Estando a pouco tempo de terminar o seu mandato, Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Clube de Portugal em exercício, foi alvo de fortes críticas de Daniel Vidal conhecido piloto português, que vê na actuação do Presidente um
péssimo trabalho desenvolvido, que está aos poucos a destruir o pouco de bom
que ainda existe numa das maiores agremiações em Portugal, como é o caso do
ACP.
Segundo Daniel Vidal: ” o que se passa actualmente no seio do A.C.P.,
nomeadamente o seu presidente, não está a tomar as atitudes mais correctas,
como por exemplo, uma pessoa tão influente como o Sr.Presidente do A.C.P.,
Sr.Carlos Barbosa deixou acabar a prova internacional de todo o terreno, que
era um dos nosso ex-libris do nosso automobilismo. Pessoalmente penso que é
uma pessoa muito ocupada e não tem tempo para gerir e ocupar-se do
A.C.P..Outro exemplo que dou da sua péssima gestão foi ter deixado acabar
também a rampa Serra da Estrela que era uma rampa simpática, mítica, e
perdemo-la.Não acredito que com os conhecimentos e amizades que o Sr.Carlos
Barbosa tem , se tivesse interesse, vontade e tempo, conseguia seguramente
patrocinadores de empresas amigas. Mais, o A.C.P., tem inúmeras parcerias
com várias empresas, algumas delas podiam muito bem patrocinar a Rampa Serra
da Estrela. Mas o mais grave é que o A.C.P., está a deixar de ser um Clube,
e a passar a uma simples empresa com inúmeras parcerias. Vejamos, no Norte,
Sr.Presidente encerrou o restaurante mítico em que os seus sócios
desfrutavam e conviviam, para além de que deixaram de dar assistência
directa a viaturas dos seus associados, as mesmas passaram a ser feitas por
parceiros, viagens, seguros, e o mais grave é que se consta algo de muito
desagradável, e seria bom que o Sr.Presidente Carlos Barbosa esclarecesse se
de facto é verdade o que se comenta…”
Mas Daniel Vidal continua a acusar a má gestão de Carlos Barbosa “ existe
uma reserva de 3 milhões de contos ou euros, não sei precisar, que rendia
juros e servia para compensar possíveis prejuízos com algumas
provas.Consta-se que com a actual gestão, essa importância, deixou de
existir. É verdade? Parece que está tudo a desaparecer….O A.C.P., tem uma
cláusula nos estatutos que obriga a promover o desporto automóvel, e o que
temos visto, é que em vez de fomentar, tudo desaparece. No tempo do José
Megre, as provas reservados ao Todo o Terreno davam lucro, actualmente o que
se passa? O A.C.P., está a ficar num clube velho, nada feito para angariar e
cativar jovens. É necessário que se apresentem candidatos com vontade de
fazerem obra e potenciarem o automobilismo, entre outras coisas. Na minha
opinião não faltam pessoas com disponibilidade, conhecimentos nacionais e
internacionais, e que se dediquem de alma e coração a melhorar o Automóvel
Clube de Portugal”.
Perante este facto Daniel Vidal, que não tem qualquer espírito de
candidatura a lugar de Presidente, acrescentou logo “temos por exemplo o Ni
Amorim, que tem o perfil ideal para se candidatar. Volto a insistir que os
candidatos deviam apresentar-se com o compromisso de uma gestão transparente, com auditorias efectuadas por empresas de prestígio
internacional, e o relatório publicado na internet, trimestralmente. Neste
momento, o A.C.P. funciona com o um “feudo” do Sr.Carlos Barbosa, e isso
deve ser alterado rapidamente pelo próximo presidente, assim como recuperar
de imediato o que de bom existia, e que foi de uma forma lamentável suprimido,
o que me deixa triste e até revoltado. Por outro lado, o apoio aos jovens
que correm fora de Portugal, nunca com este senhor existiu, os pilotos
portugueses que correm fora de Portugal, têm de fazer “tripas, coração”,
para arranjarem os apoios necessários, quando temos por exemplo outras
entidades por essa Europa fora, que se preocupam a ajudar os pilotos a
encontrar apoios, aqui em Portugal, é cada um por si.
O Sr.Carlos Barbosa,
tem o filho a correr no todo o terreno, e se não estou em erro ouvi dizer
que vai correr este ano na velocidade, será que o carro do filho não vai ter
apoios vindos das empresas que têm parcerias com o A.C.P.? É que o tipo de
carro com que o filho do Sr.Carlos Barbosa tem corrido, são quase sempre
carros ex fábrica, e tudo isso tem um preço, que não é propriamente muito
barato, e se o Sr.Presidente do A.C.P., fez isso com o filho, também poderia
apoiar pilotos como por exemplo o Álvaro Parente, o Tiago Monteiro, o João
Barbosa, o Filipe Albuquerque, o Armindo Araújo, o Félix da Costa e muitos
outros, e por aquilo que me apercebo, é cada um a desenrascar-se por si
mesmo, o que tenho pena, muita pena, pois poderíamos ir muito longe, veja-se
o exemplo dos nosso vizinhos espanhóis, e não era preciso chegar à Fórmula 1.
Lembro-me da equipa do Dr. Pais do Amaral, que está na alta-roda das
corridas de Sport-protótipos, que tipos de apoio é que esta equipa recebeu
do A.C.P., por exemplo? Que eu saiba, nada, e o segundo piloto da equipa
poderia ser português, mas é um estrangeiro, que paga para correr, não seria
muito bonito ter uma equipa 100% portuguesa, por favor pensem nisto.”