu colega de equipa que possuí um profundo conhecimento do traçado de Suzuka, adquirido quando participou na Fórmula Nippon.

Apesar de o título de pilotos estar já decidido, existem ainda motivos de interesse suficiente para seguir mais um Grande Prémio, sobretudo quando este é disputado em Suzuka e as condições climatéricas têm uma palavra a dizer.

Pilotos com motores novos no Grande Prémio do Japão
Nº EQUIPA PILOTO
03 BAR Honda Jenson Button
07 Williams BMW Mark Webber
08 Williams BMW Antônio Pizzonia
11 Sauber Petronas Jacques Villeneuve
14 Red Bull Racing Cosworth David Coulthard
17 Toyota Ralf Schumacher
18 Jordan Toyota Tiago Monteiro
19 Jordan Toyota Narain Karthikeyan
20 Minardi Cosworth Christijan Albers
21 Minardi Cosworth Robert Doornbos

Jorge Girão


Links relacionados
 
Noticias:
   GP do Japão - Antevisão: Suzuka é desconhecido de Tiago
Categorias:
   Internacional
   Fórmula 1
Provas:
   G. P. Japão
FotoFlash

Galeria
Galerias de Fotos









Mail List
Se pretender receber informação periodica sobre este site por favor inscreva-se indicando o seu:
Nome:
E-mail:



R4 Sim Racing

Direita3 - Desportos Motorizados

     Copyright sportmotores.com 2000-2007
Envie as suas noticias para press@sportmotores.com
Comentários e Sugestões: webmaster@sportmotores.com