A marca francesa Alpine está "muito activamente" a explorar a utilização do hidrogénio como meio de salvaguardar o futuro dos seus motores de combustão, tanto em corridas como em carros de estrada.
Laurent Rossi, o CEO da Alpine, revelou à revista Autocar que a Alpine pretende mostrar a tecnologia de combustão de hidrogénio num carro de corrida no futuro, seja em Le Mans ou noutra qualquer disciplina, e poderá mesmo criar um protótipo à medida - ao estilo do protótipo eléctrico ID R da Volkswagen - "que poderá levar o recorde de Nurburgring ou coisas do género".
"Acreditamos que poderia haver uma prova de conceito que poderia ser feita, com o hidrogénio como combustível, que mais tarde poderia traduzir-se em carros de super alta performance, e porque não carros de estrada da Alpine?", questiona o dirigente da marca da Renault.
"Sabemos que Le Mans está a promover as células combustíveis de hidrogénio, o que é um passo em frente, mas queremos dar mais um passo em frente e utilizar o hidrogénio como combustível para podermos utilizar um V6 - um V6 hibridizado - movido a hidrogénio", disse Rossi.
A Renault, empresa-mãe da Alpine, explorou recentemente o potencial do hidrogénio para veículos rodoviários com o conceito Scenic Vision, que utiliza um motor EV de 215cv e uma bateria de 40kWh que pode ser complementada em movimento por uma pilha de combustível de 15kW de hidrogénio.
A Alpine, que está no mundial de Fórmula 1 e no mundial de resistência, continuará comprometida com o FIA WEC a partir de 2024, pois já encomendou um protótipo LMDh à Oreca.
As vendas da Alpine aumentaram mais de 70%, no primeiro semestre de 2022, após um crescimento recordista de 74% em 2021.
Com a abertura de novos mercados e uma rede em rápido crescimento, a Alpine continua a expansão internacional.
|